O Marketing Digital nos aplicativos de empresas

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Publicado: 26 de janeiro de 2022 | Atualizado: 20 de março de 2023.

Hoje em dia parece que existe aplicativo para tudo, não é mesmo?!

Sim, além daqueles aplicativos que nos oferecem benefícios “gratuitamente”, existem também os aplicativos das grandes empresas das quais você é cliente, que, cada vez mais, incentivam que o cliente baixe o seu app.

Grandes empresas que não têm aplicativos, provavelmente estão desenvolvendo um nesse exato momento. Os aplicativos são muito importantes para suas estratégias de marketing, e, consequentemente, de vendas.

Nenhum aplicativo é gratuito

Você tem aplicativo no seu smartphone de clima, de meditação, de edição de fotos, de relacionamentos, de lembrar de beber água, de lembrar de dar uma pausa no trabalho, de performance esportiva e por aí vai…

Mesmo aqueles que são, supostamente gratuitos, você “paga” ao ver os anúncios do aplicativo.

Já naqueles que realmente são pagos, mas oferecem uma versão gratuita, você tem muitas limitações de funções ou você precisa ver anúncios. Ou ambos!

Nos aplicativos das empresas, você não precisa pagar e nem ver anúncios, a não ser, claro, os deles. 

O que muita gente não percebe, é que os aplicativos das empresas existem para coletar informações sobre os usuários/clientes, para que a empresa possa ser mais assertiva com seus anúncios e até mesmo com suas notificações.

E tudo isso baseado nas permissões que você deu acesso ao app. Com informações sobre sua navegação, buscas, fotos e outros dados, como geolocalização, o app pode te enviar uma notificação em um momento crucial, quando você está prestes a comprar um produto, ou passando perto de uma filial desta empresa.

O que as empresas oferecem nos seus apps e o que elas ganham

Muitas empresas “forçam” seus clientes a baixarem seus Apps, diminuindo o atendimento por outros canais e “vendendo” a facilidade de que tudo será resolvido pelo app.

O que as empresas oferecem nos seus apps:

  • Atendimento mais rápido
  • Descontos
  • Acesso a produtos exclusivos e promoções
  • Facilidade para resolver problemas

O que as empresas ganham nos seus apps:

  • Cliente fidelizado
  • Comunicação direta com o cliente através de notificações
  • Informações sobre os hábitos e localização do cliente
  • Custo menor de publicidade
  • Maior conversão de vendas

De fato, a maioria dos aplicativos, sendo de empresas ou não, facilitam bastante as nossas vidas, no entanto cada aplicativo que nós baixamos e permitimos acesso aos dados dos nossos telefones, estamos “dando” muitas informações de “mãos beijadas” para eles.

Como funciona o marketing desses aplicativos

Imagina que você está passando pela rua e recebe uma notificação da farmácia X, informando que criou um cupom exclusivo de desconto para você no pacote de fraldas da marca Y.

Curiosamente você está próximo(a) a uma loja dessa rede de farmácias e mais curioso ainda é a coincidência de você estar justamente precisando comprar fraldas.

Não existe coincidência, o app usou sua geolocalização e, provavelmente, suas pesquisas recentes, ou simplesmente já tem registrado todas as suas compras nas lojas físicas e online e sabe que você é um pai ou uma mãe que compra fraldas com uma determinada frequência.

Tem mais, com os apps e as informações de suas compras anteriores nessa rede de farmácias, eles podem te dar um cupom de desconto até grande, pois segundo seus costumes de compras, você vai comprar outros produtos.

Isso, além de aumentar o ticket médio, faz com que você compre outros produtos sem o desconto, que, possivelmente, tem maior margem de lucro.

Lógica semelhante usa o aplicativo de gás de cozinha, que manda mensagem para seus clientes quando o gás está prestes a acabar.

Mas como um aplicativo sabe de uma informação que muitas vezes nem o(a) dono(a) da casa, que cozinha todo dia sabe?

Simples caro(a) leitor(a), seus hábitos de compra, pela média que dura o seu botijão de cozinha.

E o Whatsapp que é gratuito e não tem anúncio?

Bom, o app de troca de mensagens, que, aparentemente é gratuito, faz parte do conglomerado do Sr. Mark Zuckerberg, que também integra a empresa, o Instagram e o Facebook, entre outros.

Nesse caso o produto é você!

Embora o WhatsApp de fato não exiba anúncios e nunca tenha cobrado 1 centavo dos seus usuários, ele coleta bilhões de informações de cada uma das pessoas que usa o app. 

Embora a empresa negue que venda essas informações, ela mesmo desfruta dessa riqueza de dados nos anúncios de terceiros que você vê no seu feed do Instagram ou Facebook. 

Você dá os dados de graça, o Grupo Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp etc…) lucra vendendo anúncios.

Simples assim.