Marketing BI: tudo o que você precisa saber sobre essa nova estratégia da Era Digital
Por: Ideal Marketing
Publicado: 21 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.
Marketing BI é uma estratégia que ajuda na análise do desenvolvimento e planejamento do seu negócio. Mas como ela funciona, quais são seus melhores benefícios e como pode ser aplicado no marketing digital da sua empresa?
Na Era Digital que vivemos, o mundo dos negócios digitais não é mais o futuro, e sim o presente.
E se você já faz parte desse mundo (ou pretende fazer), sabe que cada detalhe importa para um bom desenvolvimento do negócio. E é aí que entra o marketing BI (business intelligence).
E se você se interessou e quer saber mais sobre a estratégia, Era digital/marketing digital, business inteligence e suas relações, acompanhe algumas informações e dicas que preparamos para você e para o seu negócio!
O que é Business Intelligence?
A estratégia de Business Intelligence (também chamado de BI) pode ser explicada como um conjunto de ferramentas e técnicas que tem como objetivo analisar dados e transformá-los em informações úteis para o negócio.
As grandes empresas sempre utilizaram essa estratégia e muitas decisões importantes foram tomadas graças a ela.
E com a evolução da internet e o crescimento da importância do marketing nas empresas, o business intelligence também se reinventou.
Com isso, surgiu o business intelligence no marketing digital, também conhecido como marketing BI!
O que é o BI no marketing digital?
Basicamente, o marketing BI é como o business intelligence (BI) aplicado na área do marketing.
Ou seja, são ferramentas e técnicas utilizadas dentro do marketing para coletar e analisar dados de futuros clientes, planejamentos e investimentos.
Essas informações ajudam nas tomadas de decisões dentro do marketing.
Podemos usar como exemplo o caminho que o cliente faz para efetuar a compra.
Como ele chegou ao perfil de vendas, quais são suas curtidas e seus acessos, qual é o seu perfil de cliente. Tudo isso é coletado e analisado, oferecendo informações importantes para a empresa.
Para fazer essa coleta e análise no marketing personalizado, é importante ter em mente 4 perguntas:
- O que está acontecendo no departamento analisado?
- Por que está acontecendo?
- O que vai acontecer a partir de agora?
- Como podemos melhorar o que está acontecendo?
Com esse planejamento bem feito, o marketing BI consegue coletar muitas informações importantes, auxiliando sua empresa a tomar melhores decisões no marketing, melhorando seu planejamento e desenvolvimento.
Benefícios da ferramenta BI no marketing
Agora que já explicamos o que é business intelligence e marketing BI, vamos falar um pouco dos benefícios que essa ferramenta traz para o marketing do seu negócio.
Podemos começar com o alto custo-benefício da estratégia, afinal essa análise traz um grande retorno de investimento.
Isto é, com o BI no marketing personalizado, sua empresa consegue analisar seu desenvolvimento no marketing, reparando erros e ajudando na tomada de decisões.
Além disso, o marketing BI permite que sua empresa melhore todo o desempenho nas redes sociais, algo essencial para os seus resultados.
Por exemplo: as publicações nas redes sociais poderão dar mais engajamento orgânico, com novas interações; os conteúdos produzidos pela empresa poderão ficar mais bem ranqueados nas plataformas de pesquisas e os potenciais clientes poderão ser mais atingidos por campanhas de marketing.
O fim dos achismos
Como falamos anteriormente, a Era Digital mudou o mundo.
Hoje em dia, tudo é feito na internet, de forma mais fácil e prática.
E isso se aplica também ao marketing, afinal, com a internet, surgiram ferramentas e estratégias que permitiram e permitem uma melhor análise da área e seus resultados.
Ou seja, com o marketing BI, não existe mais a cultura do achismo nas agências.
O desenvolvimento digital permite análises profundas com resultados e informações certeiras, que acabam ajudando muito no desenvolvimento da empresa e até dos próprios funcionários.
E é justamente por isso que o business intelligence no marketing digital é muito difundido e usado nos negócios online.
3 ferramentas de marketing BI
Já falamos bastante sobre business intelligence e marketing digital, o que são e como impactam no negócio.
Agora, vamos te mostrar as três principais ferramentas para aplicação de tudo isso que falamos no texto: o marketing BI ou marketing personalizado. São elas:
- Optimizel;
- Microsoft Power BI;
- Tableau.
Marketing BI é a estratégia que faltava para o crescimento do seu negócio!
O marketing BI é fundamental para o crescimento do seu negócio.
Com essa ferramenta, o desenvolvimento do marketing da sua empresa é exponencial.
E você já sabe, né? Se o marketing cresce, o resto da empresa e, principalmente, as vendas crescem junto!
É claro que para isso acontecer, é necessário ter um bom plano de marketing onde o business intelligence possa ser aplicado.
E como já sabemos, se bem aplicado, essa estratégia permite que você analise tudo dentro do marketing, norteando e desenvolvendo o seu negócio.
Portanto, se você quer mudar o marketing da sua empresa, investindo para desenvolver a médio prazo, não perca mais tempo e aplique já o marketing BI.
Com ele, sua empresa pode apresentar melhores resultados de marketing e, consequentemente, de vendas.
Se você gostou do texto e quer saber mais sobre business intelligence, marketing personalizado e mundo digital, não deixe de acessar o nosso blog para ter novos conhecimentos, sugestões e dicas de marketing digital!