Entenda o que é Business Intelligence (BI) e como aplicar

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 24 de maio de 2022 | Atualizado: 24 de maio de 2022.

O Business Intelligence (BI), conhecido em português como ‘’inteligência de negócios’’ tem sido cada vez mais comentado e praticado pelas empresas que buscam por tomadas de decisões mais assertivas.

Pelo fato de realizar a coleta, análise e trabalhar em cima de dados relevantes, o BI faz toda a diferença para qualquer negócio gerenciar os assuntos e manter o crescimento constante.

Por isso, abordamos nesse artigo, o que é Business Intelligence, suas principais vantagens e como pode ser aplicado. 

O que é Business Intelligence?

Pode ser traduzido como inteligência de negócios, BI é a abreviação de Business Intelligence e trabalha com a coleta, armazenamento, organização, análise, interpretação e aplicação dos dados e informações, com a ideia de colaborar nas tomadas de decisões da empresa.

Na prática, o Business Intelligence transforma dados os brutos em informações importantes para todo tipo de negócio.

Em um mercado cada vez mais competitivo e movimentado, com consumidores cada vez mais participativos, o BI se torna fundamental para entregar dados relevantes as empresas, a fim de que consigam tomar decisões coerentes e assertivas.

Para que serve Business Intelligence?

Podemos dizer que um dos principais objetivos do Business Intelligence é proporcionar uma base de informações organizadas para ajudar as empresas a trabalhar com planejamentos e estratégias.

Dessa maneira, identificar oportunidades de melhorias, assim como encontrar pontos fracos e prevenir os riscos.

As informações podem ser apresentadas em relatórios, infográficos, dashboards e apresentações, ou seja, o Business Intelligence é capaz de demonstrar visualmente, o futuro e o passado da performance do seu negócio.

Vantagens do Business Intelligence para empresas:

São diversas vantagens para uma empresa que aplica o Business Intelligence, e todas estão relacionadas ao fato de que o mundo está cada vez mais dinâmico, com informações que se atualizam constantemente, sendo difícil de acompanhar tudo com tanta clareza.

Para isso, o BI é capaz de analisar o fluxo de informações de maneira constante, do mesmo modo, a quantidade de dados continua crescendo, e são justamente esses dados que o BI organizará. 

Ou seja, o Business Intelligence coleta toda essas informações e transforma em dados relevantes para que a sua empresa tenha todas as condições de ter uma tomada de decisão assertiva.

Encontre as oportunidades de mercado:

Utilizando o BI é possível monitorar a concorrência, bem como seus consumidores, transformando dados brutos em informações úteis para o negócio.

Dessa forma, o BI ajuda a encontrar oportunidades de mercado e identificar como é possível adaptar os processos internos, para melhorar a performance no geral, deixando você e sua empresa sempre preparados para enfrentar as mudanças de mercado.

Acelere as tomadas de decisões:

Além disso, o Business Intelligence torna sua análise de dados mais ágil, assim como proporciona mais velocidade a possíveis ajustes de processos. Ou seja, acelera as mudanças positivas e adapta as rotinas internas de uma empresa, principalmente porque o BI segue um embasamento para fazer ajustes que possam otimizar as atividades da empresa e tornar os processos mais eficientes.

Planejamento estratégico baseado em dados:

Com a inteligência de dados sua empresa poderá focar onde realmente importa e assim utilizar menos recursos, mantendo a eficiência e a competitividade. Como resultado, a gestão de informações da sua empresa será eficiente e organizada, trazendo ideias e dados esclarecedores.

A partir disso, todo o planejamento estratégico da sua empresa será construído com base em informações concretas.

Aumento no faturamento:

O faturamento da sua empresa tende a crescer, porque você passará a trabalhar de acordo com os direcionamentos obtidos pelo Business Intelligence. Isso se torna uma vantagem competitiva para conseguir se destacar no mercado e colocar-se à frente da concorrência.

Como aplicar o Business Intelligence na empresa?

Defina os objetivos da empresa:

Para incluir o Business Intelligence na sua rotina de trabalho é importante definir os objetivos que ele terá, como por exemplo, analisar os resultados da concorrência, desvendar o comportamento do mercado, entender a rotina de compra dos clientes, as próximas tendências, enfim, entenda o que a empresa precisa e deixe sua equipe ciente. 

Dessa forma, todos saberão o que precisam fazer e quais são os resultados esperados. Um ponto bem importante é estabelecer os KPI’s de acompanhamento, para medir se uma ação, ou um conjunto de ações, estão alcançando os objetivos que foram planejados pela empresa, ou seja, avaliando se as coisas estão indo como o esperado.

Use a tecnologia ao seu favor:

É muito importante utilizar ferramentas para que o Business Intelligence funcione bem, elas possibilitam integrar os dados de todas as áreas e entregar todo potencial analítico necessário. Busque por opções completas e que vão de encontro com os objetivos da sua empresa. Uma dica de ferramenta de BI é o Google data Studio, que tem sua versão gratuita

Caso sua empresa já utilize um sistema erp que gera para você relatórios completos de todas as áreas do negócio, é possível importá-los para o BI e visualizar os dados em diferentes tipos de apresentações, tendo maior clareza da situação da sua empresa.

Esse tipo de tecnologia é muito utilizado para gestão de empresas e atualmente existem sistemas de gestão, que são 100% online

Coleta de dados estratégicos:

A coleta de dados tem base nos objetivos definidos no primeiro passo, assim ela acontece com foco onde realmente importa, até porque a quantidade de informações é cada vez maior, então focar nos objetivos faz com que a coleta de dados seja mais objetiva.

Analise os dados coletados:

Chegou a hora de interpretar os dados coletados, nesse momento é muito importante organizar as informações a fim de facilitar a visualização do que foi feito. Nesse momento que surgem as ideias, pois é quando transformamos os dados em informações.

Lembre-se de considerar os objetivos que foram definidos, assim os resultados do Business Intelligence ficarão mais direcionados.

Apresentação dos resultados:

Feito a análise de dados, é hora de compartilhar os resultados obtidos, todas as informações coletadas podem se transformar em apresentações, relatórios, dashboards e infográficos. Os resultados devem ser analisados pelas suas respectivas áreas, desse modo os gestores terão a base necessária para discutirem, alinharem e tomarem as próximas decisões.

Monitore a sua performance:

Para encerrar o processo, monitore os resultados das suas tomadas de decisões que partiram dos dados coletados e analisados. Revise-os com frequência para garantir que as informações continuem atualizadas. Você também deve continuar buscando novos dados, de diferentes fontes e que estejam de acordo com à movimentação do mercado, do público e do seu próprio negócio.

Diferença de Business Intelligence e Big Data:

Os termos BI e Big Data são frequentemente confundidos, mas representam coisas diferentes, por isso é importante esclarecer, mesmo que de forma simples, a principal diferença entre essas duas tecnologias. 

Big Data:

O conceito de Big Data analytics, é trabalhar com a coleta e armazenamento de um altíssimo volume de dados e isso ocorre constantemente, na mesma frequência em que os dados são gerados.

O Big Data, além de armazenar essas informações, realiza a organização dos dados com base em sua semelhança, tornando assim, essas informações mineráveis, ou seja, é possível desmembrar um grande grupo de dados e transformá-los em informações.

Business Intelligence (BI):

Diferentemente do Big Data, o BI não conta com um grande banco de dados, nem mesmo precisa que eles sejam coletados em tempo real, ele apenas recebe os dados, filtra-os, organiza e gera informações objetivas. Por vezes, é possível importar dados do Big Data, para que sejam interpretados no Business Intelligence, dessa forma, gestores e demais interessados podem obter uma visão geral sobre um determinado assunto. 

Conclusão:

O Business Intelligence traz muitos benefícios para qualquer negócio, em sua grande maioria, informações que dificilmente seriam encontradas por uma busca manual, pois além de simplificar a interpretação, organização e coleta dos dados, o BI utiliza parâmetros inteligentes para entregar os dados conforme os objetivos da empresa.

A grande maioria das grandes empresas, já utilizam tecnologias de Business Intelligence, pois é algo que agrega muito para análise de performance de ações, de equipes, de concorrentes, consumidores e do mercado em geral. Com tanta clareza nas informações, é quase impossível não acertar o rumo das suas decisões.