Dicas de como montar uma loja com alguns passos importantes

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Publicado: 23 de agosto de 2021 | Atualizado: 23 de agosto de 2021.

Para montar uma loja, além de pensar no investimento inicial, é necessário seguir uma série de ações indispensáveis que veremos neste artigo, assim como elaborar uma estratégia de marketing para que tudo inicie bem.

Vale lembrar que, a depender do tipo de loja e do tamanho do local, o valor do investimento inicial pode variar bastante.

Abrir uma loja de itens diversos pode ser uma boa estratégia para driblar a crise, porém montar um negócio com produtos de um nicho específico, se bem equipado, pode trazer resultados ainda melhores.

Neste artigo, preparamos uma série de dicas bastante úteis para quem pensa em abrir uma loja física. Vale a pena ler todo o conteúdo, confira!

Como montar uma loja?

Nos tópicos a seguir, separamos as principais dicas para quem deseja empreender com um negócio físico.

  • Faça uma pesquisa de mercado e estude a concorrência 

Antes de abrir uma loja é importante conhecer o ramo de atuação e realizar uma pesquisa de mercado. Esses são alguns passos importantes para iniciar sabendo onde está pisando. 

Conhecer os concorrentes também é algo fundamental para ter uma noção do cenário que irá atuar, com isso, será possível ter um pouco de percepção dos erros e acertos e dos pontos fracos e fortes dos mesmos.

Ao entender sobre o novo tipo de mercado e conhecer um pouco dos futuros concorrentes, você terá mais chances de trazer produtos capazes de atender a demanda e evitar possíveis prejuízos.

  • Escolha um local adequado 

O ambiente deve ser adequado e suficiente para acomodar os acessórios da loja e todas as mercadorias, sem atrapalhar na circulação das pessoas. Também será preciso um local reservado para guardar o estoque. 

Então, a escolha do local para a loja deve ser baseada no tamanho da guia e na quantidade de prateleira, balcões, etc que você irá acomodar no ambiente.

Também, é importante que a escolha para o ponto da loja seja em uma rua de movimento, assim, as chances do estabelecimento ter bom fluxo de clientes será maior.

Equipamentos necessários para uma loja

A aquisição de alguns acessórios para uma nova loja é algo essencial, mesmo que a pessoa inicie com o básico, é importante depois obter aos poucos os demais itens.

Acessórios como prateleiras, balcão de atendimento, máquina de cartão de crédito, desktop com impressora fiscal e as embalagens são basicamente alguns dos acessórios que não podem faltar em uma loja.

  • Legalização do negócio

É importante que o novo estabelecimento esteja devidamente legalizado para o funcionamento. Então, precisará da obtenção de vários documentos importantes como por exemplo: CNPJ, inscrição estadual, o alvará de funcionamento, licença da vigilância sanitária, dentre outros.

É aconselhável recorrer a ajuda de um profissional para realizar os devidos procedimentos e ver junto à prefeitura os trâmites para obtenção do alvará de funcionamento e de demais documentação.

Deixe o ambiente da loja aconchegante e acolhedor

É importante pensar no bem estar dos clientes, assim aumenta o fluxo de pessoas visitando o estabelecimento e melhora nas vendas. Para isso, veja algumas dicas básicas que podem fazer a diferença.

  • Visual

A primeira impressão pode ser decisiva para que um cliente entre no estabelecimento. Sabendo disso, deixe a frente da loja bem organizada e com a cara da sua marca.

Com um design simples, porém com visual atrativo, personaliza a fachada, deixando-a  atraente desde a pintura, o slogan da marca e tapete da entrada do recinto.

  • Bom atendimento

Não adianta entrar numa loja bonita se o atendimento for precário. Portanto, para ter melhores resultados nas vendas, invista em atendimento de qualidade. Se necessário, treine os funcionários.

  • Otimização e organização dos produtos

Organize cada item, de maneira que fique de fácil localização e sem comprometer no conforto do ambiente. 

Quando o cliente entra num ambiente para comprar e o mesmo é confortável, as chances de retornar aumentam e muitas das vezes ele ainda indica sua loja para mais pessoas.

  • Iluminação

Uma iluminação legal e uma ventilação equilibrada podem ajudar a proporcionar sensação de conforto e aconchego.

  • Limpeza

Saiba que um ambiente sujo e cheirando mau impacta negativamente nas vendas. Evite deixar que as mercadorias fiquem empoeiradas e não deixe pedaços de papelão e embalagens jogadas no chão. 

Por fim, deixe o clima da loja o mais agradável possível, em todos os sentidos.

Invista em divulgação 

A propaganda, sem dúvida, é o combustível do estabelecimento. Criar estratégias de marketing e diversificar na divulgação são coisas que podem trazer bons resultados.

É importante investir tanto no marketing tradicional como no marketing digital, pois com um mundo cada vez mais virtual, apostar nessa nova maneira de divulgação pode ajudar bastante. 

Aposte também em ofertas e promoções, elas unidas ao marketing podem trazer ótimos retornos.

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