6 dicas para turbinar o site da concessionária

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Publicado: 8 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Quando o consumidor inicia a jornada de compra em uma plataforma digital, a experiência pela qual ele vai passar se torna decisiva para fazer com que ele volte a frequentar aquele ambiente on-line e a consumir aquela marca.

Nesse aspecto, a máxima que rege o comércio digital não é diferente da que sempre valeu para a compra presencial em lojas físicas: cliente insatisfeito não volta. 

Diante da necessidade de oferecer ao consumidor novas opções e canais, a transformação digital tem feito muitas empresas se depararem com o desafio de atender digitalmente tão bem quanto já faziam na loja física.

E a preocupação deve ir além de se relacionar bem com o público alvo nas Redes Sociais. Um bom posicionamento digital exige a implementação de um site que coloque em prática as melhores estratégias para que o consumidor obtenha a experiência que leva, de fato, à conversão. 

As concessionárias de veículos, em pleno processo de adaptação e transformação digital, estão descobrindo que a experiência do cliente no site é fator determinante para a compra ser efetivada ou não.

“Cada vez mais exigentes, os consumidores hoje em dia possuem mais informação e conhecimento sobre o que desejam e, no caso da compra de um veículo, raramente fecham um negócio por impulso, tornando a jornada de compra mais longa, até em função do valor despendido”, destaca Cesar Cantarella, CEO da DealerSites, startup voltada exclusivamente ao desenvolvimento de sites para o mercado automotivo. 

De acordo com Cantarella, a boa experiência do consumidor em um site de compra e venda de veículos passa, obrigatoriamente, pela adoção de práticas e estratégias que, quando bem trabalhadas, vão entregar um site de alta performance que gera satisfação para o consumidor e retorno financeiro para a concessionária. O especialista lista seis condições fundamentais para isso.

Responsividade

A responsividade é a base para toda boa experiência de compra on-line. A adequação do conteúdo para qualquer tipo de tela, seja computador, celular ou tablet é importante para que o consumidor tenha uma navegação agradável, independente do dispositivo que ele está usando para acessar o site.

UX

Um site responsivo está diretamente ligado ao User Experience Design (UX). O UX é a prática responsável por entregar ao consumidor o melhor conteúdo com o melhor design possível, garantindo uma navegação simples e organizada. 

SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é fundamental para que o site seja facilmente encontrado por seu público alvo. Um trabalho de SEO bem feito requer a segmentação de palavras-chave, link building e outras técnicas de organização entendidas pelo Google que garantem que o site esteja sempre bem ranqueado nos mecanismos de busca.

Showroom digital

Em especial em sites de concessionárias, manter em exposição um showroom digital de qualidade, amplo e diversificado é importante para atrair o consumidor e melhorar a experiência de compra. Quanto melhor e maior foi o showroom digital, maiores são as chances do usuário permanecer no site por mais tempo, caminhando em direção à conversão. Para potencializar ainda mais o showroom digital, ferramentas que permitem um tour virtual 360º melhoram consideravelmente a experiência do consumidor.

Transparência

Um levantamento da KPMG em 2020 mostrou que as pessoas estão mais abertas a comprar um carro on-line, desde que tenham garantia de satisfação (41%), vantagem de preço (38%) e marca confiável (36%). O que indica que credibilidade e confiança são fatores dos quais não se pode descuidar. Num processo de compra on-line, a transparência de informações por parte da concessionária deve ser garantida com a disponibilização clara e acessível no site de preços, condições e promoções. A facilidade de negociação direto pelo site também deve ser considerada um diferencial.

Atualização constante

Outro fator que pode elevar a confiança do consumidor é a atualização constante do site. Informações como mudança de valores, atualização do portfólio de veículos, além da movimentação frequente de blogs melhoram a imagem do negócio, tornando a opção mais atraente ao consumidor. Por isso, um site de alta performance deve possibilitar de forma fácil sua atualização.

Conteúdo produzido pela equipe CENTRAL PRESS