Wibson chega ao Brasil com proposta inteligente para ajudar empresas a se adequarem à LGPD
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 18 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2022.
São Paulo, dezembro de 2021 – A startup argentina Wibson, especialista em privacidade dos usuários (e-privacy), chega ao Brasil no momento em que mais de 6 milhões de empresas precisam se adequar às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para evitar multas que podem chegar a R$50 milhões.
Com estrutura focada em inovação, a primeira solução oferecida pela Wibson é um banner de cookies com vitaminas que pode ser inserido no site da empresa com apenas uma linha de código.
Como todas as empresas brasileiras precisam estar de acordo com a LGPD, a startup espera ter um crescimento significativo e gerar um faturamento de R$3 milhões para 2022.
Para iniciar a operação no Brasil e começar a auxiliar as empresas a se adaptarem à regulamentação de maneira simples e descomplicada, a Wibson conta com o suporte e aceleração do fundo latino-americano Newtopia.
“Muitas empresas não sabem ainda como se adequar à LGPD, principalmente as PME’s, que normalmente não contam com assistência ou um departamento jurídico. É tudo muito novo para todos. Por isso, com o nosso conhecimento, queremos ajudar essas empresas. Nosso objetivo é construir um ecossistema de dados mais transparente e justo, ajudando-as a cumprir os regulamentos começando com o básico: o site”, explica Rodrigo Irarrazaval, CEO da Wibson.
Hoje, a ferramenta de cookies desenvolvida em SaaS funciona por meio de uma inteligência que realiza uma varredura do status de privacidade do site, escaneia os cookies e em menos de 5 minutos cria um banner de cookies, uma política de privacidade e um formulário para acessar os dados que podem ser customizados para as necessidades da empresa.
O resultado é um banner de cookies que precisa ser integrado ao site por meio de uma única linha de código.
“Nós falamos que a nossa solução é um banner de cookies com ‘vitaminas’, pois por meio da Inteligência Artificial (IA) entregamos mais do que a verificação de cookies. Ele gera, por exemplo, uma política de cookies e é monitorado 24 horas por dia, 7 dias por semana, conforme se adapta às mudanças no site e nos regulamentos. Nenhuma outra empresa entrega isso no Brasil”, comenta Irarrazaval.
Além disso, ele também explica que caso a empresa não possua uma área de tecnologia que possa fazer essa inserção da linha de código, a startup pode ajudar com o processo.
Assim que o banner de cookies aparece no site, a empresa já começou a cumprir com a LGPD.
Antivírus de privacidade
Fundada em 2018 pelos sócios Rodrigo Irarrazaval e Daniel Fernandez, a Wibson nasceu como um aplicativo com o objetivo de oferecer aos usuários informações sobre quais empresas obtinham seus dados, dando ao cliente a liberdade de escolher compartilhá-los ou exigir que fossem excluídos.
Atuaram com grandes empresas, mas foi em 2020, trabalhando com a União Europeia em seu projeto PIMCity, que eles decidiram transformar a plataforma em um sistema SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço, em português) especializado em cookies com vitaminas e focado no mercado LATAM.
“Trabalhando com o aplicativo identificamos que muitas empresas não cumpriam com as regulamentações e não atendiam às solicitações dos usuários. Nosso trabalho na Europa nos ajudou a perceber a grande oportunidade e a necessidade das companhias de processos mais simples e rápidos que as permitam se manter em acordo. Pensando nisso, decidimos investir na América Latina onde o tema ainda é muito novo e está em crescente desenvolvimento”, afirma Irarrazaval
Sobre a Wibson
Fundada em 2018 com a ideia de ajudar as pessoas a controlarem seus dados, o Wibson criou uma plataforma SaaS que ajuda empresas a darem o seu primeiro passo para se adequarem rapidamente à Lei de Proteção de Dados (LGPD) e ao mesmo tempo permite o controle individual de compartilhamento de dados.
Seu sistema inteligente analisa o site da empresa em menos de 5 minutos e gera uma política de cookies e de privacidade, que pode ser personalizada, para ser incluída no site com apenas uma linha de código.
A startup recebeu um aporte da Newtopia, fundo latino-americanode US$50 milhões, e faz parte do PIMCity, programa da União Europeia que incentiva o desenvolvimento de plataformas de privacidade para o futuro, e também da Associação Brasileira de Legaltech.
Sobre a Newtopia
Fundada em março de 2021, a Newtopia foi criada como um fundo de investimento para promover empreendimentos latinos ligados à tecnologia que inclui um modelo de mentoria que orienta startups em estágios iniciais para que possam crescer regional ou globalmente.
O programa de 10 semanas da Newtopia trabalha com as empresas para encontrar o produto certo para o mercado, atingir as metas iniciais e estabelecer as bases para um maior crescimento.
Em sua primeira rodada, o fundo disponibilizou US$50 milhões. Por sua vez, o fundo desembolsará até US$ 100.000 em startups na fase de pré-seed e entre US$ 250.000 e um milhão de dólares na fase de seed.
O objetivo é ajudá-los a alcançar os objetivos necessários antes de levantar uma série A.
O projeto é liderado por cinco atores-chave do ecossistema empresarial da região. São eles: Patricio Jutard (cofundador do MURAL, o último unicórnio argentino); Mariano Mayer (ex-Secretário Nacional de Empresários e PMEs da Argentina e fundador da Marea Venture Partners); Sacha Spitz (cofundador e sócio da Yavu Ventures e ex-diretor da Incubadora da Universidade de San Andrés), Jorge Aguado (ex-Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação da Argentina) e Juan Pablo Lafosse (fundador e ex-CEO da ALMUNDO, uma das principais OTAs da região).