Vendedor interno: quem é e quais são suas funções em inside sales
Vendedor interno é uma função que existe há muitos anos e é fundamental para o desenvolvimento do setor de vendas nas empresas, mas o que fazem os vendedores internos e como eles atuam na área de inside sales?
No mundo das vendas, existem muitos tipos de produtos, estratégias e é, claro, vendedores.
E decidimos fazer um conteúdo especialmente para focar no modelo mais tradicional de profissional da área: o vendedor interno.
Mas quem é esse profissional e qual é a diferença dele para o vendedor externo?
Bom, a principal diferença entre vendedor externo e interno é o local de trabalho e, consequentemente, as ferramentas utilizadas.
Os vendedores internos trabalham no escritório, conduzindo as negociações por ligações telefônicas, mensagens, e-mails e chats, por exemplo. Já o vendedor externo trabalha na rua, visitando clientes na empresa, conduzindo as negociações pessoalmente.
O fato é que os vendedores internos são essenciais para o bom andamento da empresa e vamos te explicar o porquê com os seguintes tópicos:
Quem é o vendedor interno?
Como já explicamos na introdução, vendedor interno é aquele profissional de vendas que atua de dentro do escritório.
Ele conduz as vendas e as negociações por meio de telefone, e-mail, mensagens e WhatsApp. Todo o processo é feito dentro da própria empresa.
Ou seja, o vendedor interno não se encontra diretamente com o cliente, por isso é fundamental que ele domine todas as estratégias de vendas, além de ser essencial uma boa escrita e boa comunicação.
Quais são as funções de um vendedor interno?
Abaixo, listamos as principais características do trabalho de um vendedor interno:
- Entender as necessidades e desejos do cliente;
- Dominar o conceito de inside sales;
- Saber se comunicar de forma remota com o cliente;
- Dominar e entender todas as etapas do funil de vendas;
- Entender todas as características do produto a ser oferecido e vendido;
- Trabalhar em conjunto com a equipe de marketing para atrair mais clientes.
Ou seja, quem trabalha com vendas internas precisa estar completamente pronto para atender o cliente e o deixar satisfeito mesmo que a distância, pois ele precisará confiar no profissional e no seu trabalho ainda mais!
Quais conhecimentos e habilidades preciso ter para trabalhar com vendas internas?
Existem algumas diferenças entre vendedor interno e externo.
No caso dos vendedores externos, é fundamental impressionar o cliente, afinal de contas, a primeira impressão é a que fica, sendo assim, uma boa comunicação e apresentação pessoal é essencial para esse profissional.
Já os vendedores internos, além de se atentar a tudo isso, precisa dominar também a comunicação remota e os avanços tecnológicos dela.
Também é fundamental ter uma boa escrita, afinal muitos meios de comunicação utilizam, basicamente, mensagens de texto e e-mails.
Também é muito importante conhecer os valores da sua empresa e todas as características do produto.
Afinal, passar todas as informações necessárias para o cliente é muito importante, além é claro, de tirar todas as dúvidas que possam surgir no processo da venda.
Embora isso não seja foco apenas de quem cuida de venda interna, mas externa também.
Por fim, como em todos os negócios, é fundamental estabelecer uma boa relação com o cliente.
Ser simpático, atencioso e respeitoso é obrigatório e faz muita diferença!
Além de ajudar na venda, também faz parte do processo de fidelização do cliente.
O que é inside sales?
Inside Sales pode ser traduzido como vendas internas e é o modelo de trabalho dos vendedores internos.
As inside sales são uma vertente do modelo tradicional de negócios.
Isto é, dentro desse modelo de negócio, as vendas são realizadas de forma remota, por meio de telefone, e-mail, etc.
No Inside Sales, o principal protagonista é o vendedor interno.
Como falamos acima, é função dos vendedores internos realizar o processo de vendas de dentro da empresa, de forma remota, contando com uma boa comunicação tecnológica, boa escrita e persuasão por meio de videochamadas online e etc.
Como implantar vendas internas no seu negócio?
Se você tem um negócio, gostou do modelo de Inside Sales e quer implementá-la no seu negócio, saiba que é preciso planejar e investir de maneira correta para que o modelo dê resultado.
Existem alguns caminhos que podem ser seguidos para a implementação do modelo.
Primeiro, é necessário ter uma empresa estruturada para aplicar as vendas internas.
Isso significa que é essencial ter uma boa rede de internet e telefone, vendedores qualificados e um ambiente favorável.
Como todo novo conceito, é necessário tempo e bastante treinamento para que os vendedores internos consigam aplicar o inside sales.
Por isso, todo apoio, treinamento e paciência são fundamentais para um bom desenvolvimento do negócio.
Também é muito importante que a equipe de vendas (seja ele vendedor interno e externo) trabalhe em conjunto com a equipe de marketing.
O material produzido pelo marketing é essencial para auxiliar os vendedores no processo de vendas e pode fazer muita diferença.
Vendedor interno é o presente e o futuro!
Como falamos no começo do texto, a profissão de vendedor existe há anos e sempre se reinventou, sendo muito importante para o nosso desenvolvimento como sociedade.
Agora, com novas tecnologias surgindo quase diariamente, a profissão vem se adaptando à realidade.
Como vimos, o profissional de vendas internas utiliza o modelo de inside sales para o trabalho, apostando em comunicação tecnológica, principalmente por meio de mensagens, videochamadas e produção de vídeos.
Portanto, é fácil dizer que as vendas internas são o presente e o futuro do modelo de vendas!
Se você gostou do texto e quer saber mais sobre Inside Sales, vendedor interno e externo e marketing digital, entre no nosso blog e confira os artigos que fizemos especialmente para você.
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