Marketing Led Growth e Product Led Growth: descubra o que é e como ele pode alavancar o seu negócio

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Publicado: 18 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.

Marketing Led Growth e Product Led Growth são modelos de negócio que têm como objetivo aumentar o número de clientes e engajamento das empresas. Mas o que está por trás desses modelos, quais são suas vantagens e como eles podem ajudar o seu negócio a crescer?

No mundo dos negócios, principalmente depois do surgimento e da popularização da internet, inúmeros modelos de captação de novos clientes surgiram para todos os tipos de empresas.

E dentro desses modelos, a principal ferramenta foi, é e sempre será o marketing.

Mas como o marketing pode ajudar um negócio a crescer? Bom, com um plano progressivo de marketing que tem como objetivo atrair e qualificar novos clientes.

Isso pode ser entendido como Marketing Led Growth, que tem como resultado o MQL (marketing qualified lead), o qual é muito importante por se tratar de um cliente qualificado para a empresa, com um custo de aquisição baixo.

A questão é que MLG e MQL são bem interessantes, mas vamos com calma!

Antes disso é preciso entender um pouco sobre Product Led Growth e experiências do usuário. Então, fique tranquilo! Tudo isso será explicado mais à frente!

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre MLG, MQL (marketing qualified lead) e Product Led Growth, veja algumas informações que separamos para você!

O que é Product-Led Growth?

o que é marketing led growth

O Product-Led Growth pode ser entendido como uma estratégia do mercado.

Nela, o produto é o centro da captação de clientes.

Ou seja, no processo de aquisição de novos clientes, o produto é o que vai garantir essa captação e retenção deles.

Portanto, é óbvio dizer que o sucesso dessa estratégia de mercado se deve à qualidade do produto.

Mas não é só isso!

Além de ser bom o bastante para atrair clientes, o produto também precisa ser bom para retê-los e fidelizá-los, sempre buscando novos clientes em potencial.

Agora que o Product-Led Growth já está entendido, podemos partir para o Marketing Led Growth.

Assim como PLG, o MLG é uma estratégia de mercado, mas é preciso tomar cuidado, pois são duas coisas completamente diferentes (explicaremos essas diferenças no próximo tópico).

O MLG tem como principal objetivo a captação e qualificação de novos clientes e leads, estabelecendo um plano de marketing que foca exatamente nisso.

A partir dele temos o Marketing Qualified Lead (MQL), que é o resultado de todo o processo do plano de marketing referente aos clientes e potenciais clientes.

Quais são as principais diferenças entre Product-Led e Marketing Led Growth?

Agora que já entendemos o que é Product-Led e Marketing Led Growth (apesar das diferenças, vale lembrar que ambas podem trabalhar em conjunto), vamos cumprir com o prometido acima e explicar as principais diferenças entre esses dois modelos de mercado!

A primeira diferença está na capacidade de medir o crescimento do produto.

O Marketing-Led não é suficiente para acompanhar o crescimento do produto, ao contrário do Product-Led.

Isso acontece porque o MLG é voltado para o marketing e não para o produto em si.

Ou seja, as pessoas querem comprar pelo marketing e não pela qualidade do produto.

Já o Product-Led é completamente focado na experiência do usuário com o produto.

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Product-Led Growth (PLG): porque ele é tão importante para quem trabalha com experiência do usuário?

Como vimos acima, o PLG é uma excelente estratégia de negócios para quem vende um ótimo produto, pois é ele que está no centro das atenções.

Dito isso, é fácil entender porque ele é tão importante para quem trabalha com experiência do usuário.

Afinal, com o produto sendo o centro de captação de novos clientes, a experiência do usuário é fundamental para o seu sucesso.

Se a experiência foi boa, esse cliente irá consumir cada vez mais, além de indicar o produto para mais pessoas, gerando um crescimento no número de clientes.

Além de ser bom, o produto também deve ser fácil de usar e, junto com a plataforma de vendas, fácil de ser entendido.

Ou seja, para captar novos clientes apenas com o produto, é preciso que ele e a plataforma de vendas sejam de fácil uso, tornando tudo mais fácil para o futuro cliente.

Também é importante mencionar que o Product-Led Growth permite que os leads sejam cada vez mais qualificados, visto que ele só vai atrás do produto que gosta, melhorando e muito as taxas de MQL.

Isso faz com que os leads se aproximem cada vez mais da empresa e do produto.

Product-Led Growth e Marketing Led Growth em conjunto podem ajudar seu negócio a crescer!

PLGrowth e MLG são estratégias diferentes, mas que podem ser usadas em conjunto para alavancar seu negócio, captando e qualificando leads e gerando engajamento orgânico!

Para isso acontecer de forma fluída, é fundamental se atentar a experiência do usuário, pois como já explicamos acima, ela é fundamental dentro do plano de Product-Led Growth a partir do momento que ele só serve com um bom produto à disposição.

O Marketing Led Growth também causa um grande impacto na obtenção de novos clientes, visto que tem como principal objetivo disseminar e qualificar novos clientes em potencial, fazendo campanhas e publicidade de forma maciça.

Muitas empresas de sucesso apostam nesse modelo!

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