A importância de um website em uma microempresa
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 6 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.
Ter um website é um excelente modo de alavancar os negócios de uma microempresa. Por meio desse recurso, é possível levar o seu trabalho até pessoas que não te conhecem, aumentar a sua rede de clientes e fechar negócios em todos os horários possíveis.
Além disso, Criar um site pode melhorar a reputação da empresa, já que permite ao cliente registrar a sua reclamação e ter o problema resolvido sem que ele precise se deslocar até a loja.
Se você possui uma microempresa, mas ainda está relutante em montar um website para ela, não perca tempo. Leia este texto e veja alguns motivos que mostram a importância de um website para uma microempresa.
Marketing facilitado
Um dos motivos que torna um website importante para uma microempresa é o fato dele tornar o marketing desse negócio mais simples.
Normalmente, websites facilitam a estratégia de Inbound Marketing, que costuma ser muito eficiente para pequenas e médias empresas ou startups.
Em geral, as estratégias tradicionais de marketing exigem um investimento muito alto, o que é quase impossível para as microempresas. Por outro lado, o Marketing Digital possibilita um investimento mais baixo e possui um melhor retorno sobre esse investimento, já que a análise dos resultados gerados se torna bem mais fácil.
O Inbound Marketing é um modo interessante de começar a inserir a sua empresa no mercado, uma vez que é muito complicado competir com empresas grandes e já estabelecidas usando as mesmas estratégias que elas.
Após o site criado, é imprescindível tornar o site visível para pessoas que navegam nas buscas do Google, e pra isso é necessário fazer a otimização de sites, fazendo assim com que o seu site fique muito mais bem atraente e otimizado para que seu site apareça no topo das buscas do Google e outros buscadores.
Facilidade para encontrar a empresa
Você pode ter uma excelente empresa, possuir um dos melhores atendimentos do mercado e oferecer um produto de alta qualidade. No entanto, nada disso vai adiantar se as pessoas não souberem que sua empresa existe.
Atualmente, ter um site é o modo mais fácil de ser encontrado na internet. Para as empresas pequenas, esse recurso se torna ainda mais útil, pois permite que pessoas de vários locais conheçam o serviço oferecido pela empresa, o que pode ampliar o seu número de clientes.
Com uma boa estratégia de ranqueamento, é possível colocar uma empresa no topo das buscas do Google, o que tornará ainda mais fácil encontrá-la na web.
Dessa forma, quando alguém for pesquisar sobre o serviço que uma determinada empresa oferece, ela será uma das primeiras nas buscas do Google.
É bom lembrar que não basta apenas ter um bom site, é preciso aplicar boas estratégias de ranqueamento para que ele seja um dos primeiros nas buscas do Google.
Assim, quando qualquer coisa ligada ao serviço oferecido por você for pesquisada, o nome da sua empresa será um dos primeiros a aparecer.
Além do site, também é importante ter um blog ou alguma seção do site para que os clientes possam tirar dúvidas ou fazer reclamações.
Assim, caso eles tenham algum problema com a sua empresa, não se sentirão abandonados e nem deixarão de comprar os seus produtos ou serviços.
Boa relação com público
Para quem busca se relacionar com o seu público, o website se torna uma ferramenta essencial. A forma de consumo mudou muito desde que a internet se tornou presente na vida das pessoas.
Aliás, fazer compras e pesquisas online já é um hábito consolidado nos dias de hoje.
Dessa forma, esse consumidor não é mais um agente reativo nos quesitos publicidade e marketing.
É totalmente normal que ele faça pesquisas sobre qual marca ou produto pode resolver o problema que ele possui. É nesse ponto que o site da sua empresa pode te ajudar.
Existem vários modos de manter um bom relacionamento com seu público na internet, tais como:
- Publicação de posts no site ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
- Responder comentários dos clientes nas postagens dos blogs;
- Manter uma central de relacionamento para que os clientes esclareçam suas dúvidas;
- Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
- Ter um chat em tempo real para atendimento aos clientes.
Melhora das vendas
De acordo com as boas práticas da metodologia do Inbound Marketing, depois de atrair, converter e se relacionar com os clientes, chega o momento mais importante, que é o da venda.
Nessa etapa, o seu site pode trabalhar de dois modos: vendas consultivas ou vendas self-service. No caso das vendas consultivas, o site serve como um apoio na hora de fechar o negócio. Para isso, é fundamental que a página tenha uma área com as soluções e os preços dos produtos.
Caso a venda seja self-service, o site poderá elevar o nível de seu negócio, pois ele possibilita que os clientes efetuem a compra quando e onde for mais conveniente para eles. Não importa se é Natal ou se são três horas da madrugada, a internet nunca fecha.
Em resumo, se você possui uma loja online, seu trabalho não precisa focar apenas no horário comercial. Com isso, você pode captar mais clientes e fechar negócios em qualquer período do dia, o que te dá mais chances de alavancar a empresa.