Google Ads x Facebook Ads: qual é a melhor opção para seu negócio?

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Publicado: 20 de abril de 2022 | Atualizado: 29 de abril de 2022.

Que o tráfego pago é essencial para o crescimento de uma empresa, isso todo mundo já está careca de saber, certo? Mas se você clicou neste artigo, boas são as chances de estar em dúvida entre as duas maiores plataformas de anúncios da web: Google Ads x Facebook Ads!

E com razão: afinal, ambas se destacam pela gama de vantagens que proporcionam para os mais variados tipos de negócio, o que naturalmente divide opiniões acerca de qual traria mais retorno em cada caso.

Então se você deseja solucionar o conflito “Google Ads x Facebook Ads”, fique com a gente e saiba o que levar em conta antes de abrir a carteira e partir para a ação. Vamos lá?

Google Ads x Facebook Ads: entenda cada um

Antes de nos aprofundarmos na diferença entre Google Ads x Facebook Ads, vale voltar um passo e definir como cada uma dessas plataformas podem te ajudar a garantir um espaço no universo digital e, com isso, sair na frente da concorrência.

1) Google Ads

A começar pelo Google Ads (antigo Google Adwords), ferramenta que não só traz visibilidade para o anunciante, como também o ajuda a escolher onde exibir os anúncios para atrair uma audiência qualificada, com base em palavras-chave, informações demográficas, interesses, públicos de remarketing etc!

Lançada ainda no ano de 2000, o Google Ads é uma das “queridinhas” de muitos donos de negócios, e você pode facilmente encontrar anúncios da plataforma em mecanismos como:

  • Pesquisa do Google: basicamente, é onde você encontra aqueles links patrocinados que recebem a marca de “anúncio”. Após o clique, normalmente direcionam o usuário para uma página comercial, ecommerce ou landing page.
  • Youtube: simplesmente o segundo mecanismo de busca mais usado do mundo. Pelo Google Ads você pode direcionar a sua campanha para um público específico no Youtube, com base em informações como idade, região e interesses. Confira aqui os 5 principais formatos de anúncio para o Youtube que você precisa conhecer!
  • Rede de Display: são os anúncios veiculados em aplicativos e sites parceiros do Google, aparecendo nos formatos de banner e “caixa de texto”.
  • Anúncios de aplicativos: aumentam o alcance de um app entre os usuários de Android e iOS através de propaganda no Google Play, na pesquisa e no Youtube, por exemplo.
  • Google Shopping: anúncios de produtos de lojas virtuais que aparecem na pesquisa do Google a na aba “Shopping”.

Se você se interessou pelo Google Ads, então não deixe de dar uma olhadinha no nosso mini curso gratuito sobre a plataforma. Assim, você já aprende um pouco mais sobre o que é e como usar essa ferramenta a seu favor.

2) Facebook Ads

Em seguida, temos o Facebook Ads, plataforma que contempla o Instagram, o WhatsApp, o Messenger e, é claro, o próprio Facebook, concentrando bilhões de usuários que recebem anúncios escolhidos a partir de seus interesses e comportamentos de compra.

Em geral, esses anúncios assumem o formato de imagem ou vídeo, sendo normalmente posicionados no feed do Facebook, no feed e explorar do Instagram, nos stories ou, como estamos vendo cada vez mais nos últimos tempos, no reels!

Quer saber mais? No vídeo abaixo, fizemos um resumão do Facebook Ads para você já sair entendendo como funciona o mecanismo de anúncios da plataforma do grupo Facebook:

Google Ads x Facebook Ads: qual escolher?

Entendido o conceito de cada plataforma, vamos agora responder à pergunta que não quer calar: Google Ads x Facebook Ads – qual ferramenta deve ser usada na minha estratégia de tráfego pago?

E a resposta é: ambas!

Isso porque, em um mundo dominado pelas empresas do grupo Google e do grupo Facebook, o ideal é que você consiga, em maior ou menor grau, marcar presença e conciliar as duas plataformas com sabedoria.

Entretanto, se a sua verba ainda é limitada e você não sabe qual dessas priorizar, alguns fatores precisam ser considerados, tendo em vista que decidir entre Google Ads ou Facebook Ads é uma tarefa que depende, acima de tudo, do público que você quer atingir, do seu produto/serviço e dos pontos fortes de cada plataforma!

O Google Ads é ótimo em entender a intenção do usuário

O principal ponto forte do Google Ads são os anúncios de pesquisa, que são exibidos quando alguém pesquisa por um termo (palavra-chave) relacionado ao seu nicho, produto ou serviço, normalmente demonstrando um certo grau de intenção de compra, por parte do potencial cliente, o que aumenta as chances de conversão.

O Facebook Ads é excelente em gerar desejo

E é aí que entra a vantagem do Facebook Ads que (com bases nos interesses e comportamentos dos usuários dessas plataformas) mostra anúncios para pessoas com alta probabilidade de gostar da sua marca, produtos e serviços. Tudo isso, conforme o objetivo de campanha que você define pelo Facebook Ads.

Diferente do Google Ads, aqui não há a opção de trabalhar com a pesquisa do usuário (o que é um ponto fraco), mas o Facebook Ads compensa isso muito bem, sendo uma ótima plataforma para trabalhar toda a jornada de compra do consumidor, desde o despertar do “desejo de compra”, a compra e a posterior fidelização dos clientes.

Entretanto, é claro que aqui você vai precisar de mais esforço para gerar um anúncio de impacto que desperte o interesse do usuário, já que se a sua empresa não foi ativamente buscada pelo usuário. Sendo assim, maior é a probabilidade de você ser ignorado.

Moral da história…

Se você quer atingir quem já está buscando por aquilo que sua empresa oferece, o Google Ads é excepcional. Mas se você ainda precisa gerar desejo pelo seu produto/serviço ou a sua marca, talvez o Facebook Ads seja uma opção mais interessante!

Artigo produzido por Erick Scudero.