Vendas seguras: como o reconhecimento facial combate fraudes contra sua empresa
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 15 de setembro de 2021 | Atualizado: 15 de setembro de 2021.
O enorme crescimento do uso da internet trouxe consigo uma preocupação que não é nova, mas que ganhou uma dimensão nunca vista antes, que é a necessidade de segurança digital. Neste cenário, o reconhecimento facial tem se mostrado como uma resposta às tentativas de fraudes contra as empresas e os seus clientes.
Essa tecnologia, antes restrita somente aos governos, agora está disponível também ao mercado e vem auxiliando empresas a criar um alto nível de proteção de dados através do uso de inteligência artificial, servindo de linha de frente no combate às fraudes, as quais dispararam no decorrer do ano de 2020.
Para conhecer mais sobre reconhecimento facial, essa tecnologia que tem elevado o nível de segurança digital no mercado de vendas on-line, continue a leitura deste artigo.
O que é reconhecimento facial?
Também conhecida como biometria facial, a tecnologia utiliza as características físicas da face das pessoas com a finalidade de criar uma base de dados que permita a identificação exclusiva de cada indivíduo, a partir da leitura de pontos do rosto.
Embora existam outras tecnologias biométricas, como aquelas que obtêm dados de impressão digital, leitura de íris e captação de voz, os sistemas de reconhecimento facial garantem alta precisão e, consequentemente, alto nível de segurança.
Como funciona um sistema de reconhecimento facial
O reconhecimento facial é um software utilizado para mapear os pontos específicos da face de indivíduos com a finalidade de validar as suas identidades.
São escaneados pelo sistema pontos como o contorno dos lábios, a profundidade dos olhos e a distância entre eles, o formato das maçãs do rosto, entre outras dezenas de pontos nodais, o que garante uma precisão tão grande que até mesmo gêmeos podem ser individualizados e identificados em determinados casos.
Essas informações são então processadas por um sistema de inteligência artificial, que gera uma imagem tridimensional da face, que depois é submetida a processos de codificação e de criptografia, sendo, posteriormente, armazenada em um banco de dados como um código.
A partir disso, quando a pessoa que teve os dados colhidos quiser acessar algum site (para fazer uma compra, por exemplo), o sistema realiza o que é conhecido como face match, uma comparação entre a foto atual e a do banco, para validar a identidade da pessoa.
Como se pode perceber, o nível de precisão desse mecanismo é altíssimo, podendo chegar a 99% de assertividade a depender dos critérios adotados, garantindo enorme segurança nas vendas digitais, uma vez que previne fraudes de identidade.
Onde a biometria pode ser usada?
O reconhecimento facial é largamente utilizado hoje em dia e o seu uso está em constante crescimento, tendo em vista o interesse das empresas em identificar uma pessoa para garantir a sua identidade.
Podemos encontrar a ferramenta em uso no transporte público, em celulares, nas redes sociais, em aplicativos de vendas, entre outros.
Um adeus às senhas?
Diversos smartphones já fazem o uso do reconhecimento facial para desbloquear rapidamente o aparelho do usuário, permitir o login em aplicativos e realizar compras on-line.
Esta opção tem sido utilizada em conjunto ou no lugar de outros tipos de travas de segurança, como o uso de digitais, códigos PIN ou padrão de desbloqueio de telas.
Vendas on-line e presenciais
Diversos dados são solicitados no momento de realizar uma compra on-line, e o uso do reconhecimento facial gera proteção nessas transações tanto para os clientes como para as empresas que vendem produtos no mundo digital.
Isto porque o sistema de reconhecimento facial irá realizar uma comparação entre o documento apresentado pela pessoa e os seus traços faciais, garantindo que a compra está realmente sendo realizada por aquele indivíduo.
O varejo também tem se beneficiado do uso da tecnologia, facilitando a realização de pagamentos sem que o cliente precise ir a um caixa.
O sistema de comparação entre selfie e documento tem garantido também mais agilidade no atendimento a clientes, parceiros e fornecedores, através de processos de digitalização de seus dados, conhecidos como onboarding digital.
Assinatura de contratos digitais
A evolução digital tem mudado a maneira como empresas assinam contratos, e a caneta tem perdido espaço para outros recursos como a leitura biométrica, a assinatura digital, o reconhecimento facial e a criptografia.
Como o uso do recurso da biometria facial tem a garantia de 99% de assertividade quanto ao usuário, a assinatura de contratos digitais apoiada por essa tecnologia proporciona grande proteção contra fraudes e falsidade ideológica, principalmente para grandes contratos, que exigem maior segurança jurídica.
Exemplos de empresas que aplicam a biometria facial
Como já visto, a aplicação do reconhecimento facial tem sido utilizada amplamente em diversos segmentos, e agora vamos conhecer algumas empresas que fazem uso dessa tecnologia — e de que modo.
- British Airways: a companhia aérea utiliza a biometria facial em voos domésticos para verificar a identidade dos passageiros. Com o uso de uma câmera a bordo da aeronave, a companhia não precisa mais checar passaportes ou cartões de embarque, o que facilita o processo e o torna mais seguro.
- Coca-Cola: uma das empresas mais famosas do mundo realiza estratégias de marketing em alguns países através da adoção do reconhecimento facial em suas máquinas de venda automática, oferecendo recompensas a clientes que reciclam ou personalizando anúncios.
- McDonald’s: surgida em 1955, essa poderosa empresa não abre mão de utilizar as melhores tecnologias. A ferramenta é usada em suas unidades no Japão para monitorar a satisfação dos clientes com o atendimento, analisando, ainda, se os funcionários sorriem enquanto atendem.
Embora essa tecnologia seja relativamente recente, podemos ver que o seu uso já é bastante difundido e que, com a evolução dos sistemas de reconhecimento facial, ela tem se tornado cada vez mais acessível a todo tipo de empresa, independentemente do seu porte.
Aceleração de procedimentos, maior proteção aos clientes e parceiros, verificação de identidade e controle de acesso: as vantagens da tecnologia de reconhecimento facial são gigantescas, aliadas a um investimento acessível a todos os tipos de empresa.
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