Descubra como um site pode alavancar a sua marca no mundo digital

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 26 de abril de 2022 | Atualizado: 26 de abril de 2022.

Onde as pessoas encontram as empresas nos dias de hoje? A resposta é simples: na internet. Basta ter um smartphone nas mãos e fazer uma visitinha no Google para o consumidor encontrar o produto ou o serviço que necessita. 

Por essa razão, investir em um site é fundamental para o posicionamento de uma marca. E se ter um site é importante, não dá para deixar de lado também um outro detalhe fundamental: a hospedagem de site

Graças a esse serviço, qualquer site terá plenas condições de atrair tráfego e garantir outros recursos essenciais como segurança e presença digital.

Um site, de uma forma geral, pode trazer vários benefícios para a marca, o que é algo de extrema relevância em um contexto atual, bastante digitalizado e que demanda das empresas maior visibilidade para garantir uma boa competitividade no mercado.

Para saber mais sobre como um site é o alicerce da sua presença digital na internet e um dos grandes divulgadores da sua marca, dê uma olhada nos tópicos a seguir. 

Por onde começar com a criação de um site

Que um site é a força para qualquer empresa sobreviver no digitalizado século XXI não há dúvidas. Quem um site atua como um atrativo para a marca de uma empresa na internet também está mais do que comprovado.

Além disso, esqueça aquela ideia de que para ter um site é necessário saber complexos códigos de programação. Hoje em dia, a criação de um site não é missão exclusiva de quem domina linguagens de computador. 

Qualquer pessoa está apta a, em poucos minutos, criar o próprio site ou blog e personalizá-los como bem entender, ou melhor, como considerar melhor para os objetivos da sua empresa.

Desse modo, a gestão do negócio e a interação com os consumidores se torna mais eficiente e o empreendedor conta com mais autonomia para divulgar a sua marca.

Conheça as plataformas para a criação de sites

Para começar a consolidar a sua presença digital e o posicionamento da sua marca, criar um site é o caminho. E para construir esse caminho você precisa das ferramentas apropriadas. É aí que as plataformas para a criação de sites entram em ação.

Nos dias de hoje elas são bastante intuitivas, ou seja, são de fácil personalização e entendimento, viabilizando que qualquer pessoa tenha condições de compreender as suas principais funcionalidades.

O mercado disponibiliza várias delas, mas as principais, aquelas capazes de dar um toque profissional para o seu projeto online podem ser conferidas abaixo. 

WordPress

Surgida em 2003, é até hoje uma alternativa de qualidade para quem almeja criar um site institucional, um blog pessoal ou até mesmo uma loja virtual. Para você ter uma ideia, hoje em dia, 43% do que você encontra ao navegar na internet tem “dedo” do WordPress.

Não precisamos nem falar sobre o quanto ele é intuitivo porque isso é o básico para qualquer sistema de gerenciamento de sites, mas vale salientar que essa plataforma possui uma versão gratuita e uma paga. 

No entanto, é óbvio que a segunda opção é a mais recomendada para quem quer manter o projeto online mais qualificado.

Além disso, o que torna o WordPress o queridinho dos programadores profissionais e dos usuários sem experiência é a possibilidade de instalar vários plugins. 

Esses plugins consistem em extensões do sistema que servem para melhorar o desempenho do site em vários aspectos e, consequentemente, trazendo autoridade para a marca do seu negócio. Alguns dos principais são:

  • Jetpack
  • Akismet Spam Protection
  • WooCommerce
  • Yoast SEO
  • Member Press
  • LiteSpeed Cache
  • MailChimp
  • MonsterInsights

Joomla!

Criado em 2005, esse sistema foi desenvolvido com PHP e base de dados MySQL, com o objetivo de facilitar ao máximo para os usuários a criação, a personalização e o gerenciamento de um um projeto web.

Além de sites em geral, o Joomla! é um sistema que viabiliza a criação de variados projetos na internet, como, por exemplo:

  • Lojas virtuais
  • Blogs corporativos ou pessoais
  • Landing pages
  • Portais de notícias

Além de ser intuitivo, o Joomla! também disponibiliza templates com funcionalidades pré-determinadas, tais como formulários de contato, caixa de comentários, galeria de fotos e vários outros recursos interessantes. 

Com isso, essa plataforma permite criar sites repletos de recursos que podem trazer boa visibilidade para a sua marca.

Wix

Surgiu no mercado em 2006 e hoje é uma das mais conhecidas plataformas de criação e edição de sites, blogs e lojas online.

Esse sistema possibilita que os usuários desenvolvam sites em HTML5 e sites Mobile. E tudo isso no melhor estilo “clica e arrasta”, sem a obrigatoriedade de conhecer a fundo conceitos de programação e webdesign.

O Wix disponibiliza para o usuário um plano gratuito, mas para garantir uma melhor performance para o site e credibilidade para a marca do seu negócio, vale investir nos planos premium. Eles proporcionam vários recursos de qualidade.

A importância do registro de domínio e da hospedagem de site 

Além de uma plataforma de criação intuitiva e com vários recursos, há outros elementos cruciais para um site ter condições de alavancar a sua marca no mundo digital. Estamos falando do registro de domínio e da hospedagem de site.

Ter um domínio registrado sinaliza para os usuários o quanto a sua marca preza pela credibilidade e pelo profissionalismo. Além disso, o domínio é o endereço do seu site na internet e isso é importante para o reconhecimento da sua marca.

A extensão de domínio mais conhecida do público é a “.com”, mas na hora de efetuar o registro você pode escolher outras opções, sempre levando em conta as características e o segmento de atuação do seu negócio. Algumas extensões diferenciadas são:

  • .me
  • .info
  • .shop
  • .net

Se o domínio é o endereço da sua marca na internet, a hospedagem de sites é onde o conteúdo referente a ela estará armazenado. Sendo assim, o serviço de hospedagem consiste em obter um servidor onde as páginas do seu site ficam alocadas.

Um bom serviço de web hosting garante backups, certificado SSL, velocidade no carregamento e vários outros recursos básicos para a segurança e boa performance do site, ou seja, tudo o que proporciona uma boa experiência de usuário e consequentemente, mais prestígio para a sua marca.

Se o seu site for institucional ou um blog pessoal, o tipo de hospedagem apropriado pode ser a compartilhada. No entanto, para projetos mais robustos, como uma loja virtual ou algum outro site com tráfego elevado, a hospedagem VPS ou cloud são boas alternativas.

Como um site ajuda a impulsionar a sua marca

Conhecendo bem as plataformas disponíveis, a importância do registro de domínio e o tipo de hospedagem ideal para o seu site, é pertinente saber como um site auxilia na visibilidade da sua marca. 

Site institucional

Um site institucional é o mais conhecido para posicionar a marca de uma empresa na internet, seja um pequeno, médio ou grande negócio. 

O site institucional conta com uma estrutura simples e estática. De uma forma geral, ele é o cartão de visita da sua marca na web. Por meio de um site institucional é possível trazer informações básicas sobre a empresa.

Não é por acaso que a seção “Quem somos” é presente em praticamente boa parte dos sites institucionais.


O poder dos blogs

Os blogs também são úteis para impulsionar a marca de uma empresa. O motivo para isso é o fato de que eles viabilizam a postagens de conteúdo, conseguindo assim otimizar a presença online da empresa e gerar mais autoridade para a marca.

Os blogs permitem a publicação de conteúdos informativos sobre os serviços e os produtos oferecidos. Isso resulta em ampla visibilidade para o negócio, auxiliando de forma significativa as estratégias de Marketing Digital.

Não custa lembrar também que um blog é versátil e, além de textos, permite a publicação de outras mídias que ajudam a alavancar a sua marca, tais como vídeos, infográfico e fotos. 

A importância da presença digital

A presença digital é o que ajuda a definir os bons resultados de uma empresa nessa era digital, em que a internet é mais do que um recurso, mas sim um recurso fundamental para gerar mais negócios.

Sendo assim, neste cenário um site é um suporte básico para garantir essa presença. Entre as vantagens de ter um site ligado com a marca vale mencionar:

  • Visibilidade
  • Credibilidade
  • Exposição da marca 24h por dia
  • Possibilidade de integração com as redes sociais
  • Extensão da loja física, já que o site continua mantendo as portas abertas da empresa
  • Aumento das vendas

A sua marca precisa de um site

Diante de todos os benefícios apresentados, o investimento na criação e no gerenciamento de um site é o caminho seguro para qualquer empresa e dos mais variados segmentos. Por meio dele é possível aumentar as vendas e levar a sua marca para mais consumidores.

Ter um site faz parte das estratégias de marketing digital e reforça a presença digital, ajudando empresas que já utilizam as redes sociais e, especialmente, aquelas que ainda investem apenas na loja física.

Portanto, com o auxílio de um bom serviço de hospedagem de site, um bom site tem condições de alavancar a sua marca no mundo digital.