Transmissão de eventos híbridos: como criar experiências de sucesso?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 21 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 21 de fevereiro de 2022.

Com a popularização das lives e dos eventos online no Brasil e a revolução digital impulsionada pela pandemia, os eventos híbridos ficaram em evidência, alavancando o formato como uma nova realidade por parte das empresas e produtores de eventos.

Com essa crescente utilização do formato de eventos híbridos, as dúvidas sobre a as técnicas, práticas e estratégias corretas de transmissão surgiram e a busca pela transmissão ao vivo ideal se tornou uma prioridade. 

Hoje você vai descobrir como funciona na prática a transmissão de eventos híbridos e entender um pouco mais sobre como produzir essas transmissões de acordo com os formatos de sucesso mais utilizados pelas empresas. 

Afinal, como funciona a transmissão de eventos híbridos? 

Os eventos híbridos são ferramentas poderosas de alcance, interação e engajamento para as marcas, e o sucesso desse tipo de evento está totalmente atrelado a boa qualidade da transmissão. 

Uma transmissão ao vivo bem executada permeia etapas essenciais para uma entrega final eficiente:

  • Plataforma de transmissão eficaz;
  • Um bom estúdio de gravação com infraestrutura completa e personalizada para transmissão ao vivo com convidados presenciais;
  • Equipamentos de boa qualidade;
  • Equipe audiovisual capacitada para condução do evento híbrido;
  • Infraestrutura tecnológica adequada;
  • Iluminação profissional;
  • Sonorização profissional.

Com a escolha correta dos elementos acima, as chances da sua transmissão ao vivo ser executada com sucesso são altas, mas é importante estar atento aos detalhes e acompanhar com proximidade todas as fases de planejamento da sua transmissão. 

Os eventos híbridos, assim como os eventos presenciais, requerem planejamento, roteiro e dedicação, e funcionam com base em tecnologia e soluções digitais apropriadas para serem bem executados, portanto, capriche na pesquisa na hora de contratar uma boa empresa de transmissão ao vivo para conduzir o seu projeto.

Como transmitir eventos híbridos? 3 passos essenciais para uma transmissão de sucesso 

Chegou a hora de colocar a mão na massa e realizar a transmissão do seu evento online.  Mas por onde começar? 

  • Planeje a transmissão do seu evento

Se você já criou o conteúdo e já planejou o seu evento de ponta a ponta chegou a hora de planejar e estruturar a transmissão. Nessa etapa, alguns questionamentos são essenciais: 

  • Transmitir de forma amadora ou contratar uma empresa profissional?
  • Quais ferramentas são essenciais para transmitir um evento híbrido?
  • Quais equipamentos preciso para realizar uma transmissão profissional?
  • Para quais canais quero transmitir? (instagram? YouTube? LinkedIn?)
  • Qual plataforma vou utilizar? Preciso de integração? 
  • Qual a expectativa de público?
  • Como será a interação desse evento? Chat aberto? Recursos híbridos interativos?
  • Preciso de um link dedicado de internet?

Com as definições acima, você já pode passar para o próximo passo.

  • Crie um roteiro para a transmissão do seu evento híbrido

Depois de planejar todos os detalhes da sua transmissão, chegou ao momento de desenvolver um roteiro. Essa etapa deve ser executada dias antes da transmissão, afinal, a equipe técnica precisa entender exatamente os processos do seu evento. Inclua elementos importantes como: horário inicial, inserção de vinhetas, vídeos, abertura de tela para participantes, tempo de duração, encerramento, etc. Deixe tudo isso claro no seu roteiro com os respectivos horários.

  • Faça um ensaio técnico antes da transmissão 

Que tal conferir se está realmente tudo bem alinhado? Faça um ensaio técnico antes do seu evento. Teste a plataforma de transmissão, o enquadramento da câmera, os equipamentos audiovisuais, os horários de entrada dos convidados, cenografia, iluminação, etc. Não deixe nada passar em branco.

Transmissão de eventos híbridos: modelos e formatos

Agora que você já sabe exatamente como planejar e produzir a transmissão de um evento hibrido, que tal entender quais são os formatos mais utilizados pelas empresas?

Formatos de transmissão:

  • Evento híbrido (participantes remotos e convidados presenciais em estúdio);
  • Evento 100% online.

Modelos de eventos híbridos para transmissão:

  • Webinar;
  • Confraternizações corporativas
  • Convenções de vendas
  • Meetups; 
  • Seminários online;
  • Workshops;
  • Cursos online;
  • Congressos virtuais;
  • Feiras digitais;
  • Encontros de negócios; 
  • Treinamentos corporativos;

Sabemos como é difícil planejar e executar uma transmissão ao vivo de qualidade, sem esquecer de nada, né? Portanto, não deixe de verificar todos os pontos com antecedência e definir as etapas essenciais para alcançar o resultado esperado na transmissão ao vivo do seu evento. 

Lembrando que você ainda pode optar pela contratação de uma empresa de transmissão ao vivo e focar apenas na produção do conteúdo do seu evento. 

Pare, pense, pesquise e escolha a opção mais adequada para o seu projeto.