Marketing para Saas: descubra as melhores estratégias para o seu negócio
Por: Ideal Marketing
Publicado: 1 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 1 de fevereiro de 2022.
Marketing para SaaS é uma novidade para você? Aqui vamos te mostrar que bastam apenas cinco estratégias para atrair mais clientes. Vamos lá?
O mercado das plataformas SaaS está em constante expansão. Cada vez mais negócios têm surgido, aumentando a concorrência para solucionar problemas do público.
Como se já não bastasse a disputa para ser o melhor software, estar mais atualizado e oferecer os melhores recursos, as empresas também brigam pelo espaço de exposição da marca na internet.
Tanto na guerra quanto no mercado, ganha quem tiver a melhor estratégia. Por isso, dominar técnicas e recursos de marketing para SaaS é tão importante.
Neste conteúdo, separamos 5 dicas matadoras para aplicar no marketing da SaaS do seu negócio. Acompanhe com a gente.
Antes de tudo: Free Trial ou Freemium?
Antes de definir uma estratégia de marketing para SaaS, é importante saber que existem duas modalidades que envolvem o Product Lead Growth (PQL): o Free Trial e o Freemium.
Abaixo, falamos a definição e mais sobre cada uma:
Free Trial
Em tradução para o português, a palavra free significa grátis.
Ou seja, ao trabalhar com a modalidade Trial SaaS, o usuário passa a ter um prazo determinado para utilizar o software gratuitamente.
Algumas dúvidas geralmente aparecem nesse momento:
- Por quanto dias o trial fica disponível?
- Em quanto tempo vou conseguir ver os resultados da ferramenta?
- Os usuários vão conseguir acompanhar sozinhos?
Freemium
Já no freemium, o software fica disponível em tempo indeterminado, mas com limitações. Essas limitações podem ser ligadas às funcionalidades, capacidade, desempenho entre outras coisas, e servem para despertar o interesse na versão completa.
Um bom exemplo de serviço que utiliza esse método é o Dropbox, ferramenta que armazena e compartilha documentos em nuvem. Nele, você tem capacidade de armazenamento de apenas X megabytes no plano gratuito.Depois disso, é necessário assinar um plano pago.
Para decidir por qual modelo optar, é preciso pensar quem é a persona do seu negócio, ou seja, o cliente ideal. Também é recomendado fazer testes com as duas versões até determinar qual é a melhor para o seu empreendimento.
O que difere o marketing para SaaS das outras estratégias?
Diferente de outras estratégias mais tradicionais, o marketing para SaaS é pensado para melhor atender as necessidades do seu público e destacar os aspectos mais fortes do produto.
Isso porque, softwares são produtos com características particulares e que estabelecem uma relação diferente com seus usuários.
Algumas métricas do marketing para SaaS que você precisa seguir
Orientar todas as decisões de sua estratégia de marketing de acordo com dados é premissa básica para garantir o sucesso das campanhas e ações.
Entender os melhores canais de divulgação da plataforma e as maneiras mais assertivas de se comunicar com o público só é possível por meio da análise de métricas.
Abaixo, veja as 4 principais métricas para seguir no marketing para SaaS:
1. Os visitantes únicos
Em termos de site, os visitantes únicos são a métrica mais importante para entender se suas campanhas de marketing tiveram sucesso em aumentar a consciência do público sobre seu produto.
Por isso, é importante acompanhar de perto a curva de crescimento do tráfego do seu site. Para acelerar esse crescimento é recomendado adotar estratégias de tráfego orgânico.
E o SEO para SaaS impacta muito nesses resultados, lembre-se disso!
2. A taxa de conversão
A taxa de conversão é o percentual de contatos que evolui passando para a etapa seguinte da jornada de compra. Em termos de marketing digital, isso também pode ser entendido como um aprofundamento no funil.
Ou seja, essa taxa é o percentual de visitantes que se tornaram leads por meio de preenchimento de formulários. Da mesma forma, os leads que se tornaram cliente após um teste do produto.
Monitorar essa taxa é essencial para entender a efetividade das campanhas, afinal, o objetivo último de todo marketing é trazer novos clientes.
3. A taxa de rotatividade
Também conhecida como turnover, a taxa de rotatividade é outra na lista das métricas-chave do marketing para SaaS.
Ela pode ser analisada tanto nos dados de usuários de trial ou freemium que não realizam a contratação da plataforma, como também dos clientes pagantes que cancelam o serviço.
O alto índice de turnover pode significar que seu modelo de teste não atende às necessidades do público, ou ainda que o produto em si precisa de melhorias.
Por esse motivo, a taxa de rotatividade tem tamanha importância e deve ser sempre considerada na hora de medir o desempenho do marketing.
4. O Customer Lifetime Value (CLV)
O customer lifetime value, em português, valor de tempo de vida, é a métrica que indica o lucro médio que um cliente gera para empresa durante a duração do relacionamento.
Em empresas de SaaS, modelo de negócio de pagamento recorrente, essa métrica é um dos principais indicadores da saúde do negócio.
Para o marketing, esse dado serve de base para entender se o custo de aquisição de novos clientes está dentro do aceitável e se o ciclo de venda não está longo demais.
5 estratégias fundamentais do marketing para SaaS
Para além do conhecimento técnico, é preciso também saber elaborar essa estratégia em etapas práticas.
Abaixo, separamos algumas dicas para nortear seu marketing para SaaS:
Estratégia 1: Período de teste
Como falamos aqui no texto, o período de testes, ou trial, é uma das opções de recurso para qualificar leads por meio do uso do produto.
Segundo especialistas, estratégias de PQL, lead qualificado pelo produto, podem ter aproveitamento 80% melhor comparadas a outras mais tradicionais de marketing.
Ao optar por trial de tempo limitado uma empresa tem maior previsibilidade do custo de investimento na aquisição dos clientes sem perder o potencial de geração de leads.
Estratégia 2: Oferta para quem indica
Outra alternativa para o marketing digital para SaaS é oferecer uma oferta ou um bônus especial para assinantes que indiquem o produto para outros..
A ideia é muito simples e funciona em diferentes versões para SaaS. O custo desse tipo de ação costuma ser baixo comparado ao potencial exponencial do resultado
Se você quiser, é possível até realizar parcerias com influenciadores digitais para indicação dos seus produtos ou serviços.
Ou seja, você pode, e deve, usar o Product Led Growth (PQG) a seu favor.
Estratégia 3: Não se esqueça do Outbound Marketing
Engana-se quem pensa que o Outbound Marketing não é de grande importância para quem está trabalhando com o marketing para SaaS.
Popularmente conhecido como marketing offline, ou seja, aquele que fazemos fora do digital, como propagandas de rádio, televisão e revistas, por exemplo, o Outbound Marketing ajuda você a vender a sua plataforma SaaS, principalmente se a assinatura tiver um preço mais salgado do que os praticados no mercado.
Trabalhando com essa estratégia, você consegue concentrar um diálogo com executivos e tomadores de decisões das empresas.
Isso, obviamente, com uma equipe de vendas qualificada e que não negligencia os esforços feitos para atrair o público-alvo por meio do ambiente digital.
Estratégia 4: Suporte ao usuário
Ao trabalhar com o marketing digital para SaaS, é preciso se lembrar que o suporte ao usuário conta bastante, ainda mais se ele ainda estiver decidindo pagar a assinatura da sua plataforma ou não.
A ideia aqui é que o seu potencial cliente fique mais apto a utilizar o sistema oferecido pelo seu empreendimento.
Por isso, sempre que possível grave e envie para ele vídeos com passo a passo de como utilizar o seu software.
Estratégia 5: Utilize depoimentos de outros clientes
Você já entrou em um site e se deparou com depoimentos de clientes daquela empresa, seja em vídeo e/ou texto?
Talvez seja o momento de você começar a usar esse recurso, o que também é ótimo para o SEO para SaaS.
Isso porque depoimentos de pessoas que já solucionaram os seus problemas por meio do serviço fornecido pelo seu negócio dão a credibilidade necessária para você conquistar mais clientes.
Para você conseguir captar um depoimento – pode ser uma pequena frase que fale dos benefícios da sua plataforma -, basta enviar um e-mail para todos os assinantes pedindo para deixar um comentário.
Em troca, você pode dar a eles desconto na próxima mensalidade ou, até mesmo, um mês gratuito.
Mas atenção: é necessário observar as regras vigentes na sua cidade antes de fazer esse tipo de disparo em massa, especialmente quando começar a vigorar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que, de maneira bem simples, é a norma que protege pessoas contra contatos indesejados.
BÔNUS: Inbound Marketing para SaaS
Caso você não saiba, o Inbound Marketing é a principal metodologia para quem quer trabalhar com marketing digital para SaaS.
Com ele, você consegue trabalhar várias estratégias, pois o seu significado é marketing de atração.
As estratégias que você pode adotar para tornar a sua plataforma visível para todos são:
Marketing de Conteúdo
Se a sua empresa não possui um blog, então significa que você está perdendo a chance de ter muitos clientes.
O blog é a ferramenta número um quando falamos sobre Marketing de Conteúdo, que é a principal estratégia quando se trabalha com o Inbound Marketing e SEO para SaaS.
Com essa página, você é capaz de colocar conteúdos relacionados ao segmento do seu negócio, a fim de atingir o maior número possível de pessoas na internet.
Dessa forma, a sua marca ganha autoridade necessária no mercado e se torna referência no assunto, atraindo leads, que são os potenciais clientes do seu empreendimento.
Geração de Leads para SaaS
Quem trabalha com SaaS sabe que as vendas podem ser complexas e, por isso, contar com uma geração de leads pode ajudá-lo a melhorar as atividades.
Para te ajudar nesse processo, conte com a criação de conteúdo útil e relevante voltado para os seus possíveis consumidores. Isto é:
- Materiais ricos, como eBooks, webinars whitepapers, por exemplo;
- Pesquisas feitas com o mercado;
- Podcasts e transmissões ao vivo em seu canal no YouTube.
Essas são apenas 3 opções de muitas que você pode encontrar e viabilizar a geração de lead para SaaS sem problemas.
Coloque em prática tudo o que aprendeu!
Ao longo deste conteúdo você descobriu o que é uma plataforma Saas, quais são as suas plataformas, quais métricas que você precisa seguir e como o Inbound Marketing, que é o marketing de atração, pode te ajudar nessa empreitada.
Ainda conheceu termos como PQL (Product Qualified Lead), PLG (Product Led Growth) e SEO para SaaS.
Além disso, você viu cinco dicas que são infalíveis para qualquer empreendedor que deseja que sua marca seja reconhecida no mercado pela satisfação que traz para todos os seus clientes.
Agora, você precisa colocar tudo isso em prática. Portanto, deixe de preguiça e comece a trabalhar nas estratégias e no marketing digital para a sua plataforma Saas. Boa sorte!