KPIs: o que são os indicadores-chave de performance e seu papel no e-commerce

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Publicado: 28 de janeiro de 2022 | Atualizado: 28 de janeiro de 2022.

Ter um e-commerce não é tarefa fácil: logística, qualidade do produto, satisfação do cliente, ferramentas de avaliação, motor de pagamento… Ufa!

São tantas coisas com as quais precisamos nos preocupar que nem sabemos, depois, medir se estamos tendo sucesso com nossa loja ou não.

É para isso que existem os KPI’s ou (Key Performance Indicator, indicadores-chave de performance, em inglês). Avaliando eles, você pode saber o sucesso que está tendo e para onde deve ir no seu planejamento.

Os indicadores-chave de performance são dados quantificáveis (como números, razões ou percentuais) vinculados a períodos e metas específicas. Por exemplo: o tráfego do e-commerce (métrica) pode ser estimado pela análise do número de visitantes, taxa de rejeição e outros índices (KPIs), calculados com base em dados anteriores ou pré-determinados.

Em quais KPI’s você deve ficar de olho?

1. Visitantes:

Pense no seu e-commerce como uma loja física. Se as pessoas não entram na loja, não conseguirão comprar, certo? Assim também é na internet. Para realizar vendas em um site, você precisa de pessoas visitando ele. Aposte em ações orgânicas, ações de redes sociais e até mesmo em ações de mídia paga para que isso aconteça. 

2. Vendas: 

Outro item que você precisa prestar atenção é na quantidade de pessoas que estão comprando na sua loja. Isso diz muito sobre a qualidade do seu anúncio, o quanto ele é atraente, qual a opinião do seu público sobre ele e muito mais. Além disso, cuidar ads suas vendas fala sobre a sua quantidade de lucro também. 

3. Conversão: 

Conversão fala de como você mede suas vendas. Se baseia no quanto de visitas você recebe x quanto de pessoas (desses visitantes) compram da sua loja. 

É muito simples fazer o cálculo de conversão. Você precisa pegar o número total de vendas de um período e dividir pelo número total de visitas desse período. Feito isso, você multiplica por 100 e saberá sua taxa de conversão. A média nacional de conversão, para você ter uma base, é de 1,65%.

4. Taxa de Rejeição: 

Taxa de rejeição (ou taxa de bounce) fala sobre o quanto sua loja está interessante para o seu usuário, ela é medida pela porcentagem de pessoas que acessa seu site e fica mais do que 3 segundos nele (ou, ao menos, espera ele carregar por completo). 

Isso diz que, a primeira impressão do usuário, é boa.

Essa métrica deve estar abaixo de 45%, sendo que resultados abaixo de 20% demonstram um comportamento excepcional do seu ecommerce e devem ser comemorados.

5. Carrinhos abandonados: 

Essa métrica é muito importante, te mostra que algo está errado no seu site. Pode ser: 

  • Preço mais alto que o do concorrente; 
  • Sua plataforma de pagamento não é boa o suficiente; 
  • O cliente tem dúvidas se sua loja é mesmo confiável. 
  • Etc. 

Carrinhos abandonados representam aquela parte de pessoas que vão em uma loja física e dizem “vou só ali buscar a carteira pra pagar e já volto” e nunca mais voltam. Algo fez essa pessoa desistir da compra. 

Sabendo a quantidade de pessoas que tem desistido, você saberá se algo está errado e ficará mais perto de saber o que é. 

6. Margem bruta:

A margem bruta é o lucro real que você ganha sobre o custo das mercadorias vendidas (CMV). Esse é essencialmente o seu lucro no produto após a venda, considerando quanto você gastou no inventário.

Por que medi-lo: saber quanto você ganha em cada venda é extremamente importante para garantir que você esteja crescendo e escalando adequadamente. Esta é uma métrica central para comparar com outros benchmarks para obter informações sobre a sustentabilidade do seu crescimento. 

Não adianta ter muitos acessos, uma taxa de conversão alta e consequentemente muitas vendas se você não está sendo lucrativo em cada uma dessas vendas.

7. Ticket médio: 

O ticket médio tem uma fórmula muito simples, basicamente você deve dividir o valor total de vendas de um período pelo número de vendas que ocorreram.

Dessa forma, você poderá entender na média qual o valor que os seus clientes gastam no seu ecommerce.

Agora que você já sabe os 7 principais indicadores-chave de performance que sua loja deve metrificar, vá com tudo e arrase nas suas vendas e na gestão do seu ecommerce.