No-code: conheça o universo da programação sem código
No-code é um universo tecnológico que você ainda não conhece? Então, encontrou o conteúdo certo para mudar e acompanhar os benefícios e tendências do futuro da tecnologia!
Imagine uma plataforma, aplicativos e softwares feitos sem código? Isso facilitaria e muito a vida de quem não é programador. Isso quando é preciso criar ativos e recursos para a internet.
Pois bem, isso é possível com a realidade “no-code” no universo da tecnologia.
Em outras palavras, já não é preciso mais se preocupar com os códigos complexos. Agora você pode abraçar a praticidade por conta das possibilidades que este tipo de plataforma oferece.
Então, que tal entender mais sobre o assunto, então? No conteúdo te explicamos exatamente o que é no-code. Além de seus benefícios, dicas de ferramentas e muito mais. Confira!
O que é no-code?
No-code, em português, significa “sem código” e é o termo que representa um movimento tecnológico e social que possibilita que as pessoas, sejam elas profissionais ou não, atuem com soluções web e mobile sem programação.
Na prática, as ferramentas no-code apresentam essa facilidade, pois têm uma interface visual, ou GUI (Interface Gráfica do Usuário). Então em vez de ter que codificar uma solução, você pode criar e automatizar um fluxo de trabalho com opções de arrastar e soltar.
Ou seja, o único código desse tipo de ferramenta é o que foi usado para criá-la, mas para o usuário tudo que é necessário é clicar, arrastar e soltar.
Benefícios do universo no-code
Além da praticidade, simplicidade e agilidade que essas ferramentas oferecem para as empresas, existem ainda outros benefícios que tornam elas ainda mais interessantes.
Produtividade das equipes
Justamente por conta das plataformas no-code não precisarem da linguagem de programação, qualquer profissional pode ser capacitado para criar de maneira intuitiva, rápida e fácil o que está sendo requisitado.
Flexibilidade na criação de aplicativos customizados
Diferente das plataformas tradicionais, as no-code oferecem soluções para total customização.
Na prática, é possível escolher templates prontos ou até criar algo do zero, só que com ferramentas simples e que fazem sentido para o negócio e sua produtividade.
Redução de custos e democratização de tarefas
Ter que contratar especialistas como desenvolvedores, programadores e demais profissionais da área para criar algo é, com certeza, mais caro do que investir em uma plataforma no-code e capacitação de alguém para trabalhar com ela.
Isso torna também a tarefa mais democrática, pois vários profissionais podem ser instruídos de como trabalhar com ela e fazer isso de forma simples e rápida.
Autonomia das empresas e profissionais
Por conta da facilidade que as plataformas sem código oferecem, elas podem ser utilizadas por quaisquer profissionais dentro das empresas. Isso oferece a elas liberdade para criar, testar e adaptar de acordo com a necessidade do negócio.
Qual a diferença entre low-code e no-code?
A principal diferença é que enquanto uma ferramenta a low-code permite fazer o desenvolvimento de aplicações com pouco código, a ferramenta no-code é o avanço dela.
Em resumo, no-code permite que uma pessoa que não entende nada de programação consiga desenvolver aplicações sem utilizar nenhum código.
Assim, podemos dizer que uma plataforma no-code é uma low-code com maior capacidade de adaptação a diferentes cenários.
O que faz uma ferramenta no-code?
Para começar, as ferramentas no-code permitem a criação de aplicativos da web e aplicativos para mobile sem a necessidade de ter que escrever uma linha sequer de código de programação.
De forma bem simples, quem quer construir um aplicativo, um site, um blog ou algo do tipo e não sabe como codificar pode usar uma plataforma no-code para construí-lo e implantá-lo.
Além disso, fazer a criação do layout é muito mais fácil com o no-code. Você pode fazer e refazer o layout quantas vezes forem necessárias, até chegar no modelo ideal, sem ter grande esforço para isso.
Agora que você conhece os benefícios incríveis de apostar em ferramentas no-code, vale dizer que elas servem para desenvolvimento de apps e sites.
Com essas ferramentas também se pode produzir guias interativos, integração de voz, gestão de projetos, automação, análise de dados entre outras coisas.
Por isso, selecionamos algumas das ferramentas no-code que fazem sucesso no mercado. São elas:
- Bubble.io, para criação e edição de apps e sites;
- Webflow, para criação de sites responsivos;
- Carrd, para desenvolvimento de sites simples, com página única;
- Thunkable, para desenvolvimento de apps;
- Voiceflow, para personalização de assistente de voz;
- Airtable, para gestão de projetos;
- Notion, para criar um ambiente de trabalho multifuncional;
- Automate.io, para automação;
- Obviously.ai, para ciência de dados;
- Mixpanel, ferramenta de analytics de produto.
Essas são só algumas das ferramentas. Existe um grande universo de plataformas no-code para vários objetivos diferentes que podem se adaptar da melhor forma ao que você precisa, basta encontrar as que, de fato, atendam suas necessidades.
Se prepare sempre para a atualidade do universo tecnológico
Agora você já sabe o que é uma plataforma no-code e tem como se preparar para se atualizar no universo tecnológico.
No conteúdo te explicamos o que é e quais são os benefícios desse tipo de plataforma, sendo que um deles é te deixar despreocupado quanto aos códigos complexos.
Abrace a praticidade e simplicidade das plataformas sem código!
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e se inscreva na nossa newsletter.