Construindo sua presença digital com Personal Branding

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 22 de março de 2022 | Atualizado: 24 de março de 2022.

O universo online está cada vez mais em expansão. 

Provavelmente você deve ter acompanhado os últimos anúncios sobre a criação do Metaverso, da Meta, e o boom de empresas de diversos segmentos que pretendem investir nessa empreitada.

Além disso, por conta da pandemia da Covid-19, hábitos de consumo e experiências mudaram do físico para o digital, fazendo com que mais empresas e pessoas corressem para alcançar esses avanços.

Ou mesmo que esses espaços se relacionem de alguma forma. Com compras sendo iniciadas nas redes sociais e oficializadas nas lojas, por exemplo.

Agora, imagine você, com sua marca pessoal – seja vendendo um serviço ou sendo parte da representação de uma empresa – querendo aparecer nesse mundo todo.

Parece ser algo impossível, não é?

Então, nada mais importante do que procurar se diferenciar no mar de marcas e produtos digitais. 

Mas, será que você pode aplicar as mesmas técnicas e estratégias usadas por empresas para ganhar espaço na web como pessoa autônoma, por exemplo?

Não só pode, como deve!

E é aí que o Personal Branding entra. Porque trabalhar a imagem e a conexão com as pessoas – e futuros leads – não é algo restrito às grandes corporações. 

Ainda mais no atual cenário digital.

Quer saber mais sobre a importância de construir sua marca e como posicionar sua imagem no meio digital? Continue a leitura deste artigo!

Mas, o que é um branding? 

Antes de qualquer coisa, a gente precisa entender o que significa o branding e como sua gestão está atrelada ao sucesso de relacionamento entre empresas e seus respectivos públicos. 

Em resumo, o Branding nada mais é do que o gerenciamento de estratégias de uma determinada marca para gerar percepções e conexões com seus clientes.

Tudo bem, não é assim tão fácil. 

Um bom gerenciamento de marca requer planejamento pensado do curto ao longo prazo, trabalhando cuidadosamente os elementos passados para o mundo porque, afinal, são esses conceitos que fixarão a lembrança da empresa na mente e corações do público.

Então, podemos dizer que o branding é a atuação de como sua empresa será percebida e lembrada.

Ainda mais no espaço digital, apenas tentar vender um produto não é mais tãaao bem visto. As pessoas querem proximidade e identificação. 

Elas querem saber de quem estão comprando e buscam transparência sobre os serviços que contratam.

Vamos ver como esse conceito se aplica a você e sua marca pessoal com personal branding?

Conhecendo o personal branding

Até aqui, você já deve ter entendido que o Personal Branding não se trata apenas de fazer propaganda da imagem pessoal. 

Nem mesmo fazer aparições desenfreadas sem passos bem definidos estrategicamente.

Todas as ações e movimentações determinam a forma como você e sua marca serão vistos no digital e no offline – impactando diretamente no que você pretende ofertar e no público que deseja atrair. 

Por exemplo, o que lhe vêm à mente quando você lê algo ou escuta alguém falar sobre empresas como McDonald ‘s, Coca-Cola, Zara ou Starbucks? Ou mesmo aquela pessoa influencer que você acompanha…

Seja bom ou ruim, é certo que essas menções vão provocar alguma sensação e sentimento pela forma como essas empresas se portam em ambos os mundos – físico e digital – e se posicionam no mercado.

E caso você repudie ou se identifique com a empresa por determinado comportamento, por exemplo, isso fará com que você aconteça uma aproximação ou afastamento com chances de fidelização.

Aqui, é a filosofia e a essência da empresa que estarão em jogo. 

Legal, não é mesmo? Mas antes de aprendermos sobre as vantagens de se trabalhar a marca pessoal, vamos entender as diferenças entre Personal Branding e Marketing Pessoal.

Diferenças entre marketing pessoal e personal branding

Diferente da construção da marca pensada a longo prazo, o marketing pessoal será focado nas divulgações dos trabalhos propriamente ditos. É voltar a atenção do público para o que você faz e pode fazer. 

Nesse sentido, o marketing pessoal envolve uma gama maior de alcance pela frequência e formatos de promoção dos serviços. Tendo a recordação dos clientes em potencial pelo que já foi desenvolvido.

Por exemplo, sendo você uma pessoa que oferece cortes de cabelo especializados em domicílio, o marketing pessoal irá basicamente mostrar os processos e resultados de clientes satisfeitos, certo?

Já a marca pessoal seria usada para gerar conexão com essas pessoas que procuram por cabeleiras diferentes e estilizadas pela preocupação em trazer o bem-estar e promover a autoconfiança.  

Lembrando, marketing pessoal e Personal Branding podem ser aplicadas em conjunto para potencializar os esforços de vendas.

Importância e principais benefícios da marca pessoal 

O Personal Branding irá fortalecer o seu posicionamento no mercado de forma que possa atrair clientes em potencial, gerando oportunidades de negócios.

E sendo uma marca forte, as pessoas irão confiar no que é oferecido e criar uma relação que vai além das compras; mas também agregando valor, fazendo com que as pessoas considerem as filosofias e sejam fiéis. 

Veja alguns benefícios de trabalhar a marca pessoal:

  • estabelecer sua autoridade sobre a área de atuação
  • se destacar da concorrência
  • demonstração de habilidades e conhecimentos 
  • humanização da marca 
  • identificação do público com produto ou serviço
  • recomendações 
  • percepção de valor

Quem pode usar 

As vantagens vão para além de pessoas que já têm presença na web, como artistas, gestoras e gestores de grandes empresas, pessoas públicas e demais influências digitais.

Profissionais que atuam em carreira autônoma também podem se beneficiar do Personal Branding. Principalmente com o intuito de expandir sua marca e presença digital.

Pelas redes sociais, você pode facilmente encontrar perfis de pessoas de diferentes áreas com atuação de marca: 

Veterinária, medicina plástica, área musical, jornalistas e demais profissionais de comunicação, advocacia, dermatologia, sendo esses: 

  • pessoas freelancers
  • profissionais em transição de carreira 
  • profissionais que pretendem começar o próprio negócio
  • autônomos e autônomas 

Construindo sua presença digital

Antes de definir as estratégias, procure entender o seu nicho, valores e a imagem que você quer passar para o mundo.

A partir disso fica mais fácil estabelecer os objetivos e demais caminhos para seguir na construção da presença digital.

Conheça o seu público e a sua audiência; de nada vale tentar se estabelecer se você não sabe com quem está falando ou não entende os valores que possuem em comum para explorar.

Trabalhe o Personal Branding de maneira genuína. A ideia é viver o que você passa nas redes sociais, sem forçar a barra e criar roteiros teatrais.

Como começar 

  • marque presença em ao menos uma rede social
  • crie uma boa história sobre a sua marca 
  • conte essa história com leveza, ensinando e agregando valores
  • seja constante com os conteúdos 
  • fale sobre os seus processos
  • permita que as pessoas saibam da sua vida pessoal 
  • construa relacionamentos 

Essas são apenas algumas dicas iniciais para que você possa entender mais sobre o uso do Personal Branding e sua importância nos dias de hoje.

Com essa contribuição, será possível identificar se está na hora de começar a colocar em prática as estratégias para construir uma marca pessoal que gere visibilidade e oportunidades.