Por que a automação de marketing médico é tão importante?

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Publicado: 26 de abril de 2022 | Atualizado: 26 de abril de 2022.

Você já pesquisou bastante e entendeu que a publicidade é uma excelente ferramenta para melhorar os números do seu consultório. Mas o principal caminho para isso é fazer automação de marketing médico.

E a importância disso não está apenas em números. O respeito às diretrizes e normas do CFM é um pilar irrenunciável. Vamos entender a importância dessa automação? Siga!

Por que a automação de marketing médico é tão importante?

O seu paciente está cada vez mais digital. Por isso, é comum que ele pesquise serviços médicos em um domingo à tarde ou após a meia noite, por exemplo.

Já uma clínica pode ter diversos pacientes cadastrados e muitos dados para controlar. Informações sobre prontuário, histórico, consultas e exames agendados, e outras informações precisam estar seguras, organizadas e com acesso facilitado.

É nesse ponto que entra a automação de marketing médico. O cliente não quer ver um atendente demorar um tempão procurando sua ficha. Com apenas uma ou duas informações, ele deve ser encontrado no sistema e redirecionado corretamente para sua consulta.

Finalmente, mas não menos importante, a automação de marketing médico é essencial para a estratégia de marketing do consultório. Você pode aplicar ações de segmentação, captação de novos pacientes e fidelização dos existentes. Outras estratégias contemplam:

  • foco na satisfação dos pacientes;
  • definição de persona;
  • jornada do paciente; e
  • presença digital.

Como funcionam os softwares para gestão de clínicas?

As plataformas de automação de marketing médico têm a função de oferecer ferramentas prontas para desenvolvimentos de estratégias, interação com o paciente e registro de dados. Veja agora algumas das principais.

E-mail marketing

Dentre todas as ferramentas de marketing digital, o e-mail marketing é com certeza uma das mais eficazes. É por esse canal que você tem um contato mais próximo com o paciente e pode enviar mensagens mais personalizadas e focadas na consolidação do seu atendimento.

Essa ferramenta de automação é interessante pois permite um envio em massa, sendo que cada destinatário recebe a mensagem de acordo com o seu perfil. Entenda que enviar uma comunicação para um ou dois pacientes é simples, porém, quando você tem mais de cem pessoas, só uma ferramenta de automação para resolver. Para ter esse sistema bem feito é preciso:

  • segmentar os envios de acordo com o perfil do paciente;
  • ter frequência de envios;
  • criar um calendário editorial;
  • enviar conteúdos relevantes;
  • ter chamadas para ação;
  • ter um objetivo final bem definido.

Prontuário eletrônico

A digitalização do prontuário é útil em diversos pontos como personalização do atendimento, cadastro de pacientes facilitados, modelos de prescrição previamente prontos, dentre outras funcionalidades. 

Marketing Médico

O marketing médico pode ser aplicado por uma plataforma especializada nesse tipo de atendimento. Você pode explorar diversas funcionalidades como ranking de pacientes, fontes de indicação, gestão de oportunidades, automação de e-mails, dentre outras.