O que faz uma Agência de SEO?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 8 de outubro de 2021 | Atualizado: 20 de março de 2023.
Se você quer que o seu site apareça para os seus clientes antes dos seus concorrentes, você precisa de uma agência de SEO.
Quando você faz uma busca no Google, os primeiros sites que aparecem são aqueles que a inteligência do mecanismo de busca define como mais relevante para você. Esse ranqueamento é feito através de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que traduzido é “Otimização para Mecanismos de Busca”.
As Agências de SEO trabalham com técnicas e estratégias para otimizar o seu site, de uma forma que ele obtenha ótimos resultados no ranking de buscas e traga mais clientes orgânicos para o seu negócio.
Como funciona o SEO
Com o crescente número de sites e blogs na internet, mecanismos de busca como o Google precisaram criar formas de melhorar a experiência do usuário, para que sua intenção ao realizar uma busca fosse atendida da maneira mais objetiva possível.
Com esse intuito, foram criados algoritmos capazes de analisar os sites e seus conteúdos, entregando assim o melhor resultado em poucos segundos.
O SEO entra como o conjunto de estratégias e técnicas baseados nesses algoritmos, para que o seu site, blog ou página da web seja posicionado no topo de uma busca. Para isso, é preciso otimizar as suas páginas de acordo com o seu público alvo e o seu produto/serviço.
Existem diversos fatores que devem ser analisados, como palavras-chaves, conteúdo, URL, títulos, layout e outros elementos que compõem uma página.
Quando uma pessoa pesquisa por um assunto, o Google analisa os termos digitados e recomenda o melhor resultado que vá satisfazer aquela busca.
Como exemplo, nós temos uma pessoa que está procurando por “pratos fáceis de cozinhar” e digita esses termos na barra de pesquisa. Observe como os resultados são objetivos e condizem com as palavras chaves utilizadas, trazendo vários sites de receitas.
(Captura de tela de um resultado de pesquisa no Google para “pratos fáceis de cozinhar”)
Podemos dizer facilmente que essa pessoa abriria um dos primeiros sites que aparecem no resultado. Isso porque, 75% dos usuários nunca passam da primeira página.
Por isso é tão relevante o uso do SEO e o posicionamento das páginas.
Se o seu site não estiver otimizado de acordo com as políticas de busca, ele não será recomendado para o usuário. Dessa forma, você poderá acabar perdendo um potencial cliente para o seu concorrente.
O que faz uma Agência de SEO
O objetivo de uma Agência de SEO é melhorar o seu site, para que ele possa ser classificado entre os primeiros resultados de uma busca e assim atrair mais clientes.
Para atingir esse objetivo, a agência procura realizar o mapeamento do seu público alvo e o comportamento do mesmo na internet, analisando mudanças a serem implementadas, como acessibilidade do site, criação de conteúdo, otimização de design e escolha de palavras-chaves.
Apesar de parecer simples, essa é uma tarefa contínua, que exige tempo e demanda uma equipe multiprofissional e especializada.
A agência vai trabalhar analisando o desempenho do seu site e dos seus concorrentes, para que ele mantenha a sua posição de destaque entre os demais.
Além disso, as políticas do Google estão sempre em constante mudança, exigindo o acompanhamento das mesmas. Esse é um outro papel fundamental de uma agência, de se manter atualizada diante das novas regras e modificações que possam surgir ao longo do tempo e alinhando o seu site com elas.
Porque contratar uma Agência de SEO
Sabendo como funciona o SEO e as múltiplas faces do mesmo, fica mais fácil entender a importância de investir em otimização de busca para a sua empresa.
Manter-se no topo dos sites de busca é uma estratégia que faz toda diferença quando falamos em marketing digital, sendo um fator importante para se destacar da concorrência.
Estar entre os primeiros aumenta a sua autoridade. Quando o próprio Google recomenda o seu site, você passa mais seriedade e se torna referência para o seu público-alvo, criando uma relação de confiança. Dessa forma, você aumenta a sua presença no mercado digital.
Além disso, utilizar o mecanismo de busca para gerar tráfego orgânico é uma alternativa aos anúncios pagos, aumentando o seu alcance e trazendo um retorno a sua empresa por um custo bem menor.
Para você ter um entendimento melhor, o Google realiza mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, e com as estratégias certas, você poderá redirecionar a sua persona de uma forma muito mais precisa e objetiva para o seu site.
Quanto mais pessoas visitarem a sua página, maior o número de possíveis clientes que você terá.
Como falado anteriormente, a otimização de um site requer tempo e precisa ser trabalhado com disciplina, porém os resultados valem a pena.
Por isso, a melhor escolha é investir em uma agência de SEO, porque dessa maneira você terá toda uma equipe à sua disposição, trabalhando em tempo integral para manter o seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
Com profissionais experientes e que já estão há anos no mercado, o seu site irá crescer de forma exponencial e poderá atingir resultados jamais imaginados antes.