6 dicas para você não errar na criação do seu aplicativo
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 2 de dezembro de 2021 | Atualizado: 2 de dezembro de 2021.
Se engana quem pensa que basta uma caneta na mão e uma boa ideia para projetar um bom aplicativo.
Na verdade, é preciso muito mais do que isso, é fundamental estar antenado com o que há de mais novo no mercado, com as necessidades do público, a montagem do aplicativo e como transformar tudo isso em conversões.
É preciso considerar que hoje as pessoas fazem tudo pelo celular, de assistir suas séries favoritas até conferir o resultado das loterias, portanto, é preciso ter seus objetivos muito bem definidos, assim como, seu público alvo.
Está se sentindo meio perdido? Não se preocupe, selecionamos aqui algumas dicas para não errar ao criar o seu aplicativo, e se destacar nas app stores. Confira quais são.
1- Jamais subestime o potencial do App Store Optimization
Para quem não sabe, o App Store Optimizatio, (ASO) é o SEO dos aplicativos. Ele oferece ferramentas, ou estratégias, para conseguir melhores posições nas lojas de aplicativos móveis.
Tem como meta aumentar a visibilidade de um aplicativo, ou jogo, em uma loja de aplicativos, para aumentar os downloads orgânicos.
Um bom trabalho de app marketing também vai garantir que os usuários não se esqueçam do seu aplicativo. Acredite, isso é bem comum, após usar uma ou duas vezes as pessoas esquecem de um aplicativo e até o excluem do aparelho.
2- Use a descrição do aplicativo a seu favor
Tal como a plavra-chave para um site, descrever um aplicativo da forma correta pode fazer toda a diferença nos resultados.Como um bom exemplo, podemos citar as descrições na Google Play Store, que têm impacto direto com o ranking do app.
No mais é preciso considerar a capacidade de uma boa descrição de aumentar as conversões do aplicativo, por isso, é fundamental que seja feita sempre pensando no público que quer atingir, levando a ter interesse no que você está oferecendo.
3- Conheça o seu público-alvo
Antes mesmo de desenvolver o aplicativo é preciso definir quem é o seu público, para que sejam direcionadas ferramentas com utilidades específicas.
Feito isso, já pode começar a planejar as estratégias de marketing para alcançar esse público.
Dessa forma, quando desenvolver o aplicativo, já terá mais claramente algumas questões a serem consideradas na hora de agradar o seu público, desde a paleta de cores ideal, design, até funcionalidades mais específicas do seu app.
4- Considere as avaliações do público
Se todos soubesse o poder das avaliações, com certeza, testariam muito mais os aplicativos antes de enviarem para as app stores. Elas não só têm o poder de rankear os aplicativos, como de destruir uma reputação.
Por isso, é extremamente importante ter boas recomendações, até porque, esses feedbacks podem ser decisivos na hora das pessoas instalarem os aplicativos.
Ou seja, antes mesmo de publicar seu aplicativo, é fundamental fazer muitos testes antes, com amigos, parentes, vizinhos… garantindo que não apresente problemas básicos, que podem por em risco seu trabalho.
E se algum erro passar e seu aplicativo receber avaliações negativas, jamais ignore esses feedbacks, essa nunca é a melhor saída. Procure responder, dizendo que o aplicativo fará de tudo para corrigir os erros.
5- Não subestime o poder do ícone do aplicativo
Não caia nesse, que é um dos grandes erros cometidos pelos desenvolvedores de aplicativos. É preciso caprichar no ícone, que é a primeira impressão do usuário e, acredite, ele pode até baixar um app em cinco segundos por conta de um bom ícone.
Por isso, é fundamental investir na qualidade de imagem, apostar em uma boa paleta de cores, fazendo com que a taxa de conversão aumente.
6- Atualize sempre a otimização de seu app
Com os milhares de aplicativos sendo postados diariamente nas app stores, com certeza, alguns devem parecer com o seu, por isso, vale a perna apostar em ASO, para garantir as ferramentas necessárias para destacar seu aplicativo.
E não caia no erro de otimizar o aplicativo uma vez e achar que está tudo certo… é preciso acompanhar o mercado, oferecer novidades e melhorias constantemente, do contrário, a concorrência, com certeza, vai sair na frente.
Enfim, não é nada fácil fazer uma ideia ganhar vida, e quando se trata de um aplicativo, estamos falando de um mercado extremamente competitivo.
Por outro lado, se o aplicativo fizer sucesso, com certeza, será como ganhar na lotofácil, ou qualquer outra loteria… pois os resultados são bem positivos.
Por isso, é fundamental se organizar, conhecer muito bem seu público-alvo, e testar muito, e muitas vezes, antes de levar seu aplicativo às app stores, otimizando-o ao máximo e garantindo uma ótima experiência de usuário, sempre.