Como atrair tráfego para seu site de forma orgânica
Um dos maiores desafios para quem trabalha com marketing digital é atrair tráfego orgânico para um site.
Isso porque este tipo de estratégia leva um tempo maior para dar resultados, além de exigir mais qualidade na produção dos conteúdos publicados.
Engana-se quem pensa que para isso basta escrever artigos e usar palavras-chave. Atualmente, o algoritmo do Google é capaz de avaliar uma série de fatores que podem desclassificar o seu conteúdo, reduzindo suas chances de aparecer nas primeiras páginas de pesquisa.
Veja agora algumas dicas para melhorar seu ranqueamento e criar estratégias que irão atrair tráfego orgânico para seu site.
O que é tráfego orgânico?
Tráfego orgânico é toda visita feita ao seu site de forma espontânea, ou seja, sem a necessidade de incentivo com campanhas pagas.
Trazer este tipo de tráfego é um tarefa mais trabalhosa, que apesar de exigir menos investimento financeiro, requer mais tempo e maior preocupação com a qualidade do conteúdo.
Tipos de tráfego
Para entender um pouco mais sobre como atrair atrai tráfego para seu site de forma orgânica é importante saber quais os tipos que existem e como cada um deles impacta o seu negócio.
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Tráfego pago
O mais utilizado entre as empresas que querem crescer rápido. Neste tipo de tráfego, é feito um trabalho de campanhas pagas, onde são inseridos anúncios em plataformas como Google Ads, Bing e Facebook Ads, por exemplo.
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Orgânico
O mais desejado, por não haver a necessidade de investir grandes quantias de dinheiro e ser uma estratégia mais duradoura.
Através de conteúdos criados com boas práticas de SEO, é possível fazer com que sua página apareça nas primeiras posições da busca do Google.
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Referência
Nesta modalidade, os visitantes chegam até o seu site através de um link publicado em um outro portal.
Esta estratégia é executada através de parcerias com outras empresas, blogs e sites onde você insere um conteúdo contendo links que direcionam para seu domínio.
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Direto
Tráfego direito é quando o usuário digita a URL do seu site diretamente na barra de pesquisa do navegador.
Este tipo de tráfego é mais difícil de ser conquistado, é geralmente composto por clientes fidelizados e grandes empresas do mercado.
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Social
Como nome mesmo já revela, tráfego social é aquele que vem das redes sociais. Apesar de também ser considerada uma estratégia de baixo custo financeiro, a qualidade e o direcionamento do conteúdo postado nessas plataformas é que irão definir seu sucesso.
A importância da persona
Não importa o tipo de estratégia que trabalhe para atrair tráfego para seu site, nenhuma delas terá sucesso se você não souber quem é sua persona.
Personas são perfis de potenciais clientes baseados em dados reais, coletados por meio de entrevistas e informações do histórico de vendas e tráfego do site, por exemplo.
Este perfil semi-fictício é importante para produção de conteúdo que gerem interesse e com linguagem direcionada a este público.
Como atrair tráfego orgânico para seu site
Para atrair tráfego orgânico não basta apenas criar conteúdo de qualidade e voltado para a Persona. Existem algumas boas práticas que devem ser seguidas para que as plataformas de busca consigam identificar e mostrar este conteúdo nos resultados de pesquisa.
Conteúdo
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SEO
Impossível falar de tráfego orgânico sem citar SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que um conjunto de práticas aplicadas às páginas de um site para otimizá-lo para os motores de busca. Algumas estratégias de SEO comuns são:
- Uso de palavras-chave
- Qualidade dos conteúdos
- Uso de hiperlinks de fontes confiáveis
- Tempo de carregamento das páginas
- Usabilidade do site
- Tempo de visita dos usuários
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Keywords
Identificar as principais palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço que quer vender é o primeiro passo para sua estratégia funcionar.
Existem algumas plataformas em que é possível descobrir quais termos mais buscados na internet e começar a criar seus conteúdos a partir daí.
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Títulos e metatags
Saber criar títulos atrativos e metatags amigáveis fará com que o Google encontre o seu conteúdo mais facilmente e o entregue para um número maior de usuários.
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Relevância
Como dito anteriormente, a qualidade do conteúdo é que vai determinar seu sucesso. O algoritmo inteligente do Google é capaz de identificar se um texto é fruto de plágio ou apenas contém palavras-chave aleatórias.
Outro ponto que pode indicar um conteúdo ruim é o tempo em que os usuários passam na página, quanto menor o tempo de leitura, mais o Google entende que a qualidade é baixa.
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Formatos
Uma forma eficiente de atrair tráfego orgânico é usar a criatividade e criar conteúdos em formatos diferentes.
Podcasts, infográficos e vídeos inseridos em meio a um artigo podem ser o diferencial que estava faltando para garantir as primeiras posições nas páginas de pesquisa.
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Guestposts
Escreva conteúdos para outros sites que contenham links para suas páginas, assim o Google entende seu conteúdo como referência, melhorando sua colocação nas pesquisas.
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Redes Sociais
Por último e não menos importante, uma forma de gerar tráfego orgânico é através das redes sociais, principalmente Facebook e LinkedIn, já que essas plataformas permitem a inserção de hiperlinks em posts.
Hora da ação
Agora que você entendeu quais são os tipos de tráfego e como criar conteúdos que irão trazer tráfego orgânico para seu site, está na hora de por a mão na massa.
O maior investimento neste tipo de estratégia é a qualidade do conteúdo, opte por contratar redatores qualificados que irão produzir textos utilizando as boas práticas de SEO.
A segunda dica é ter paciência, atrair tráfego orgânico leva tempo porque você está criando uma relação de confiança com seus visitantes.
E por último e não menos importante, use os diferentes formatos para atraí-los e fidelizá-los, quanto mais você se destaca dos seus concorrentes, maiores serão as chances de ser lembrado na próxima visita. Boa sorte!