Benefícios da educação a distância
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 26 de janeiro de 2022 | Atualizado: 26 de janeiro de 2022.
Quando acaba o Ensino Médio, é aberto um amplo leque de possibilidades para o futuro. Entre estas, está a modalidade EAD, que cresceu durante a pandemia.
De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, a porcentagem de alunos remotos atingiu 52% em 2019. Ou seja, o ensino presencial não é mais hegemônico como um dia foi, e a pandemia permitiu a consolidação da modalidade remota.
Mas não se engane: a adaptação provisória dos cursos presenciais, durante o isolamento social, não é EAD. O Ensino à Distância é planejado para ser feito de forma remota, dispondo de ferramentas específicas e ensino personalizado para tal.
Quer saber um pouco sobre os benefícios da Educação à Distância para guiar sua decisão? Vejamos um pouco sobre o assunto.
O que é Educação a Distância? E o que não é?
A Educação a Distância é uma modalidade de ensino remoto, em que o aluno não precisa frequentar uma sala de aula de forma presencial.
Isto não é uma novidade, ao contrário do que muitos pensam. Na verdade, há séculos o EAD é praticado por instituições de ensino. O que mudou foi o método: se antes era feito por meio cartas, hoje temos a nossa disposição ferramentas tecnológicas muito mais avançadas.
Podemos dizer que a modalidade EAD é o encontro do ensino com o que há de melhor na tecnologia atual. E lembre-se: o método EAD difere das medidas provisórias em decorrência do isolamento social.
Na Educação a Distância, o curso inteiro é personalizado para ser feito de forma remota. Não há improvisação. Há um misto entre materiais on-line, vídeo-aulas, aulas ao vivo e formas de tirar dúvidas com os professores e a coordenação, bem como atividades avaliativas virtuais.
Todos os cursos EAD são regulamentados pelo MEC. No Brasil, o regulamento da modalidade aconteceu por meio da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, havendo também o decreto 9.057, de 2017, atualizando a legislação.
Podemos dizer que existem 3 benefícios principais nesta forma de ensino. Vejamos quais são.
Os 3 maiores benefícios do Ensino a Distância
1. Pague valores mais acessíveis
Não são todos que podem pagar a mensalidade de uma faculdade privada. As aulas presenciais demandam uma estrutura física e limitam a quantidade de alunos – por consequência, limitam a quantidade de receita para a instituição de ensino.
Na modalidade EAD, esse problema não existe. A estrutura necessária para lecionar para 30 pessoas é a mesma para ter 300 alunos. Isso faz com que valores mais acessíveis aos alunos sejam praticados sem que isto represente uma ameaça para o caixa da IES.
2. Faça seus próprios horários
Para a realidade de grande parte da população, é impossível apenas estudar: é necessário conciliar o curso com os horários de trabalho. Isso faz com que a liberdade da modalidade EAD faça toda a diferença.
Em um curso presencial, os alunos precisam estar todos presentes no mesmo horário na instituição de ensino. A educação a distância abre possibilidades, fazendo com que alunos que trabalham façam seus próprios horários e se autogerenciem.
3. Utilize o que há de melhor em tecnologia educacional
Estamos vivenciando um período único na história. Temos o que há de melhor em tecnologia educacional — basta utilizá-la.
Temos hoje plataformas dedicadas à modalidade EAD, com ferramentas de gestão de dados que permitem personalizar o ensino e extrair o melhor de cada aluno. Os ambientes virtuais de aprendizagem estão cada vez mais desenvolvidos.
Veja se a instituição em que você pretende cursar a faculdade te dá esse suporte em infraestrutura.
Não caia nos erros comuns dos estudantes a distância
O erro mais comum dos alunos da modalidade EAD é não ter disciplina. Toda liberdade requer disciplina.
Para você ter um bom desempenho e aproveitar todos os benefícios, você precisará de uma rotina de estudos, mesmo que esta seja variável. Portanto, analise cada um dos seus dias da semana e defina quantas horas de cada um você utilizará para estudar.
Fique atento ao calendário de atividades e provas. Na modalidade EAD, não haverá uma pressão diária para estudar e prestar atenção às aulas; portanto, é sábio que essa demanda venha de você mesmo.
Certifique-se de que há tempo para descanso. Todo dia tem 24 horas; mas, se você não tem tempo para dormir direito, não ache que seu rendimento no trabalho e nos estudos serão bons.