A importância do marketing de conteúdo para o desenvolvimento de negócios

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Publicado: 24 de maio de 2022 | Atualizado: 20 de março de 2023.

É fato que o Marketing Digital deixou de ser uma tendência para se tornar um investimento indispensável para as empresas.

O mercado está cada vez mais competitivo, com as instituições traçando estratégias para conquistar o público, se destacar em meio a concorrência e mostrar as vantagens de adquirir seu produto/serviço. Nesse sentido, uma das mais eficientes é o Marketing de Conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo?

Essa estratégia consiste na criação de conteúdo relevante e de qualidade com o objetivo de atrair e engajar o público-alvo para aumentar a rede de clientes. Deve ser focado em levar algum benefício para quem o lê, seja a resolução de um problema, ensinar algo novo ou esclarecer uma dúvida.

Ao passar a mensagem certa para o público certo no momento em que ele mais precisa, você permite que ele venha até sua empresa no seu próprio tempo.

O Marketing de Conteúdo está dentro do Inbound Marketing, uma ferramenta que busca captar o interesse das pessoas de forma menos invasiva, sem incomodá-lo com publicidades.

Para ser eficiente, é dividido em quatro etapas:

Atração

Todo negócio precisa conhecer seu público-alvo, com potencial para adquirir os produtos/serviços que comercializa e, a partir disso, criar estratégias para atrair os possíveis clientes. Nesta etapa, os textos devem ser suficientemente interessantes para trazer visitantes para o site da empresa;

Conversão: 

Depois de atrair, é importante ter estratégias para transformar essas pessoas em leads, ou seja, possíveis clientes que têm interesse em saber mais sobre o produto/serviço que sua empresa oferece;

Venda

Se as etapas anteriores foram executadas com sucesso, sua empresa deve ver o número de vendas aumentar. Aqui, os conteúdos devem mostrar ao potencial comprador que o produto/serviço que ele está interessado é a solução perfeita para sua necessidade;

Fidelização

O relacionamento com o cliente não se encerra na compra. Após a entrega do produto, é importante continuar enviando conteúdos relevantes com dicas, por exemplo, para alimentar esse contato, gerar confiança e novas compras.

Como planejar a estratégia de conteúdo?

Muito além da escrita, o Marketing de Conteúdo envolve definição de objetivos, escolha de temas, de linguagem, persona, métricas que serão avaliadas e palavras-chave, por exemplo.

O planejamento deve incluir os resultados que deseja obter, o caminho para chegar até ele e como o progresso será mensurado.

Confira o passo a passo:

 Definição de personas

Você não quer atrair qualquer pessoa para o seu site, mas sim aquela que tem o perfil para se tornar cliente. Persona é como se fosse uma descrição detalhada do seu cliente ideal, o que permite ações mais certeiras;

 Objetivos e KPIs

Ter um objetivo claro ajuda sua equipe a saber quais métricas devem ser acompanhadas e as ações que devem ser tomadas para melhorar os resultados.

Definido isso, o próximo passo é determinar seus KPIs (indicadores-chave de performance), essenciais para o sucesso da sua estratégia. Os indicadores devem ser importantes, simples de entender, fáceis de mensurar e que levem a uma ação positiva.

Em quais canais utilizar Marketing de Conteúdo?

Existem diversos canais nos quais o conteúdo pode ser distribuído, mas é importante investir apenas nos canais em que seu público-alvo e sua persona estão. Não adianta investir em uma mídia social que eles sequer conhecem.

Esses canais podem ser:

▪ Blog

Oferece diversas possibilidades em tipos de conteúdo para conversão de leads e geração de oportunidades de negócio. O principal benefício é que todo o tráfego para o blog é seu, você não fica sujeito a perder a audiência com um fluxo vindo de outra plataforma.

▪ Redes sociais

Impossível pensar em Marketing de Conteúdo sem incluir as mídias sociais, já que essas plataformas oferecem muitas vantagens como divulgação de marca, engajamento do público, geração de tráfego para site, oportunidades de vendas, entre outras.

▪ Vídeos

É uma iniciativa que pode aumentar sua autoridade no mercado e educar seu público. Os vídeos são mídias fáceis de consumir em diversos dispositivos, além de ser um formato com alta percepção, barato e simples de produzir.

▪ E-mail

É um canal que ainda dá muito retorno para as empresas, oferecendo alta previsibilidade de alcance e custo baixo.

▪ Materiais Ricos

E-books, templates e white papers são alguns exemplos de materiais ricos que podem ser produzidos na sua estratégia de Marketing de Conteúdo. É uma forma de mostrar a autoridade da sua empresa em algum assunto, já que mostra um conhecimento aprofundado para informar e educar o mercado.