Aprenda com as melhores dicas como fazer copy para anúncios Facebook e Google Ads
Copy para anúncios é o texto responsável por envolver, conquistar e levar o consumidor a uma ação imediata. Mas, para isso, é necessário ter pleno domínio sobre as palavras e explorar mensagens que de fato convertam o leitor.
Publicidade, marketing e vendas são setores e estratégias que andam juntos. Isso não é mais uma novidade nos dias de hoje.
Isso porque os conteúdos criados pelas duas primeiras áreas são essenciais para cativar o possível cliente, fazê-lo compreender a utilidade do seu negócio, assim colaborando muito com a conversão. Tudo impacta diretamente nos seus resultados de vendas.
A publicidade é forte aliada do marketing de conteúdo. Enquanto as publicações do blog e das redes sociais engajam e educam o público ao longo do funil, os anúncios vão direto ao ponto: as conversões.
E é aqui que mora a essência da vida de uma copy para anúncios! Um bom copy para anúncios deve usar gatilhos mentais adequados para engajar o público, gerar cliques e vendas.
Mas é importante conhecer bons exemplos de copy para criar textos assertivos com foco em Google Ads e Facebook Ads. E vamos te ajudar nesse processo com as melhores dicas da internet!
O que é uma boa copy de anúncios e o que considerar para escrever uma copy incrível?
Um bom copy para anúncios Facebook é aquele que alcança o objetivo das equipes de comunicação e comercial: a venda!
Mas para isso a estratégia de copywriting precisa ser bem planejada e executada. Afinal, uma copy não se trata apenas de um texto, e sim uma ferramenta de vendas.
Pensando nisso, é preciso adequar a comunicação aos diversos canais: Google, Facebook, Instagram, LinkedIn, vídeos no YouTube, banners em sites, comerciais de TV e rádio, outdoors e outros que possam ser do interesse do Marketing.
Em caso de copy para anúncios Facebook, por exemplo, é possível contar com links patrocinados ou imagens que deem suporte à mensagem.
E já que se trata de um texto que deve levar o consumidor a fechar a venda, é necessário que este conteúdo seja planejado, estudado e fortemente revisado. Vale lembrar também que esse tipo de texto pode ser usado em mídias on ou offline.
Confira a seguir alguns dos principais pontos a se considerar na hora de escrever um bom copy para anúncios:
- Objetivo do Marketing;
- Personalidade da marca;
- Público-alvo do anúncio;
- Proposta de valor;
- Concorrentes;
- Referências;
- Canal de veiculação;
- Página de destino.
O ideal é ter o máximo de informação possível antes de escrever uma boa copy, dessa forma será possível impactar, conectar e converter o lead.
7 Dicas de Copy para seus Anúncios de Google Ads
Para te dar um pouco mais de prática na aplicação do modelo de copy, confira abaixo sete dicas de copy para anúncios:
1 – Pergunte
Crie uma versão do anúncio fazendo com que a palavra-chave desejada apareça no primeiro título, seguida de uma interrogação.
Por exemplo:
Palavra Chave: Panela de pressão.
Anúncio: “Panela de pressão? Parcele em até 12x.”
2 – Use os títulos da sua landing page
Clicar em um anúncio e ver a mesma frase do site é ótimo, pois confirma que ele está na página certa. Isto aumenta muito a sua chance de conversão.
Por exemplo:
Seu site tem um título logo no começo da página: “Panela de pressão em até 12x.”
Depois um subtítulo: “Compre Agora Online”.
Anúncio: “Panela de pressão em 12x. Compre agora Online”.
3 – Use estatísticas surpreendentes
Você pode usar dados para trazer ainda mais credibilidade ao seu anúncio.
Por Exemplo:
“Empresas que não usam sistemas comerciais vendem 50% menos.”.
Anúncio: Empresas sem sistemas comerciais vendem 50% menos. E você, não vai parar de perder vendas, não?
4 – Use tag {keyword}
Este é um hack bem popular, mas poucas pessoas utilizam este método.
Ao usar a tag “keyword” no seu anúncio, o próprio Google substitui o termo pelo o que a pessoa digitou na busca.
Por Exemplo:
A pessoa digitou no Google “A melhor ferramenta de vendas do Mercado”
Anúncio: “A melhor ferramenta de vendas do Mercado. Conheça o XXX.”
5 – Mostre sua localização
Usar a localização junto com a sua palavra-chave é uma estratégia muito inteligente, pois o cliente sente que a solução de seu problema está próxima e viável.
Por Exemplo:
Anúncio: “Secretária bilíngue em São Paulo. Tire suas Dúvidas.”
6 – Ofereça exclusividade
É fundamental usar termos que despertem a sensação de exclusividade no consumidor. Isso com certeza o deixará mais próximo da venda.
Por Exemplo:
Você vende máquina de barbear e seu principal público são barbeadores.
Anúncio: “Máquina de aparar barba apenas para barbeadores Profissionais.”
7 – Crie uma boa estrutura de copy para anúncios
Mesmo seguindo as dicas de copy acima, é necessário apostar em uma estrutura realmente funcional de copy para anúncios.
Assim, o texto fica bem amarrado e a leitura se torna agradável.
1- Promessa – qual é a solução oferecida?
2- Oferta – qual diferencial em relação aos concorrentes?
3- Benefícios – quais as vantagens práticas que a empresa oferece com aquela venda?
4- Chamada para ação.
2 dicas para escrever copy em anúncios de Facebook
Se está pensando em criar um anúncio para o Facebook Ads do seu negócio, você vai querer ter essas duas dicas em mente:
1 – Seja objetivo
Ir direto ao ponto é fundamental. E é muito simples! Basta deixar as vantagens do produto ou serviço evidentes e explorar questões que realmente sejam do interesse do consumidor.
Os textos copy para anúncios não costumam ser longos, por isso aposte em conteúdos claros e bem escritos.
2 – Evite autopromoção
O cliente precisa perceber que a comunicação está focada nele e não na promoção do seu negócio.
Para isso, aposte em palavras e adjetivos que se concentrem no valor da solução oferecida, de acordo com a necessidade específica do lead.
Aplique copy para anúncios em sua empresa e aumente a conversão de leads do negócio
Hoje em dia, e cada vez mais, a comunicação com o cliente precisa ser estratégica e assertiva.
Por isso, textos não planejados e sem foco já não rendem mais os resultados desejados.
E é por isso também que exemplos de copy são fundamentais: se baseie no que há de melhor no mercado e aposte em textos que realmente tenham poder de conversão.
Além disso, conheça a fundo seu público, tenha objetivos claros e entenda como o que você está oferecendo pode mudar, de fato, a vida de uma pessoa. A partir disso, crie o modelo de copy ideal para anúncios do seu negócio.