Entenda o que um software de gestão pode fazer pela sua empresa
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 1 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 1 de fevereiro de 2022.
É impossível imaginar como seria a vida em pleno século 21 sem a existência do computador e tudo o que está relacionado a ele (internet, smartphones, redes sociais, aplicativos etc.).
Isso vale para as pessoas, como indivíduos e sociedade, mas não poderia ser mais verdade quando se trata das empresas.
As atividades em curso nos diferentes departamentos de uma companhia não devem caminhar em paralelo, sem conexão entre si.
Quando isso ocorre, é grande o risco de que seus objetivos específicos se percam pelo caminho, não convergindo para o grande objetivo comum, que é o sucesso e bom desempenho da organização como um todo.
É nesse cenário que um software de gestão surge como um importante aliado!
Ele é capaz de centralizar e automatizar em um único sistema a realização e o controle de diversas atividades cotidianas da empresa, permitindo que elas aconteçam de maneira mais rápida e eficiente, em benefício de todo o conjunto.
Quer saber mais como um software de gestão pode ajudar a sua empresa? Então confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!
- O que é um software de gestão?
- Tipos de software de gestão?
- Benefícios que um software de gestão proporciona
- Como escolher o melhor software de gestão para a sua empresa
O que é um software de gestão?
Trata-se de um programa de computador que, de maneira inteligente, auxilia a companhia a otimizar a execução de suas atividades, aumentar a produtividade e otimizar o uso do tempo, entre outros benefícios.
O sistema permite que sejam feitos o registro, organização e análise dos diferentes dados e indicadores provenientes de cada setor da empresa.
Dessa forma, ao integrar as informações em um único local e emitir relatórios gerenciais que sejam abrangentes e aprofundados, oferece aos administradores melhores condições para a tomada de decisões estratégicas que visam o crescimento do negócio.
Tipos de software de gestão
Existem softwares de gestão desenvolvidos para atender a diferentes necessidades das empresas. Entre os mais utilizados, merecem destaque:
1. ERP – Planejamento de Recursos Empresariais
Esta é uma das modalidades mais comuns e populares entre os softwares de gestão.
Conhecido pela sigla ERP (da expressão em inglês Enterprises Resource Planning), o sistema é dividido em módulos e funcionalidades, permitindo, por meio da automatização do sistema, integrar e gerenciar diferentes setores e processos da empresa, tais como:
- gestão e controle financeiro;
- administração de processos contábeis e tributários;
- gestão de contratos;
- controle de estoques e logística;
- gestão de Compras e fornecedores;
- administração de Recursos Humanos;
- entre outros.
2. CRM – Gerenciamento do Relacionamento com Clientes
Este tipo de software de gestão cuida do bem mais preciso de qualquer empresa: sua base de clientes.
A plataforma CRM (Customer Relationship Management) centraliza, organiza e administra as informações que, em grande parte das empresas, encontram-se espalhadas em diferentes setores, o que certamente prejudica a maneira com que a empresa se relaciona com os clientes.
Dessa forma, por meio de um trabalho bem feito com o uso das ferramentas disponíveis no CRM, as áreas de Marketing e Vendas conseguem entender melhor a dinâmica das interações entre a companhia e seu público, analisando aspectos como histórico de ações, estágio do funil de vendas etc.
Assim, podem planejar e colocar em prática estratégias mais assertivas de relacionamento, a fim de conquistar mais clientes e novos negócios.
Benefícios que o software de gestão proporciona
O uso de um software de gestão permite o acompanhamento da evolução das diferentes atividades e processos da empresa, o que leva a um melhor controle gerencial.
Assim, de posse de relatórios que tragam efetivamente uma visualização abrangente de toda a companhia, os gestores estão em condições de identificar novas oportunidades de negócios, antecipar desafios financeiros e comerciais, e planejar investimentos em instalações, equipamentos e pessoas.
E os benefícios oferecidos por um software de gestão eficiente e completo não param por aí, como você pode conferir a seguir:
- Integração da rede de informações, permitindo maior assertividade para a tomada de decisões.
- Maior e melhor visão estratégica do negócio, culminando com um planejamento detalhado dos futuros movimentos da organização.
- Capacidade de antecipar eventuais crises de mercado e no próprio negócio.
- Administração financeira bem organizada.
- Controle eficiente do fluxo de caixa e do capital de giro.
- Controle de estoque confiável.
- Redução de despesas.
- Gestão de contratos com proteção e garantias.
- Oferta de produtos e serviços com mais qualidade.
- Desenvolvimento de novas estratégias e metas de vendas.
- Geração de valor aos clientes em toda a sua jornada de compra.
- Maior segurança no registro e armazenamento de informações e documentos.
- Otimização de processos, em linha com as normas nacionais e internacionais, visando o aumento de produtividade.
- Redução de retrabalhos.
- Eliminação de erros humanos em tarefas gerenciais.
- Melhor comunicação interpessoal
- Maior integração interdepartamental.
- Maior grau de autonomia para os funcionários.
- Aumento da produtividade, com o melhor aproveitamento do tempo.
- Melhora do clima organizacional.
- Diminuição dos riscos de acidente de trabalho.
- Fortalecimento da percepção da marca entre o público interno e externo.
Como escolher o melhor software de gestão para a sua empresa
A maneira mais eficiente de identificar o software de gestão que melhor se atende às necessidades de sua empresa é levar em consideração algumas questões relativas às funcionalidades que oferece, como as apresentadas a seguir:
-
Adequação
Identifique os setores da empresa que precisam ser melhorados. A partir daí, verifique quais são as atividades que necessitam ser aprimoradas.
- Usabilidade
O software é fácil e prático de ser utilizado? Suas funcionalidades trazem a economia de tempo desejada? A integração de dados mostra-se eficiente?
-
Praticidade
Trata-se de um software armazenado em nuvem, que pode ser acessado de qualquer lugar, ou deve ser instalado no servidor da empresa? Oferece uma versão para smartphone, para que os gestores saibam o que se passa na organização mesmo não estando presentes?
-
Gestão financeira
Como é feito o controle do fluxo de caixa e do capital de giro? O sistema realiza automaticamente operações como faturamento, verificação de contas a pagar e a receber, emissão de boletos e conciliação bancária (entre outras)?
-
Ordens de serviço
O software emite esse tipo de documento, alterando os valores de estoque e financeiro? É possível transmitir a ordem de serviço por e-mail?
-
Notas fiscais
O sistema emite NFs? Permite que sejam baixadas e enviadas aos clientes?
-
Controle de estoque
Quando uma venda é realizada ou uma nova remessa chega à empresa, a atualização das informações é automática?
-
Emissão de relatórios gerenciais
O sistema elabora relatórios relativos aos diferentes departamentos? Permite que as informações relacionadas a atividades similares sejam integradas?
-
Back-up
Qual é a segurança em termos de armazenamento de informações e de back-up que o software oferece?
Estes são alguns dos principais aspectos que devem, obrigatoriamente, serem levados em consideração para a escolha do melhor software de gestão para a sua empresa.
Uma boa solução ERP pode atender a todas as demandas mencionadas acima e muito mais.
O sistema, 100% online e armazenado em nuvem, conta com funcionalidades adicionais, como cadastro de clientes, ficha de evolução de vendas, agendamentos, entre outras.
Outro benefício oferecido é um teste grátis, sem compromisso, por 35 dias, para que sua empresa possa conhecer a fundo tudo o que o software oferece.
Gostou da dica? Então continue acompanhando o nosso blog da Ideal Marketing. Tem muito mais informação para você e sua empresa!
Conteúdo produzido pela equipe da Simples Agenda