Como inovar no incentivo, premiação e reconhecimento dos colaboradores e clientes pós pandemia?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 2 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 4 de fevereiro de 2022.
Uma forma para inovar no reconhecimento da sua equipe, após a pandemia, é premiar com experiências.
Motivar funcionários é um dos principais desafios que executivos e gestores enfrentam, atualmente, principalmente, ao fazer com que eles se sintam valorizados e encorajados a buscar a melhor performance.
Neste tempo de pandemia, muitas empresas sentiram que seus colaboradores ficaram desmotivados, muitos com medo e outros até deixaram de aproveitar momentos importantes com a família.
Diante disso, a necessidade de inovar e engajar a equipe novamente aumentou de uma forma muito grande, considerando que prêmios físicos e dinheiro já não cumprem mais esse papel.
Uma pesquisa mostra que 60% dos gestores norte-americanos classificam que recompensas em dinheiro ou prêmios físicos tiveram um baixo retorno. Desta forma, o jeito mais eficaz na hora de premiar seus funcionários é através de experiências.
Essa pesquisa foi feita pela pela Incentive Federation, eles representam todos os aspectos do marketing de incentivo.
Por que premiar com experiências pós pandemia?
Existem muitas vantagens ao premiar seus colaboradores com experiência pós pandemia, como, por exemplo:
- Experiências fazem com que os seus colaboradores e clientes vivam um momento único;
- Premiar com experiência cria uma memória diretamente relacionada a sua empresa.
- O colaborador pode aproveitar com quem ama;
- Uma equipe feliz e motivada produz e entrega melhores resultados.
É imprescindível que a distância que a pandemia promoveu, não interfira no desempenho dos colaboradores. Muitas empresas se renderam, por necessidade, ao home office e acabaram afastando-se, gerando falta de entrosamento e empenho de muitos.
A importância de reconhecer para engajar
Os gestores precisam mostrar confiança no trabalho de suas equipes, para que eles possam ter autonomia e liberdade para executar com êxito as funções que lhe são dadas.
Mas, acima de tudo, para esses colaboradores é importante buscar ser reconhecidos quando realizam trabalho efetivo.
O reconhecimento e valorização é fundamental para que os funcionários deem o melhor de si e queiram permanecer na sua empresa. E, também, ajuda a criar uma boa imagem da empresa para atrair novos talentos para o time.
É importante reconhecer e recompensar dois tipos de performance: comportamento e desempenho.Produtividade e como ela é colocada em prática é um ponto essencial a ser observado
Dicas de quando premiar pós pandemia
O mercado de Marketing de Experiências oferece algo de valor emocional e intangível para o funcionário que irá melhorar os resultados dentro da sua empresa através de programas de incentivo.
Isso porque experiências inesquecíveis, além de chamarem mais a atenção do funcionário, possibilitam que esse colaborador viva um momento com alguém que ele ama e guarde essa lembrança para sempre
Confira algumas dicas para entender quando premiar o seu colaborador após pandemia:
1.Campanha de incentivo à novas ideias
Ao criar uma campanha de incentivo à novas ideias, você propõe que seu colaborador traga novidades que possam ser implementadas. A recompensa para as melhores sugestões, com certeza, será em experiências.
2.Campanha por reconhecimento de horas trabalhadas
Em tempos de pandemia, com o home office, muitos colaboradores trabalham a mais do seu horário determinado, por já estarem em casa e não gastarem tempo com locomoção. Isso é um ponto que precisa ser notado, afinal, é o comprometimento e empenho do colaborador que está em jogo.
3.Campanha de aniversário
A pandemia fez com que datas, muitas vezes, consideradas como supérfluas para alguns, tivessem um maior significado. Por isso, é importante que a empresa se mostre preocupada e empenhada em fazer o colaborador feliz neste dia tão especial que é o seu aniversário.
4.Campanha de metas de venda batida
Ainda considerando que a pandemia influenciou bastante no home office, as equipes de vendas deixaram de ter seus gestores ali, cobrando diariamente um resultado positivo. Por isso, a campanha de meta de vendas é tão importante, para trazer resultados mais efetivos.
Experiência é a melhor estratégia
Ao premiar com experiências, você permite que o seu colaborador escolha a opção que mais lhe agrada, para que ele possa viver um momento único com sua família ou amigos.
Afinal, todos gostariam de ter a liberdade de escolher como aproveitar o prêmio que ganharam depois de todo seu esforço, principalmente em tempos de pandemia.
Conteúdo produzido pela equipe do O Melhor da Vida – agência de marketing de experiências