Os 7 Tipos de Cupons de Desconto Mais Usados no E-commerce
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 20 de agosto de 2021 | Atualizado: 20 de agosto de 2021.
Os principais tipos de cupons de desconto usados no e-commerce em 2021 são:
1- Primeira Compra:
Na primeira compra que o cliente for fazer no site, este cupom de desconto concede uma porcentagem de desconto ou valor fixo em reais. Isso faz com que ele perceba uma oportunidade e se sinta estimulado a efetuar a compra.
2- Frete Grátis:
Muitas das vezes, a pessoa acaba não comprando um produto pela internet porque o frete fica caro e com isso opta por comprar me lojas físicas. Com o cupom de desconto de frete grátis o cliente vê como vantagem e não ficará pensando muito para efetuar a compra.
3- Acima de Um Valor de Compra:
Estipule um valor que não seja muito alto ou baixo e coloque uma porcentagem de desconto, ou de crédito na loja ou até mesmo frete grátis. Este tipo de cupom é ótimo para aumentar o ticket médio.
4- Site Todo:
Quando o site todo em promoção, o potencial de conversão aumenta, mas é importante analisar bem o percentual de desconto fornecido para evitar que a avalanche de compras com cupons comprometa o seu lucro.
5- Lista de Produtos:
O cupom de produtos selecionados ajuda a alavancar as vendas de listas específicas de produtos, e é um dos mais utilizados no mercado. Com este cupom você pode colocar descontos maiores naqueles itens que não saem muito.
6- Exclusivo um Produto:
Ajuda a alavancar as vendas de um produto específico, caso você tenha algo parado, essa é sua maior oportunidade para acabar com o estoque. Gerenciar este tipo de cupom pode ser bem trabalhoso, mas o resultado final vale a pena.
7- Exclusivo para Aplicativo:
Cupons de desconto exclusivos para aplicativos são uma das principais tendências da atualidade, pois com o app instalado no smartphone do cliente, as lojas podem enviar notificações push e aumentar as vendas com clientes fidelizados.
Dicas Bônus
Aniversário do cliente:
No mês do aniversário do cliente ele tem uma porcentagem de descontos na loja, ou em algum produto.
Cupom de desconto por e-mail:
Você pode, ainda, criar banners específicos para o seu site com o código da promoção e divulgar na homepage da sua loja. Esta é uma técnica interessante para impactar aqueles que não receberam o e-mail, mas acessaram o website.
Cupom de descontos por categoria:
Varejistas menos experientes têm o costume de disponibilizar uma única opção de desconto que vale para todo o website. A melhor estratégia é ter um cupom para cada categoria do site. Com esse plano estratégico, você não compromete a rentabilidade da venda.
Desconto durante os feriados e datas comemorativas:
Desconto em datas festivas, como Natal e Ano Novo, não é novidade para nenhum e-commerce. Mas faça isso e muito mais, invista em datas menores e menos populares. Promoções em férias escolares e no fim de cada estação também é algo diferente que pode ser um sucesso.
Como é possível perceber, existem várias maneiras de aumentar as suas conversões com cupons de desconto, e é claro que uma ótima propaganda tanto da sua loja quanto a propaganda das suas ofertas poderão te ajudar bastante. Então leve em consideração, todas as dicas acima e planeje muito bem a divulgação.
Cupom de desconto é algo muito relevante para você que quer aumentar os clientes, mas é claro que tem que pensar em algo que não faça ninguém ter prejuízo.
Uma outra dica muito importante é você pensar em uma estratégia para divulgar os seus códigos promocionais.
Neste sentido, os sites de cupons de desconto podem ser grandes aliados.
Entenda que os consumidores normalmente combinam a palavra cupom de desconto com o nome da loja para pesquisar no Google.
Então se o cliente quer um cupom para a Casas Bahia, ele irá procurar no Google por cupom de desconto Casas Bahia, e os primeiros resultados para este tipo de pesquisa normalmente serão de sites especializados em cupons de desconto.
Como é possível perceber, existem várias formas de se trabalhar com cupons de desconto, então basta um bom planejamento e algumas rodadas de um ciclo PDCA para otimizar os resultados do seu e-commerce.