A importância de tornar suas postagens em mídias sociais envolventes
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 1 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.
A mídia social trata de construir uma comunidade, mas também de moldar a voz da sua marca. Idealmente, o conteúdo que você publica na mídia social deve fazer as duas coisas, além de criar percepções positivas da marca que eventualmente levam à conversão. Sem engajamento, seus posts são desperdiçados em tempo e espaço.
Os clientes potenciais de hoje procuram mais do que apenas informações na sua presença nas redes sociais. Eles a usam para descobrir quem você é e o que você representa.
E não é apenas o conteúdo original que você publica. É se você responde às perguntas, como você responde a elas e com que rapidez. Na verdade, 34,5% dos clientes preferem usar as mídias sociais para atendimento ao cliente. E 71% querem que você responda em uma hora.
Postagens envolventes também podem aumentar o número de pessoas que você alcança. Quanto mais as pessoas interagem com você, mais as plataformas de mídia social priorizam o seu conteúdo.
Mas você pode estar se perguntando o que conta como engajamento e como você pode se envolver mais com suas postagens. Vamos começar examinando essas duas áreas.
O que é engajamento?
De uma perspectiva ampla, engajamento significa interação. É o equivalente a conversas e reações cara a cara. Seu conteúdo a postagens são semelhantes ao início de uma conversa ou declaração. O envolvimento acontece quando outras pessoas participam ou respondem.
Existem diferentes maneiras de medir e registrar se suas postagens envolvem o mundo da mídia social. Isso pode incluir o número de curtidas, compartilhamentos e comentários. Pode consistir em quantos seguidores você tem e se essa lista está crescendo. Outras maneiras de medir o engajamento incluem o uso de hashtags vinculadas à sua marca, menções e cliques.
No entanto, você pode querer ir além das medições quantitativas tradicionais. Diferentes plataformas podem priorizar postagens de acordo com o que é chamado de “engajamento significativo”. O Facebook, por exemplo, define engajamento significativo como interações ativas e atenciosas que aumentam os sentimentos gerais de bem-estar das pessoas.
Como minhas postagens podem ser mais envolventes?
A primeira coisa a lembrar é que o engajamento é sobre como criar e construir relacionamentos. A mídia social pode ser uma ferramenta de pesquisa útil, onde você pode aprender sobre clientes e concorrentes. Você também pode descobrir tendências, novas ideias de conteúdo e maneiras de melhorar os processos internos.
Procure oportunidades de interagir com outras pessoas que contribuam para o propósito e a voz de sua marca. Por exemplo, existe um fórum de tópicos do qual você pode participar e adicionar? Ou há algum que você possa começar sobre um tópico relacionado que ainda não foi abordado?
Você também vai querer responder aos clientes e leads em suas próprias páginas, incluindo reclamações. Ao responder a essas perguntas, você pode aumentar sua defesa do cliente em até 25%. E ao responder, você influenciará positivamente até 66% das pessoas na faixa demográfica de 18 a 54 anos.
Compartilhar outro conteúdo de fora de sua empresa pode ajudar a aumentar o conhecimento de sua marca. Além disso, mostra que você está interessado em ser um membro solidário de uma comunidade.
Deixar de pensar especialmente na sua marca constantemente pode atrair o interesse de outras pessoas. Compartilhar postagens e artigos bem escritos sobre o assunto manterá as pessoas interessadas em suas postagens.
Postagens e conteúdo interativos são outra forma de aumentar o engajamento. Pense em questionários, enquetes e jogos online onde as pessoas podem se divertir e fornecer feedback. Experimente concursos e sorteios, incluindo brindes gratuitos. Experimente conteúdo gerado pelo usuário, sessões de perguntas e respostas e destaques para clientes ou funcionários.
À medida que você experimenta vários tipos de postagens, acompanhe o que funciona bem e o que não funciona. Analisar seus resultados pode ajudá-lo a descobrir maneiras de direcionar conteúdo e postagens ou tópicos de blogs e e-books.
Se você se deparar com alguns obstáculos, não desanime. Você sempre pode participar de discussões e agregar valor aos eventos e tendências atuais.
Dicas para usar as mídias sociais com eficácia para sua empresa
O marketing de mídia social é muito mais do que postar uma imagem bonita. Envolve entender seu público, seus problemas e motivações, e traçar estratégias para melhor não apenas alcançá-los, mas interagir com eles de maneiras significativas.
Feito corretamente, o marketing de mídia social pode construir fidelidade à marca e, em última análise, impulsionar as vendas.
Parece uma tarefa difícil, mas não é tão intimidante se você abordá-la corretamente. Para ajudá-lo a usar melhor as mídias sociais em sua empresa, orientamos você em nove etapas fáceis a serem consideradas.
Determine o seu público
Determine para quem você está criando seu conteúdo. Por exemplo, se você possui uma loja sofisticada que vende roupas femininas, pode dizer que seu público-alvo são mulheres com idades entre 25 e 35 anos, que têm uma boa renda vivendo em um raio de 24 quilômetros de sua loja.
Agora dê um passo adiante. Extraia os dados de seus clientes para obter informações que apontem na direção certa. Talvez você tenha solicitado que os clientes preencham pesquisas pessoais ou online que forneçam informações sobre suas preferências de compra, ou talvez você tenha acesso a um banco de dados dos códigos postais de seus clientes, o que pode ser útil quando se trata de anúncios direcionados.
Melhor ainda, você provavelmente já conversou na loja com seus clientes, conhecendo-os, suas preferências e motivações de compra. Esta informação é inestimável.
Escolha suas plataformas sociais
Só porque o mundo tem dezenas de plataformas sociais não significa que sua empresa precise estar em todas elas. Escolha as plataformas em que seus clientes estão e concentre-se em criar conteúdo de qualidade e alcançar o público apenas por meio dessas vias. Novas plataformas surgiram e ganharam popularidade, mas sempre se pergunte se faz sentido para sua empresa estar nessa plataforma específica.
Por exemplo, se você é um profissional de marketing com a tarefa de atrair novos visitantes para seu site e a pesquisa diz que as crianças estão se tornando mais influentes nas decisões de férias de uma família, você pode considerar o TikTok, onde quase 26% dos usuários têm menos de 24 anos de idade.
Desenvolva uma estratégia de hashtag
Você sabe que as hashtags podem ajudar seu conteúdo a encontrar novos públicos, mas como usá-las estrategicamente? Um ótimo lugar para começar é por meio da análise de palavras-chave. Escolha um punhado de hashtags que pertencem à sua empresa, produtos e setor e descubra o volume e a frequência de postagens relacionadas às hashtags escolhidas. Pesquise variações dessas hashtags para ver o que é mais usado.
Você pode testar isso continuamente, adicionando uma nova hashtag de vez em quando para avaliar o desempenho do conteúdo. Ferramentas de agendamento de mídia social, e ajudam a determinar suas hashtags de melhor desempenho, portanto, peça ajuda paga se quiser dobrar as hashtags que atrairão os clientes certos.
Siga um calendário de conteúdo
Recomendamos montar um calendário de conteúdo para guiá-lo nas postagens do dia a dia. Isso o evitará de acordar todos os dias e se esforçar para pensar em algo para postar. Com um calendário de conteúdo, você rastreou em quais feriados e eventos especiais você pode criar conteúdo, bem como quaisquer vendas e promoções. Os calendários de conteúdo podem estar em um Google Docs, uma planilha ou um documento do Word, ou você pode mapeá-los em uma ferramenta de agendamento social ou plataforma de gerenciamento de projeto.
Crie conteúdo consistente
Marcas de sucesso têm logotipos, fontes e cores que fornecem uma aparência consistente ao conteúdo que criam. Assim como você não teria 10 fontes diferentes no site da sua empresa, você não teria 10 fontes em todo o seu conteúdo de mídia social. Considere manter todos os ativos de sua marca em seu guia de estilo de marca e consulte-o com frequência.
Se você não é um designer gráfico treinado, mas precisa criar conteúdo dinâmico de mídia social, experimente ferramentas que permitam salvar cores de marcas, fontes, etc., e redimensionar facilmente um gráfico para se ajustar às dimensões recomendadas para qualquer plataforma social.
Existem também ferramentas que o ajudarão a reunir anúncios de aparência profissional no Facebook e no Instagram.