Twitch Ads: como anunciar na plataforma de streaming

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Publicado: 10 de março de 2022 | Atualizado: 11 de março de 2022.

Twitch Ads é a solução de publicidade das marcas dentro da plataforma de streaming que mais cresce nos últimos anos. Quer saber como anunciar seus produtos e quais as vantagens da ferramenta? Então este conteúdo é para você!

A Twitch é uma plataforma de lives e vídeos que tem uma audiência enorme e um fluxo muito alto de usuários e a Twitch ADs é sua ferramenta de anúncios.

Inclusive, muitas marcas estão direcionando seus recursos para o streaming e obtendo grandes resultados com campanhas de publicidade e marketing.

Mas como anunciar nessa plataforma e quais são as vantagens que ela oferece para empresas?

Para responder essa e outras dúvidas, preparamos esse guia completo de Twitch Ads. Veja as informações de ouro que trazemos no conteúdo:

O que é Twitch Ads e como funciona

Resumidamente, Twitch Ads é a ferramenta de publicidade e anúncios da plataforma de streaming Twitch. Assim como outras plataformas e redes sociais do segmento, a Twitch também criou sua solução para empresas.

Por meio desse recurso, é possível criar anúncios para serem exibidos nas lives dos produtores de conteúdo ou nos paineis da Twitch, testar e otimizar as campanhas.

Muitas empresas e marcas vêm apostando nos Twitch Ads devido ao exponencial crescimento e grande fluxo de público que a plataforma alcançou nos últimos anos. E muitas dessas já alcançaram grandes resultados.

No entanto, é preciso entender que a ferramenta possui diversas particularidades que a diferenciam de outros recursos do tipo, seja na forma de direcionamento, cobrança ou mesmo de políticas.

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Tipos de anúncios do Twitch Ads

Diferente de outros recursos de publicidade do mercado, a Twitch Ads não favorece anúncios que se baseiam em segmentação de público por características.

Outra informação importante é que a Twitch adere ao Better Ads Standards, que é uma iniciativa de organização de empresas que estuda e define os melhores padrões de anúncios na internet.

A partir de então, os anúncios na plataforma se dividem mais pela forma de exibição e visam que as marcas sejam entendidas como apoiadoras dos criadores de conteúdo. Evitando que os anúncios sejam incômodos ou pareçam invasivos aos usuários.

Carrossel na página inicial

Esse tipo de anúncio é indicado a anunciantes que também estejam produzindo conteúdos na Twitch. Está entre os mais comuns da plataforma.

Isso porque, nesse modelo de Twitch Ads, a transmissão (live) fica em destaque centralizada no topo da página inicial da plataforma, atraindo usuários para assistir ao conteúdo.

Para isso, a ferramenta demanda alguns criativos:

  • Thumbnail de 280 x 156 pixels;
  • Imagem da thumbnail em formato JPG com tamanho máximo de 10 KB;
  • Descrição da live em até 250 caracteres.

Headline da homepage

Nessa opção de Twitch Ads é possível destacar um tipo de anúncio mais complexo e totalmente responsivo a todos os dispositivos.

O Ads é composto por três unidades nas quais o anunciante adiciona elementos como imagens, GIFs e um gradiente de cores hexadecimal.

Para isso, os elementos devem seguir os padrões de cada unidade:

Unidade 1

450×350 pixels;
150 KB;
Formato JPG ou PNG junto com o modelo em camadas PSD.

Unidade 2

450×350 pixels;
150 KB;
Formato JPG ou PNG junto com o modelo em camadas PSD.

Unidade 3 (Código de cor hexadecimal)

Cor de fundo do anúncio.

Retângulo médio

Outra alternativa é o chamado retângulo médio, que nada mais é do que um banner mostrado ao usuário enquanto navega pela plataforma.

O anúncio segue o padrão:

  • Máximo de arquivo 100 KB;
  • Dimensões 300 x 250 pixels;
  • Formato GIF, JPG ou PNG.

Super leaderboard

O super leaderboard, ou placar superior, em tradução livre, é também uma alternativa de anúncio em banner nas soluções da Twitch Ads.

Diferente do retângulo médio, esse modelo fica fixado na parte superior da plataforma, perto da barra de pesquisa. Com isso, visa manter a marca em exposição enquanto o usuário busca por conteúdo.

Esse anúncio é feito por:

  • Imagem de dimensão 970 x 66 pixels;
  • Formato GIF, JPG ou PNG.
  • Arquivo de até 100 KB.

“Streamables”

Os streamables são anúncios em imagem que aparecem durante a transmissão em live de algum parceiro da Twitch. Aqui o modelo é bem semelhante ao de outras plataformas de vídeo como Youtube ou Vimeo.

Nesse modelo, os anúncios duram 30 segundos e não podem ser ignorados pelo usuário. São compostos pelo logo da marca em transparência em até 250 pixels e visível em um fundo escuro.

A ferramenta disponibiliza aos anunciantes dados de impressões, cliques, CTR, quartis e visualizações ao vivo do Ads.

Vídeo premium

Essa opção é a de maior evidência entre as disponíveis na ferramenta Twitch Ads. O anúncio em vídeo premium é um anúncio em vídeo que é reproduzido durante a live dos parceiros da Twitch.

No modelo de vídeo, a duração é de 30 segundos sem poder ser “pulado” ou de 60 segundos com opção de recusa por parte do usuário.

Para isso, os vídeos devem seguir os seguintes parâmetros:

  • 1920×1080 de resolução mínima;
  • 2000 kbps de taxa mínima de bits;
  • Pico de áudio de -9 db;
  • Quadros entre mínimo 24FPS e máximo 30FPS;
  • Formato MP4.

As métricas fornecidas pela ferramenta são impressões, cliques, quartis e conclusão.

“Takeover” de primeira impressão

O ad de primeira impressão é em vídeo e surge em tela cheia assim que o usuário acessa a plataforma. Como vídeo premium, pode ter 30 segundos de duração sem ser ignorado.

Suas exigências e métricas oferecidas também são as mesmas do vídeo premium.

Vantagens de saber como anunciar na Twitch

Atualmente, a Twitch se destaca entre as plataformas de vídeo em expansão, sendo a principal no nicho de games. São mais de 140 milhões de usuários mensais e 4,7 bilhões de horas de lives consumidas.

Além disso, a plataforma foi adquirida pela Amazon em 2014 por 970 milhões de dólares, tornando-se uma das principais plataformas da empresa, com acesso a enorme estrutura.

Se os números já são impressionantes, ainda melhor é o nível e métricas de inteligência que a ferramenta Twitch Ads disponibiliza aos anunciantes.

Outro benefício é que como a plataforma consiste de conteúdos em live, todas interações são feitas em tempo real. Quando uma campanha é “ativada”, ela é transmitida durante o tempo pré-estabelecido para milhões de usuários da plataforma ao mesmo tempo.

Isso tudo dentro de uma comunidade bem consolidada na qual os produtores de conteúdo interagem mais proximamente com o público.

Quanto custa anunciar na Twitch

Os valores de investimento em Twitch Ads são variáveis. Informações como número de usuários ativos, visualizações ao vivo, segmento do produto, tipo de conteúdo e até mesmo a sazonalidade influenciam no custo dos ads.

Por conta disso, o processo de contratação de anúncios passa pelo contato direto com uma equipe técnica e comercial da plataforma, afinal não é uma questão apenas de saber como anunciar na Twitch, mas também é necessário analisar custos também.

Como otimizar suas campanhas no streaming

como otimizar suas campanhas

Os recursos e opções de anúncio Twitch Ads são bastante incomuns no mercado. Sendo assim, muitas das técnicas e conceitos que a maioria das empresas estão acostumados podem já não valer aqui.

Aqui vão algumas dicas:

Boa experiência

O que não é diferente é a necessidade de fazer conteúdo de qualidade, informativo e bem direcionado ao público-alvo da campanha.

Isso porque, em uma plataforma na qual os anúncios são transmitidos em tempo real, é imprescindível criar anúncios cativantes e engajadores. Então, bom design e copywriting são tão importantes quanto em qualquer outra plataforma.

Além disso, sempre é importante manter em mente o funil de marketing, criando anúncios e campanhas com essa lógica nas bases do planejamento.

Escolha o melhor modelo de Twitch Ads

A plataforma oferece toda uma variedade de modelos de anúncio para atender diferentes necessidades e produtos.

Assim, os anunciantes têm a capacidade de planejar suas campanhas em diferentes formatos e testar até entender qual é mais eficiente.

Tempo

Entre as principais particularidades dos anúncios na Twitch está o fato de que eles são transmitidos em tempo real.

Por isso, é importante estabelecer no planejamento por quanto tempo o ad permanece ativo e também automatizar sua reativação.

A dica entre especialistas é de manter anúncios rodando por no máximo 3 minutos e definir intervalos de 15 a 20 minutos entre eles. Assim a capacidade de atingir uma variedade maior de usuários é potencializada.

Impulsione sua empresa na plataforma

A Twitch está em alta e muitas empresas disputam a corrida para ocupar seu espaço na plataforma. Não é à toa, afinal, os números de usuários não param de crescer, e mesmo assim a comunidade permanece uma das mais engajadas.

Por isso, marcas precisam se posicionar de forma correta e criativa na plataforma, apoiando criadores de conteúdo e oferecendo anúncios não invasivos e interessantes ao usuário.

Isso só é possível com uma boa criação de ativo e ótimo planejamento de marketing, além de conhecer os recursos e alternativas da ferramenta Twitch Ads.

Por fim, no blog da Ideal Marketing oferecemos mais conteúdos que podem ajudar criadores e anunciantes na hora de criar campanhas arrasadoras. Continue nos acompanhando por aqui.

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