Como usar o SEO para melhorar o ranqueamento do meu site
O Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, segundo o Internet Live Stats, ou seja, existem milhares de páginas sendo acessadas todos os dias na internet e isso faz com que haja bastante concorrência de ranqueamento.
Aplicar técnicas para otimizar o seu site é o trabalho feito pelo SEO com o objetivo de posicionar os conteúdos no topo dos resultados de busca.
Nesse artigo você entenderá esse conceito e suas estratégias.
Afinal, o que é SEO?
Sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de uma estratégia de Marketing Digital que visa melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de buscas na internet.
O SEO é uma excelente forma de trazer mais tráfego para o site e isso se deve ao fato de que os mecanismos de busca indexam sites que possuem um conteúdo de qualidade e que sejam relevantes para os usuários.
Como funcionam os mecanismos de busca?
Você e uma grande parcela de usuários, ao surgir alguma dúvida de informações, produtos, serviços ou de localizações, logo jogam na barra de pesquisa do “famoso Google” e esse mecanismo de busca tem a função de trazer ao usuário a melhor experiência para a sua pesquisa.
Embora as respostas apareçam em segundos, por trás existe um processo separado em 3 etapas.
- Rastreamento: Durante essa etapa, os Googlebots (robôs do Google) são acionados e através de um sistema de algoritmo, rápidos e inteligentes, é possível rastrear, encontrar e armazenar as páginas avaliadas.
- Indexação: Encontrar o melhor resultado para exibir ao usuário, não é tão fácil assim, após o registro de páginas, a etapa de indexação se inicia analisando diversos fatores nos itens classificados. Os conteúdos são identificados e registrados de forma organizada.
- Exibição de resultados: Chegamos na última etapa onde sua busca já foi rastreada e indexada previamente e agora está pronta para ser ranqueada. Para isso o Google considera a experiência do usuário na escolha e a classificação dos resultados.
Portanto, para ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site, há vários fatores a serem considerados e trabalhados em conjunto.
Confira as principais dicas de como usar o SEO que separamos.
Principais fatores de ranqueamento
Produza conteúdos originais e de qualidade
A qualidade do conteúdo influencia diretamente no resultado das estratégias de como usar o SEO aplicadas.
Um conteúdo bem posicionado é aquele que resolve o problema do usuário, atendendo sua necessidades com uma linguagem adequada e um texto estruturado.
Os mecanismos de busca valorizam o conteúdo original e de alta qualidade que incorpora as palavras-chave na sua escrita, e principalmente, que consiga captar a atenção do leitor.
Pesquise palavras-chave específicas
Conheça o comportamento do seu público-alvo e o contexto que está inserido para escolher essas palavras pensando sempre nas buscas que os usuários fazem para encontrar o seu conteúdo.
Otimize o seu site para essas palavras, aplicando nos lugares certos, como no título e subtítulo, ao decorrer do texto e no endereço da página.
Faça links para o seu site
Quanto mais links para o seu site, maior é a chance de ele aparecer nos resultados de busca.
Por meio de links internos o leitor terá mais interações com os conteúdos permanecendo mais tempo na página e ao relacionar links externos com sites da mesma área de atuação e que possua uma boa autoridade, isso trará credibilidade.
Analise os seus resultados
Monitore o desempenho do seu site nos resultados de busca e descubra quais estratégias de SEO funcionam melhor, para assim realizar os ajustes necessários e garantir o melhor posicionamento.
Por fim, saber como usar o SEO é uma estratégia eficaz para aumentar o tráfego do seu site. Com as estratégias certas, poderá melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca.
Artigo produzido pela equipe da agência Leomhann