Porque é importante ter um Plano B na vida profissional

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 4 de novembro de 2021 | Atualizado: 4 de novembro de 2021.

Já ouvi muita gente dizendo que não acredita em Plano B, que o Plano A é que interessa e que você deve insistir no seu sonho até o fim. Pois eu sou uma defensora do Plano B! Isso porque insistir e um Plano que não está dando resultado ou que te deixa infeliz, pode causar stress e até levar as pessoas à depressão.

Ter um Plano B é ter liberdade. Veja o exemplo de quem tem um trabalho fixo e alguma atividade como renda extra. Perdeu o emprego? Pronto, já tem como garantir o pagamento das contas de casa enquanto procura uma nova colocação no mercado de trabalho. E, muitas vezes, o que era renda extra se tornar renda principal.

Muita gente acaba fazendo alguma faculdade por imposição da família e descobre, quando começa a atuar, que não era isso que queria. Está aí o momento de correr para um Plano B.

Por isso vemos tantos advogados que se tornam chefes de cozinha, psicólogos que abrem um comércio e eu já conheci um médico que partiu plano b como advogado. São muitas as histórias de mudança de carreira, pessoas que se permitiram ter um Plano B e estão mais felizes.

Em alguns casos o Plano B é necessário, até por uma questão de saúde mental. Pessoas que entraram em burnout ou que sofrem com assédio moral nas empresas. Elas precisam de um Plano B, precisam sair do ambiente em que estão para que não sofram com problemas de ansiedade e de pressão. Novamente, se permitir ter um Plano B pode ser libertador.

Mas e o empreendedor?

Até mesmo como empreendedor, quando você tem um Plano B no dia a dia, você consegue resolver problemas de maneira mais rápida. Vai trabalhar com comida? E se o seu fogão não funcionar? Qual vai ser o Plano B para garantir a produção? Usa o Instagram para divulgar seu produto ou serviço?

E se o aplicativo falhar, como já aconteceu algumas vezes, seu cliente sabe como te achar? Qual é o seu Plano B nessa hora? Faz entregas com o seu carro? E se ele para rno meio da rua? Fazer um planejamento pensando em outras possibilidades caso alguma coisa dê errado vai evitar que você perca tempo e dinheiro.

E ainda tem a questão de expectativa de vida. Estamos vivendo mais e melhor. Já pensou que quando se aposentar com 65 anos, por exemplo, ainda vai ter muita vida pela frente? Que tal começar uma nova carreira? Sim, porque nunca é tarde para realizar um sonho, nunca é tarde para ter um Plano B!

Se você ainda não tem em mente qual seria o seu Plano B na vida profissional, a hora é agora!

Artigo produzido por Vanessa Brollo, jornalista há mais de 30 anos e com atuação em veículos de comunicação em Curitiba, no Paraná. Também á autora do blog Partiu Plano B onde conta histórias e dá dicas para empreendedores