Estratégias de Marketing Digital para o setor de serviços

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 11 de janeiro de 2022 | Atualizado: 11 de janeiro de 2022.

O marketing digital já faz parte da vida de muitos empreendedores, sejam eles digitais ou não, e agora tem feito a diferença no setor de serviços, atraindo e fidelizando muitos clientes.

Esse novo formato de marketing atrai milhares de pessoas que buscam reconhecimento no meio digital e uma chance de fazer seus serviços chegarem a novos interessados, tudo isso utilizando apenas plataformas de mídias digitais como, por exemplo, as redes sociais.

Mas aplicá-lo não é das tarefas mais simples, por isso, alguns estudos devem ser focados para saber quais estratégias se adequa melhor favoreceram o tipo de serviço que você está oferecendo. Conheça agora algumas estratégias de marketing digital para o setor de serviços.

A internet e o marketing digital

A internet cresceu muito nos últimos anos. E esse crescimento favoreceu diversos setores de serviços que buscavam ser vistos pelo público e que, por algum motivo, não conseguiam isso.

Tudo mudou quando o conceito de marketing digital surgiu e forneceu a esses e outros profissionais a oportunidade de serem notados no meio digital, de modo a conseguirem engajamento e fidelização de clientes até de outros estados do país.

Mas como eu falei antes, as estratégias de marketing digital não são facilmente aplicadas e quando mal executadas não geraram nenhum resultado, pelo menos, não o esperado. A oportunidade gerada pelo mundo digital pode levar o setor de serviços a outros patamares.

As estratégias de marketing digital para o setor de serviços.

Não faz muito tempo desde que as empresas do setor de serviços apostavam tudo no marketing tradicional e nos representantes de vendas. Com isso, o gasto era significativamente alto e o gerenciamento de leads era deficiente, o que gerava pouco engajamento e consequentemente poucas vendas de serviços.

Eu sei que a confiabilidade que muitas empresas do setor de serviços têm quanto ao marketing digital pode gerar dúvidas sobre seu resultado, mas posso garantir que esse método tem grandes chances de beneficiar esse setor quanto beneficia as empresas do setor de produtos.

Vamos tomar como exemplo uma empresa de serviços de desentupidora, vale lembrar que essas estratégias podem ser úteis para pelo menos 90% das empresas de setores de serviços.

Mas, vamos lá. O primeiro passo é definir um objetivo, um erro comum é seguir o caminho sem um objetivo definido. O segundo passo é buscar por possíveis interessados e definir quais as estratégias de marketing digital melhores se adequam a necessidade da sua empresa.

Vamos falar delas no próximo tópico.

Em seguida temos a aplicação da estratégia e o investimento, mesmo que o marketing digital ofereça grande economia para as empresas do setor de serviços, ainda sim requerem um investimento.

Buscando clientes e escolhendo estratégias

A busca pelos clientes é feita vasculhando o imenso mundo da internet, mais precisamente, em mídias sociais, onde existe o maior número de possíveis interessados nos serviços que você, ou melhor, sua empresa, oferece.

Lembrando que essa estratégia serve para diversos setores de serviços como transportadores, construtoras e por aí vai. Na internet como na vida real, você tem que buscar pelos interessados, levar seus serviços até eles e oferecer. Ai que entra as estratégias.

A principal estratégia, é a que vai realmente funcionar para o setor de serviços em geral é o Inbound Marketing, onde o foco da empresa é basicamente atrair e encantar os possíveis clientes.

Nesse processo utiliza-se blogs, vídeos, newsletters (para captação de leads), SEO (muito utilizadas em sites para otimizar o mecanismo de busca do conteúdo da sua empresa de serviços), e-books, dentre outros.

Não vou mentir e dizer que a conversão de leads nessa estratégia é rápida, mas sim, vai gerar resultados bem animadores. É uma estratégia pensada a longo prazo.

Essa estratégia funciona igual a uma pescaria, você utiliza uma isca, no caso um banner, uma propaganda em um blog/site ou até um vídeo para fisgar o cliente para sua empresa.

No caso do nosso exemplo, pode-se utilizar um método de conscientização do porquê se deve contratar uma empresa especializada para desobstruir e desentupir encanamentos na sua casa, local de trabalho, etc.

O marketing digital para o setor de serviços não atua de maneira diferente ao setor de produtos, a captação de leads e a conversão deles para clientes, a divulgação em blogs, sites e mídias sociais. Otimização SEO, etc. 

São estratégias funcionais em ambos os casos e que geram um grande número de engajamento quando bem aplicados e ambos buscam conquistar o crescimento das vendas e novos interessados nos serviços que oferecem.

Porque devo utilizar também as redes sociais?

Uma empresa do setor de serviços não pode prender a busca de pessoas em ambientes aleatórios, como em sites de buscas. É necessário levar sua empresa até onde existem concentrações altíssimas de possíveis clientes.

Dessa forma, você pode conhecer seu público, entender o que ele necessita e como seu serviço pode beneficiá-lo e saber exatamente o que oferecer a ele e como levá-lo a finalização, ou seja, contratação dos seus serviços.