Metas SMART: descubra o que são e a importância delas para o seu negócio!
Metas SMART, você sabe o que são elas e a importância delas para o seu negócio? Bom, podemos te adiantar que sua equipe nunca mais será a mesma depois que conhecer e aplicar esse método!
Já pensou ver sua equipe trabalhando de forma mais produtiva e motivada para tornar o seu negócio referência no mercado? Bom, com as metas SMART isso é possível!
Pois elas fazem com que os pontos de um plano de ação para alcançar o objetivo final da sua empresa sejam claros e objetivos, determinando o que cada um da equipe pode fazer pela empresa e pelo resultado.
Além disso, as metas SMART podem ser utilizadas também em situações até da vida cotidiana.
Então chegou a hora de conhecê-las, não é? Preparamos um conteúdo completo para te tirar todas as dúvidas sobre o assunto, confira!
Para começar a nossa conversa: o que são metas SMART?
O método SMART, de forma extremamente simplificada, é como se fosse um checklist que você usa para traçar suas metas.
Mas para explicar melhor, entenda que cada letra tem um significado, veja só:
S – Specific (em português, “específica”);
M – Measurable (em português, “mensurável”);
A – Attainable (em português, “atingível”);
R – Relevant (em português, “relevante”);
T – Time based (em português, “temporal”).
Todas essas siglas têm o seu papel na hora da definição dos objetivos do seu negócio de forma inteligente (por isso o nome “metas SMART”).
Para você conhecer melhor o significado dessas siglas, confira abaixo a descrição de todas!
S: Specific
Ao começar a utilizar o método SMART, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que todos que estão envolvidos em um projeto devem ter suas metas claras e bem definidas.
Para isso, o “S” vai te ajudar a tornar os seus objetivos específicos.
O resultado da utilização da primeira letra do método SMART é que você não torna esses objetivos algo genérico.
Ou seja, ao invés de planejar o “aumento das vendas dos cursos online da sua empresa”, você passa a pensar em “como aumentar as vendas dos cursos online da sua empresa em 10% em dois meses”.
Assim, o seu plano de ação se torna mais estratégico e a sua meta, específica.
Agora, para que você consiga, de fato, tornar o objetivo específico, é preciso responder às seguintes perguntas:
- O que esperamos alcançar com essa meta?
- Por que essa meta é importante para o negócio?
- Quem ficará encarregado por essa meta?
- Onde o plano de ação será usado?
- Qual a forma necessária para alcançar o objetivo final?
Para te ajudar com isso é necessário planejar. Veja um exemplo meta smart:
O que esperamos alcançar com essa meta?
Aumento de 10% nas vendas de cursos online em 2 meses.
Por que essa meta é importante para o negócio?
Para aumentar o lucro da empresa e, consequentemente, elevar o padrão de aulas remotas.
Quem ficará encarregado por essa meta?
Departamento de Marketing.
Onde o plano de ação será usado?
Em escolas particulares.
Qual a forma necessária para alcançar o objetivo final?
Cada colaborador da empresa deverá enviar um e-mail para um amigo dando desconto para um dos cursos disponíveis.
Desse modo, você e toda a sua equipe têm claro o que deverá ser alcançado.
M: Measurable
Além de específica, a sua meta precisa ser mensurável, pois só assim você saberá se o que foi traçado está progredindo positivamente ou não.
Pegando o exemplo meta SMART que vimos acima, suponha que você quer que quase todos os alunos que assistem aos cursos online da sua empresa se sintam satisfeitos e preparados.
Sem um acompanhamento dos números, você nunca vai conseguir descobrir se o plano de ação criado está surtindo efeito.
E se isso não acontece pode significar que você está perdendo dinheiro.
Para evitar que isso aconteça, basta responder a duas perguntas antes de criar uma meta mensurável:
- Qual o resultado que esperamos chegar com essa meta?
- Em quanto tempo vamos alcançar o objetivo final?
Então você pode seguir uma linha de raciocínio como essa:
Qual o resultado que esperamos chegar com essa meta?
Aumentar as vendas de cursos online em 10%.
Em quanto tempo vamos alcançar o objetivo final?
Em 2 meses.
A: Attainable
Sua meta é específica e capaz de ser mensurada? Ótimo, porque agora ela precisa ser atingível.
Mesmo que isso pareça ser bastante óbvio, é preciso prestar muita atenção na letra “M” do método SMART, pois se os seus objetivos não forem alcançados, isso pode gerar uma tremenda desilusão entre todos os membros da equipe.
E equipe desmotivada tem como consequência um negócio fragilizado.
Sendo assim, antes que você comece a criar a meta, se pergunte o seguinte:
- Nos baseando no histórico e na situação financeira da empresa, é possível atingirmos essa meta?
- Todos os colaboradores envolvidos acreditam ser capazes de atingir o objetivo final?
Considerando esses pontos, você e sua equipe passam a entender melhor se todo o plano de ação será efetuado com sucesso.
R: Relevant
Além de específica, mensurável e atingível, a meta também deve ser relevante. Não só para você, mas para todos da equipe.
Colaboradores que veem relevância no objetivo final têm mais tendência a se engajarem com a missão e trazer a lucratividade que o seu negócio tanto quer.
Ainda com o exemplo meta SMART que estamos elaborando, você tem o objetivo final de aumentar em 10% as vendas dos cursos online da sua empresa em 2 meses e ainda tornar os alunos preparados para enfrentar os desafios da profissão escolhida.
T: Time based
Por fim, o que falta para sua meta entrar no hall das metas SMART é torná-la temporal. Em outras palavras, as suas metas precisam ter um prazo.
No exemplo meta SMART que criamos mais acima, isso já está bem definido: em 2 meses as vendas dos cursos online devem aumentar.
As vantagens de aplicar as metas SMART no seu negócio
Agora que você sabe o significado de cada uma das letras das metas SMART, vamos apresentar agora as principais vantagens desse método para você!
Aumenta a produtividade de todos
Sim: as metas SMART são capazes de aumentar a produtividade de toda a sua equipe.
Afinal de contas, cada membro do projeto sabe quais são os pontos que devem ser alcançados em um prazo muito bem determinado.
Para você saber se realmente a produtividade da sua equipe aumentou, faça avaliação e entenda com seus colaboradores se a estratégia está indo como deveria.
Garante foco
Outra vantagem das metas SMART é tornar a equipe focada, uma vez que cada um sabe do seu papel dentro daquele projeto e quando é o quê precisa ser executado para que os resultados esperados sejam atingidos.
Torna o feedback mais fácil
O último benefício que vamos ressaltar sobre as metas SMART é a facilidade que você passa a ter em dar feedbacks para toda a equipe.
Isso porque as metas estão muito claras e você vai saber o que cada um precisa entregar para que todos sintam os efeitos do plano de ação.
Como os resultados do seu negócio se tornam positivos com as metas SMART?
No fim das contas, o método SMART funciona para empreendedores que desejam que as metas sejam realmente claras e objetivas.
Não adianta, por exemplo, você dizer a toda a sua equipe que a empresa precisa aumentar as vendas, sendo que não há um objetivo final para isso.
Quando há algo bem definido, como o exemplo meta SMART elaborado há pouco, em que o aumento de 10% das vendas dos cursos online deve ser alcançado em dois meses, tudo passa a funcionar melhor.
Isso quer dizer que você não perde tempo nem dinheiro ao utilizar as metas SMART, pelo contrário.
As metas SMART podem alavancar a sua empresa!
Bom, agora que você sabe o que é o método SMART e quais vantagens ele traz para a sua empresa, por que já não começar a sua aplicação agora mesmo?
Você vai ver que daqui um tempo utilizando as metas SMART, a produtividade de toda a sua equipe se tornará outra e cada vez mais clientes ficarão de olho no que a sua empresa é capaz de fazer por eles!
E se quiser saber mais sobre o mundo dos negócios, acompanhe nosso blog, você com certeza encontrará várias dicas para potencializar sua empresa e seu setor!