Comunicação, marketing e multi-idiomas: 3 diferenciais para sua carreira!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 9 de setembro de 2021 | Atualizado: 9 de setembro de 2021.

O conhecimento em multi-idiomas, como inglês, francês e espanhol, é um grande diferencial para o mercado de trabalho. Esses usualmente, são pré-requisitos para profissões como medicina, direito e as áreas da engenharia. 

No entanto, o domínio de línguas estrangeiras não são limitadas apenas a essas especialidades. Em outras palavras, os idiomas já são critérios eliminatórios para o sucesso de outras profissões, como por exemplo comunicação e marketing. 

O profissional falante de inglês, que é considerada uma língua universal, já possui um diferencial na vida pessoal e profissional.

Porém, vale ressaltar que empresas nacionais e multinacionais buscam cada vez mais por candidatos que expandem seus conhecimentos para outros idiomas. Dessa forma, é possível obter destaque profissional e concorrer a vagas de prestígio. 

3 diferenciais do domínio de multi-idiomas 

Ao analisar exclusivamente as áreas de comunicação e marketing, as línguas estrangeiras desempenham um papel fundamental para o entendimento de ferramentas, artigos e materiais de apoio. Portanto, estas são indispensáveis para que sejam desempenhadas da melhor forma possível. 

Este artigo tem como objetivo apresentar os principais diferenciais que o domínio de multi-idiomas pode proporcionar aos profissionais do segmento em questão. 

1 – Ferramentas e tecnologia 

As profissões da área de comunicação e marketing estão diretamente ligadas às novas tecnologias. Em outras palavras, grande parte das funções desempenhadas por estes profissionais acontece por meio de plataformas e ferramentas on-line. Dessa forma, é preciso acompanhar as tendências desse mercado, que, em sua maioria, são redigidas em idiomas estrangeiros. 

Os usos mais comuns dos profissionais são as ferramentas de análise e gerenciamento de sites e tráfego, como os aplicativos do Google, ou ainda sites mais aprofundados de busca e mapeamento de concorrência. Portanto, ao conhecer a língua estrangeira na qual a plataforma, site ou aplicação foi redigida, é possível compreender seu funcionamento, bem como explorar novas funcionalidades. 

Além disso, as demandas do mercado de comunicação fazem com que novas metodologias e ferramentas sejam criadas quase que diariamente. No entanto, traduções e outras

adaptações para outras línguas levam mais tempo para se consolidarem e serem revisadas. Portanto, o conhecimento em multi-idiomas pode acelerar o processo de incorporação dessas novas tecnologias a seu negócio, auxiliando no destaque perante a concorrência. 

2 – Mercado internacional 

Quando o assunto é o mercado internacional, o tema não se restringe apenas ao mercado de trabalho, mas também a eventos, capacitações e formações. Dessa forma, o aprendizado em multi-idiomas pode proporcionar uma vivência internacional ao profissional, a começar por sua graduação até a consolidação da carreira. 

Para as profissões ligadas à comunicação, é importante atentar-se à necessidade do networking. Este, nada mais é do que uma rede de contatos entre membros de uma mesma área do conhecimento ou segmento profissional.

Entre outros benefícios, um networking bem estruturado, e com pessoas de diversos países, pode promover a expansão de seus negócios e até mesmo a atuação em vários países ao mesmo tempo. 

Em resumo, o estudo de multi-idiomas proporciona oportunidades de formação e aperfeiçoamento, como graduações, participações em eventos e simpósios, além de contribuir para a criação de uma rede de contatos, benéficos tanto para a vida pessoal quanto profissional. 

3 – Comunicação e suas barreiras 

O isolamento social, promovido pela pandemia do coronavírus, provocou um aumento do trabalho remoto. Em outras palavras, algumas empresas e segmentos tiveram que adaptar-se a esta nova configuração, enquanto outros intensificaram ainda mais os processos, passando a atuar de forma completamente remota. 

Desta forma, além de trazer uma nova configuração aos ambientes de trabalho, o home office provocou uma queda das barreiras de distância. As empresas físicas passaram a atuar de forma online, e assim, foi possível contratar funcionários de localidades variadas, e até mesmo de outros países. 

Além de promover uma diversidade cultural no ambiente corporativo, o home office permite que profissionais candidatem-se a vagas remotas, em outras cidades e países.

Neste aspecto, o conhecimento em multi-idiomas é um diferencial e até mesmo critério eliminatório. Isto porque, ao mesmo passo que você amplia seus conhecimentos, amplia suas oportunidades e chances de ocupar a vaga almejada. 

Comece agora mesmo! 

Os diferenciais citados acima são apenas alguns dentre os inúmeros benefícios da aprendizagem de novos idiomas. Vale ainda ressaltar que, estes não se limitam apenas a vida profissional, e podem ser aplicados também na vida pessoal. 

Alguns exemplos dessa aplicação podem ser viagens, leituras e consumo de filmes e séries. Todos estes contribuem para uma formação cultural e intelectual, ao passo que influenciam também em tendências da atuação profissional. Dessa forma, é preciso que o

profissional de comunicação esteja em constante atualização, e os idiomas fazem parte desta. 

Assim como em qualquer área do conhecimento, nunca é tarde para aprofundar-se ou fazer uma especialização no assunto. Portanto, basta buscar a melhor forma de aprendizado, seja esta com aulas gramaticais, conversação, ou até mesmo na prática, com experiências internacionais. 

Dessa forma, os investimentos, tanto monetários, quanto de tempo, no aprendizado de idiomas refletem diretamente no avanço e aperfeiçoamento da profissão.