Como criar um relatório de marketing digital digno de ser apresentado aos seus gestores?
Relatório de marketing digital é o espelho do seu negócio online, já pensou nisso? Sendo assim, saber como criá-lo vai além de juntar dados. E para sua sorte este conteúdo vai te ensinar como criar um relatório de cair o queixo!
Todo e qualquer stakeholder deve saber planejar suas ações e estratégias de acordo com o mercado de atuação, certo? Mas imagina ter todo o trabalho de implementação de trabalhos e não saber o que isso está trazendo de retorno efetivo para o negócio?!
É isso o que acontece com quem não trabalha com relatório de marketing digital!
Afinal de contas, um relatório não só une dados importantes para análise dos resultados da empresa, como também oferece oportunidades de insights para ações e estratégias futuras.
Sendo assim, se quer entender de uma vez por todas como fazer um relatório de marketing digital digno de aplausos, acompanhe os tópicos do conteúdo que preparamos para você!
O que é um relatório de marketing?
A questão que muitos profissionais não param para refletir quando vão criar um relatório é: qual o propósito deste relatório? O que quero obter com ele?
Ao responder essa pergunta, você precisa saber quais os dados que vão de fato trazer as informações que você precisa para agir, afinal um relatório sem um propósito é apenas um conjunto de números isolados.
Embora pareça simples, você já parou para pensar de fato no que é e o que representa trabalhar com um bom relatório de marketing?
Basicamente, este é um relatório que junta dados de diferentes fontes de marketing, o qual apresenta a performance das ações de marketing da sua empresa.
Para isso, os relatórios de marketing costumam conter informações como:
- Estratégia de marketing;
- Pesquisa de mercado;
- Promoções e campanhas feitas;
- Resultados de emails marketing;
- Metas das equipes;
- Resultados esperados e conquistados.
Ou seja, um bom relatório te oferece todos os dados que você precisa para tomar uma decisão e agir.
Qual o benefício de trabalhar com relatórios regulares?
Ao passar a trabalhar com relatório de marketing regulares, você consegue colocar em dia algumas questões muito importantes para o bom funcionamento e saúde do seu negócio, tais como:
- Justificar despesas de marketing para os gestores do negócio;
- Defender um orçamento de marketing maior para os decisores financeiros;
- Descobrir quais canais de marketing funcionam de fato para o seu negócio e como melhor focar neles;
- Explorar a distribuição de recursos para fins de marketing;
- Encontrar pontos a melhorar na sua estratégia de marketing.
Quando você passa a acompanhar um relatório frequentemente, começa a ter os dados mais claros e criar insights que te ajudam a direcionar melhor suas ações e estratégias.
Isso não quer dizer que deva usar toda e qualquer métrica que aparecer pela frente, você precisa analisar o que traz retorno REAL para o seu negócio.
Por exemplo, se o seu foco é aumentar a conversão de seus leads, não adianta apenas analisar o engajamento dos usuários nas redes sociais, mas sim quantos desses usuários realmente converteram em suas ações.
Inclusive, compartilhar essas informações com sua equipe faz com que os colaboradores responsáveis pelo processo visualizem claramente os próximos passos e trabalhem em sinergia.
O que precisa ter no relatório de marketing digital?
Bom, se você entendeu o que é um relatório de marketing e a importância dele para o seu negócio, vamos falar sobre o que você precisa realmente ter em um?
Hoje é impossível falar em marketing sem considerar o digital. Então vamos ser práticos e te mostrar o que você deve ter em um relatório ideal.
- Metas de ações e campanhas;
- Dados de SEO;
- Dados de email marketing;
- Leads e consumidores;
- Explicações de cada conquista ou perca.
Para isso, defina muito bem quais são as métricas de negócio e as métricas de Marketing.
Depois analise o cenário macro do seu negócio e vá para as análises mais específicas, identifique os piores e os melhores resultados (e está aí mais um dos motivos de fazer relatórios regulares).
Por fim, priorize o que de fato te traz resultados e não as métricas de vaidade.
Mas falando em estrutura de um relatório de marketing digital, você pode seguir um modelo assim:
- Uma página Resumo/Destaques;
- Uma página de descrição da sua estratégia de marketing atual (Quem é o mercado alvo? Quais são os principais canais de marketing? Quais oportunidades de crescimento estão sendo buscadas atualmente? Qual é o escopo atual deste projeto?);
- Métricas de Conversão (Leads por canal, Receita, Leads pagos vs. Leads orgânicos, Custo por conversão para canais pagos);
- Métricas de Tráfego por Canal e Dispositivo (Taxa de rejeição; % Novas sessões; Páginas principais; Desempenho da campanha de e-mail; Principais referenciadores);
- Visão Geral de SEO (Você está otimizando o site?);
- Blog Leads;
- Campanhas PPC (Custo por conversão, Taxa de cliques, Impressões, Gastos com anúncios, ROI);
- Visão Geral Mídia Social;
- Metas e ideias para futuras campanhas
- Projeções Financeiras.
Dessa forma os stakeholders do negócio conseguem analisar todos os dados e planos atuais futuros de uma forma simples e lógica.
Mas, claro, destrinche dentro do seu relatório de marketing digital todos os dados que considerar pertinentes para sua estratégia e ações.
Quanto mais personalizado for seu relatório, mais claro ele está para você e sua empresa.
Métricas que não podem faltar no seu relatório
Existem algumas métricas que não podem faltar em um relatório de marketing digital, tais como:
- Custo por Aquisição de Clientes, ou CAC, que é o valor investido na estratégia de marketing ÷ quantidade de vendas geradas;
- Custos por Lead, ou CPL, que é o valor investido nas estratégias de marketing ÷ quantidade de usuários convertidos em leads;
- Lifetime Value, ou LTV, que é o (ticket médio x média de compras por cliente a cada ano) x média de tempo de relacionamento;
- Retorno sobre Investimento, ou ROI, que é (receitas geradas com as vendas – valor total investido na estratégia) ÷ valor total investido na estratégia.
Mas como te dissemos acima, você precisa entender quais são de fato os dados que você deve analisar de acordo com o que quer entender.
Personalize seu relatório de acordo com suas necessidades, assim terá seu negócio bem desenhado e tudo estará registrado de forma eficiente e esclarecedora, só assim seu relatório trará bons resultados.
Como otimizar o tempo na hora de criar relatórios e entregar insights muito melhores?
Para otimizar seu tempo na hora de criar relatórios de marketing digital e entregar insights muito melhores você pode contar com:
- Ferramentas de análise integradas;
- Métodos de análise bem definidos;
- Templates prontos para criar o relatório.
Quando você trabalha com ferramentas integradas consegue coletar melhor as informações, extrair dados mais completos e agilizar a construção dos relatórios.
Isso proporciona uma melhor utilização do tempo e gera mais insights valiosos sobre as ações de marketing.
Fora isso, ao trabalhar com um método de análise bem definido, você não precisa começar do zero a cada novo relatório que criar, garantindo que está sempre avaliando os resultados da mesma forma, focando em seguida nas melhorias e oportunidades de crescimento.
E além disso, ao contar com um template já pronto ou padrão você já sabe o que precisa apresentar. Isso ajuda no momento de utilizar as ferramentas para extrair os dados que precisa de forma rápida e eficiente.
Sua análise assim fica mais fácil e estratégica, pois você passa a investir tempo no que de fato traz retorno ao invés de perder tempo com o que não precisa.
Existem várias ferramentas no mercado, inclusive, que automatizam o seu marketing e exportam relatório completos, como é o caso da Ideal Marketing, por exemplo. E você pode contar com esse apoio e ter resultados ainda melhores para o seu negócio!
Um relatório bem feito é o que estava faltando para o seu sucesso!
Se você chegou aqui sem saber o que era um relatório de marketing digital ou como criar um digno de aplausos, essa realidade mudou.
Agora você sabe que um relatório bem feito e produzido com recorrência não só te permite analisar os dados do seu negócio, como também ter novos insights para possíveis estratégias e ações futuras.
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