TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir

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Publicado: 22 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 22 de março de 2023.

Várias redes sociais surgiram nos últimos tempos. Mas, enquanto algumas caíram no completo esquecimento, outras não param de crescer e ganhar funcionalidades. É o caso do TikTok, que já possui até mesmo sua própria plataforma de anúncios: o TikTok Ads.

Pois, não é novidade que as grandes redes sociais como Facebook e Instagram, permitem que os usuários e as marcas criem anúncios patrocinados para atingir um público maior e potencializar as vendas de seus produtos, sejam físicos ou digitais.

Porém, muita gente ainda não conhece essa poderosa ferramenta. Por isso, desenvolvemos este texto onde você vai saber tudo sobre o TiKToK Ads.

O que é o TikTok Ads?

Se você já ouviu falar ou até mesmo usou o Google Adwords ou o Facebook Ads, então tem uma boa ideia do que é o TikTok Ads. Pois, todas essas plataformas têm a mesma ideia e funcionamento parecido.

Com o crescimento do TikTok em todo o mundo, ficou claro que ele era um ótimo lugar para fazer divulgações e chegar ao maior número possível de usuários. Por isso, não demorou para que sua própria plataforma de anúncios se tornasse popular. Ela aparece no aplicativo através do botão “Promover”, por onde é possível criar novas campanhas e acompanhar os resultados daquelas que estão em andamento ou que foram finalizadas.

Quanto mais pessoas visualizarem seu produto, maiores serão suas chances de vender.

Por que devo usar o TikTok Ads?

A dúvida de muitas empresas e que também pode ser a sua é se vale a pena usar essa ferramenta? Pois, muitos já possuem anúncios vinculados no Instagram e Google Adwords, então valeria a pena investir mais dinheiro para promover publicações em outra plataforma?

A resposta é sim, e podemos fazer uma lista com vários motivos para você usar o TikTok Ads:

  • O TikTok é uma das maiores redes sociais do mundo. Apesar de ter sido criada na China, ela logo se expandiu para outros mercados e, quando se tornou popular nos Estados Unidos, ficou claro que o céu era o limite para o aplicativo. Pois, no país norte americano já foram feitos mais de 165 milhões de downloads;
  • Na Europa ele também é bastante popular e já ultrapassou a marca de 100 milhões de downloads;
  • No Brasil a popularidade do TikTok é gigantesca. Já são mais de 7 milhões de usuários ativos e quase 10 milhões de vídeos criados todos os meses;
  • Estima-se que no mundo inteiro haja por volta de 1 bilhão de usuários ativos;
  • Marcas gigantes como a Coca-Cola, Nike, Disney e Kit Kat já criaram propagandas voltadas para o TikTok Ads, mostrando confiança nessa ferramenta.

Estes são alguns dos números que deixam claro o poder da plataforma, já que com muitos usuários ativos, melhores serão os resultados. E, não podemos nos esquecer de que a maior parte das pessoas preferem consumir conteúdos em forma de vídeos curtos.

Então, o TikTok, com sua proposta de conteúdo com apenas alguns segundos, tem tudo para crescer ainda mais e, talvez, se tornar a rede social mais popular do mundo.

Como aderir ao TikTok Ads?

Para começar a usar o TikTok Ads é preciso passar por um processo de cadastro muito simples.  Primeiro você deve criar a sua conta. Mas, a página de criação ainda não tem versão em português, sendo possível visualizá-la em idiomas como Inglês e Espanhol.

No início são exigidas informações como:

  • País;
  • Objetivo da conta: comercial ou pessoal;
  • Dados pessoais como nome completo, telefone e e-mail;
  • Dados do seu negócio: nome da empresa, ramo de atuação e tipo de produto que deseja promover.

Depois de inserir todas as informações, você pode criar sua conta de forma gratuita. Mas, o processo não será concluído automaticamente. É preciso esperar que a plataforma analise seu cadastro e decida pela aprovação ou não.

Porém, desde que as informações estejam completas e você não queira promover nada ilegal, não há motivos para o seu pedido ser negado.

Como funciona essa ferramenta?

Depois que você receber a confirmação de que sua conta foi aprovada, já é possível criar seu primeiro anúncio.

No geral, o processo é muito semelhante ao de outras redes sociais. Para começar, é preciso clicar no botão “Campaign tab” e depois em “Create”.

O segundo passo é fazer toda a configuração do anúncio, definindo parâmetros como:

  • Qual é a meta do seu anúncio? receber cliques, conversões ou impressões;
  • Defina o local de exibição de sua propaganda: stories ou feed;
  • Escolha o seu público alvo. Essa é uma das partes mais importantes e deve ser feita com muito cuidado, pois pode definir o seu sucesso ou fracasso com o TikTok Ads. Defina seu público selecionando a idade, localização, gênero e interesses;
  • Escolha o formato do seu orçamento. É possível selecionar o número de dias, ou escolher um valor total que pretende gastar. Mas, uma opção muito interessante é o Dayparting, que permite ao usuário escolher dias e horários específicos em que quer rodar seu anúncio. Assim, se você conhece bem o seu público e sabe em que momento ele usa o aplicativo, essa ferramenta pode ser muito útil;
  • Não se esqueça de inserir os dados de pagamento e definir uma data para o início do seu anúncio.

Finalizando sua campanha

No TiKTok Ads você pode anunciar através de vídeos e banners. E, uma função interessante que difere de outras redes sociais, é que os vídeos publicitários não podem ser pulados. Então, o usuário precisa efetivamente assistir ao seu conteúdo. Assim, as chances dele se interessar são muito maiores.

Depois que sua campanha estiver no ar, você consegue acompanhar os resultados através de métricas como: valor gasto, visualizações de vídeos, cliques no link e curtidas.

Porém, há um pequeno empecilho que ainda incomoda pessoas e marcas que querem aderir ao TikTok Ads: seus valores são mais elevados do que em outras plataformas. Assim, aqueles que não possuem uma maior quantia para investir em marketing acabam desistindo.

Mas, jamais podemos ignorar o poder desta ferramenta, e é provável que ela cresça muito nos próximos anos, tornando-se tão popular quanto o próprio Google Ads ou Facebook Ads.

Agora é com você

Depois deste passo a passo, você está pronto para criar sua primeira campanha no TikTok Ads. Mas, saber como a ferramenta funciona é apenas um dos passos para o processo.

Pois, a parte mais importante é desenvolver uma publicidade que realmente seja atrativa para seus seguidores. Para isso, é preciso se adaptar ao perfil desta rede social. Então, seja criativo e esteja sempre atento ao que é tendência dentro do aplicativo.

Por exemplo, se há uma dança ou desafio que está na moda, seria uma boa ideia criar sua propaganda pensando nisso. E, com o tempo, tudo fica mais fácil, pois as reações e o engajamento geral do público constituem um ótimo parâmetro para você usar em suas próximas campanhas.

Além disso, a expectativa é que o TikTok continue a crescer, já que a própria plataforma é muito boa em fazer sua publicidade. E, um dos meios encontrados foi a divulgação feita pelos próprios usuários. Para isso, o aplicativo paga uma quantia em dinheiro toda vez que alguém convida um amigo para se cadastrar.

Por isso, fazer propagandas no TikTok Ads é uma maneira perfeita de atingir cada vez mais pessoas.