5 estratégias para melhorar sua jornada de compra
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 14 de abril de 2022 | Atualizado: 14 de abril de 2022.
Uma das principais ferramentas do Inbound Marketing, a jornada de compra busca entender os tipos de perguntas que seus clientes farão ao procurar uma solução para o problema que sua empresa espera resolver.
Mas para que esse processo seja fluido, é preciso entender as dores e os problemas que os consumidores experimentam ao longo de toda a jornada de compra, além de identificar os fatores que influenciam e moldam o pensamento dos shoppers durante cada estágio.
Antes, os profissionais de marketing viam os pontos dessa jornada como etapas rígidas, lineares e limitadas que envolviam pesquisa, tomada de decisão e compra. No entanto, isso é uma simplificação que pode atrapalhar os resultados.
Hoje sabemos que essa jornada é incrivelmente complexa. Como uma verdadeira saga, ela é cheia de reviravoltas, desafios e obstáculos. Só que muitas empresas têm sido resistentes a reconhecer essa visão.
O resultado é previsível: a falha em oferecer a experiência ideal ao cliente e na conversão. Por isso, reunimos neste post cinco dicas para manter os processos dessa jornada mais azeitados e garantir o sucesso dessa estratégia.
1. Entenda seu consumidor
Parece algo simples, mas essa etapa é imprescindível para pensar em todos os processos da jornada de compra e criar pontos onde o shopper participe ativamente dessa trajetória.
Para conhecer os pontos fracos do consumidor, você pode integrar ferramentas que analisam o tráfego do seu site. Sem dúvida, é valioso saber quem, como, quando e por que os clientes estão usando sua plataforma. Certifique-se de acompanhar cada canal e cada etapa da jornada de compra para saber em que ponto da jornada os visitantes se retiram.
Além das ferramentas, você também pode conversar com clientes, prospects e equipes multifuncionais através de pesquisas, suporte ao cliente ou equipe de vendas.
Para oferecer uma experiência positiva em cada estágio da jornada do comprador, você precisa acompanhar o pulso dele, levando em consideração o que ele vê, o que responde e o que acha interessante.
2. Uma operação bem orquestrada em todos os canais é fundamental
Não adianta só conhecer seu consumidor. Para se manter competitivo, observe atentamente como você pode elevar suas opções multicanais ou omnicanais existentes.
Ser responsivo e consistente em seu e-commerce gera confiança que leva à repetição de negócios. Assim como oferecer uma boa experiência nas lojas físicas pode direcionar melhor seus clientes em todas as etapas da jornada de compra e tornar uma experiência agradável ao longo do caminho. Uma boa operação reside em detalhes, que devem ser exaustivamente revistos pelos seus líderes.
3. Teste novos formatos e canais de venda para aproveitar o máximo do share of wallet
Se você ainda não testou ou implementou novos conceitos, faça isso agora. Vendas por WhatsApp e Live Commerce, por exemplo, são alguns dos formatos que ganharam cada vez mais força, aumentando a penetração no mix de canais.
Atualmente, o frisson é pelo metaverso e muitas marcas estão nadando de braçada nesse novo formato, que pode ser parte da estratégia de marketing e vendas com sucesso.
4. Torne a jornada de compra mais fácil
Analise a jornada do consumidor em seus canais. Comece se perguntando:
- Meu processo de compra é fácil?
- O cliente não é induzido a algum erro?
- Eu ajudo meu cliente a decidir pela compra?
- Eu o ajudo a se sentir seguro e fechar o pedido sem nenhuma preocupação?
O ideal é que a resposta seja sim a todos esses pontos. Isso indica que você está gerando preferência junto aos clientes. Porém, se alguns “nãos” surgiram pelo caminho, estude pontos de melhoria e implemente-os o mais rápido possível.
5. Utilize ferramentas para oferecer uma experiência de compra encantadora
A tecnologia possibilitou uma infinidade de ferramentas que automatizam, personalizam e analisam os dados da jornada de compra para montar estratégias mais assertivas na sua empresa. Listamos apenas algumas das soluções que agregam valor e trazem resultados positivos à empresa:
- Chatbot: a inteligência artificial tem se tornado cada vez mais avançada e mais facilmente integrável, com APIs capazes de trazer respostas aos leads e clientes que buscam um atendimento rápido.
- Realidade Aumentada: a solução vem para sanar um dos maiores problemas das compras online, que é a dúvida se o produto é igual ao da foto. Com o smartphone, o consumidor acessa um link ou QR-Code e já consegue visualizar o produto em seu ambiente físico, em tamanho real e com detalhes em 360°.
- Sistema de ERP: a ferramenta dá, a colaboradores e tomadores de decisão, acesso às informações e funcionalidades necessárias para trabalharem com maior eficiência e agilidade.
Vale lembrar que para implantar essas estratégias com maestria, é preciso que toda a empresa esteja envolvida e haja comunicação entre as equipes. A jornada de compra deixou de ser competência apenas do marketing há muito tempo.
Esse departamento pode até ser o guardião da experiência do cliente, mas vendas, atendimento ao cliente, TI e desenvolvimento de produtos também precisam entendê-la e dominá-la.