Afinal, comprar ou não comprar seguidores?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 6 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.
Com o crescimento do Instagram ao longo dos anos, surgiu a necessidade de ter um grande número de seguidores, especialmente se a pessoa possui uma página de negócios nessa rede social.
Para explicar melhor o crescimento dessa plataforma, é preciso observar algumas estatísticas: em 2013, o Instagram atingiu a marca de 100 milhões de usuários, três anos depois, esse número subiu para 600 milhões e em 2017, já havia 800 milhões de usuários nessa rede social.
Esse crescimento absurdo apenas comprova a relevância que o Instagram ganhou ao longo do tempo.
Nesse cenário, ter um alto número de seguidores virou sinônimo de credibilidade e pode ser decisivo para que uma pessoa feche um negócio ou não com uma determinada empresa.
Nesse caso, comprar visualizações facebook ou no Instagram pode ser uma verdadeira tentação. Contudo, é preciso avaliar se essa manobra realmente vale a pena e se as consequências geradas não serão prejudiciais para o dono da página.
Ao longo deste texto, você verá se vale a pena comprar seguidores nas redes sociais ou não.
Acúmulo de seguidores falsos
Normalmente, quando uma pessoa comprar curtidas e seguidores de forma artificial, ela está enchendo a página dela de perfis falsos. Inclusive, boa parte das plataformas que prometem milhares de seguidores aos seus clientes trabalham com esse tipo de perfil.
Em um primeiro momento, isso pode não parecer problema. Contudo, ter várias contas falsas seguindo sua página irá criar uma diferença gigantesca entre o número de seguidores e o engajamento que seus posts recebem.
É por isso que vemos páginas com 20 mil seguidores e 300 curtidas em cada post, por exemplo.
Além do problema estatístico, essa discrepância pode afetar sua imagem com o público.
Quando as pessoas verem que você tem muitos seguidores e pouco engajamento, elas podem associar esse problema a uma falha no seu produto ou serviço, o que pode atrapalhar muito o seu negócio.
Ademais, o número inflado de seguidores te dará a sensação de que você está enviando seu conteúdo para todas aquelas pessoas, quando, na verdade, poucos seguidores estão vendo os seus posts.
Credibilidade afetada
A compra de seguidores pode afetar a credibilidade do seu negócio virtual. Logo de cara,muitos usuários reais percebem que a página inflou o seu número de seguidores artificialmente.
Como essa manobra é proibida pelo Instagram (risco de banimento da plataforma), talvez o usuário comece a duvidar do caráter do dono da página.
Afinal de contas, se uma pessoa foi capaz de colocar a sua própria página em risco somente para inflar os seus seguidores, talvez ela não se preocupe tanto com a qualidade de seus produtos e serviços.
Em resumo, comprar seguidores pode manchar a sua imagem e fazer os seguidores reais se afastarem da sua página. Isso está longe de ser um bom negócio.
Problemas com o algoritmo do Instagram
O Instagram costuma atualizar seu algoritmo com base na experiência do usuário. A coleta de dados dessa plataforma avalia muito as interações, dados, quem as pessoas seguem, curtem e o que elas comentam.
A partir desses dados, o Instagram cria seus feeds e personaliza as abas de cada usuário, deixando tudo com a cara dele.
No caso dos perfis com seguidores falsos, nunca haverá uma interação entre os seguidores e os perfis, pois bots não fazem esse tipo de serviço.
A partir do momento em que os seguidores não interagem com a página, o Instagram entende que o conteúdo daquele perfil não é relevante, nem mesmo para os seguidores reais.
Quando se fala de um conteúdo bem posicionado, isso se refere ao número de pessoas que foram afetadas por aquele post e demonstraram alguma reação, seja curtindo ou comentando.
Ou seja, se um perfil tem pouca interação, o conteúdo dele será desvalorizado pelo algoritmo várias vezes e deixará de ser prioridade nos feeds dos seguidores reais.
No fim das contas, a compra de seguidores torna mais difícil que seus posts cheguem ao feed das pessoas que realmente te acompanham.
Falar para ninguém
Como foi dito anteriormente, quando uma pessoa compra seguidores de forma frequente, ela acumula vários perfis falsos em sua lista de seguidores.
O grande problema disso é que seus posts dificilmente chegarão nas pessoas que realmente acompanham o seu trabalho. Basicamente, a compra de seguidores representa uma conversa com as paredes.
A questão é simples, quando uma pessoa resolve associar o seu negócio ao Instagram, normalmente ela busca visibilidade, um modo de falar com os clientes e um jeito de conseguir clientes novos.
A compra de seguidores está bem longe de tudo isso, pois, além de não interagirem, perfis falsos fazem o algoritmo do Instagram ignorar os posts daquela página.
Para crescer de verdade na plataforma, o ideal é conseguir seguidores reais e fazê-los se engajarem em seu conteúdo. A compra de seguidores não consegue fazer isso.
Banimento do Instagram
Além de tudo o que foi citado, a compra de seguidores pode fazer o Instagram banir a sua página da plataforma, já que essa manobra é proibida.
certeza, não é nada legal montar uma página, investir tempo e até mesmo dinheiro naquele conteúdo e ver tudo indo para o ralo de uma hora para outra.