Inbound Marketing: pelo engajamento e a fidelização dos estudantes

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Publicado: 23 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Atrair e principalmente impactar pessoas nunca foi tarefa fácil, ainda mais quando se fala de instituições de ensino superior.

Todos os anos inúmeras vagas em cursos diversos são abertas e milhões são gastos com publicidade para se tentar atrair alunos e alcançar o topo da concorrência.

Porém, uma nova estratégia surgiu e ganhou força nos últimos anos no mercado, mudando um pouco essa realidade de investimento e estratégia, transformando o marketing de interrupções em um marketing sem interrupções com o chamado inbound marketing.

Enquanto o marketing tradicional era marcado pelas interrupções, quando as instituições de ensino superior corriam atrás dos estudantes, com o inbound marketing o foco é completamente outro. 

E a importância do inbound marketing nas instituições de ensino já foi destacada no blog da Mkt4edu, onde vimos que seu principal objetivo é o de atrair o estudante pelo interesse, com marketing de conteúdo, com o aluno vindo até você.

Sendo assim, criando e principalmente compartilhando conteúdos relevantes da sua instituição é possível focar no perfil do seu público-alvo. 

Assim fica mais fácil criar uma relação duradoura com aquele estudante impactado e atraí-lo mais facilmente para escolher sua instituição.

Mas o que exatamente é o inbound marketing? E quais os principais benefícios do uso dessa captação de alunos com tecnologia? 

O que é inbound marketing?

O inbound marketing nada mais é do que um marketing de atração. O termo foi utilizado primeiramente pelo cofundador do Hubspot, Brian Halligan. Mas o conceito de inbound marketing surgiu por meio do livro “Permission Marketing” de 1999, escrito por Seth Godin, um dos principais nomes do mercado, quando se fala de marketing digital.

Em seu livro ele se referia ao marketing de permissão como aquele em que a empresa consegue a permissão ou consentimento do público-alvo para enviar seus próprios conteúdos e informações.

O inbound marketing no cenário de marketing educacional se utiliza exatamente dessa captação de alunos com tecnologia.

Com esse avanço da tecnologia, implantada diretamente no marketing educacional, é possível então atrair e criar um laço com estudantes por meio de estratégias e conteúdo que aumentem a taxa de conversão, nesse caso de matrículas.

Marketing de Conteúdo e Técnicas de SEO

E os dois pilares para esse marketing educacional ter se tornado tão efetivo vem por meio de marketing de conteúdo e técnicas de SEO. No marketing de conteúdo o foco é na produção de conteúdos relevantes da instituição e em relação aos cursos oferecidos.

Por exemplo, se sua instituição oferece cursos de saúde seria importante produzir conteúdos referentes a essa área.

Artigos, posts, newsletters que tratem questões como: “por que escolher a área de saúde?”, “como se preparar para o curso?”, “o que o aluno irá estudar?“, onde ele poderá trabalhar nessa área?”, “qual a média salarial?”, todos temas que sejam relevantes e façam a diferença para engajar o estudante e impactar de alguma forma sua escolha.

Há pouco tempo falamos no blog sobre a importância das técnicas e estratégias de SEO, que podem ser uma verdadeira máquina de matrículas, seja com a otimização na navegação do site ou através do uso de palavras-chave nos conteúdos. 

Proporcionando assim uma boa colocação do site da instituição nos motores de busca, facilitando a possibilidade do estudante encontrar um dos cursos que você oferece. Segundo o HubSpot, 80% do tráfego de um site se inicia por meio de uma busca. Uma demonstração da importância das técnicas de SEO no inbound marketing.

Quais os benefícios da implementação do Inbound Marketing nas Instituições de Ensino?

O inbound marketing tem o poder de proporcionar inúmeros benefícios às instituições de ensino superior que o adotam nas suas estratégias diárias. Isso porque estimula que o “estudante alvo” venha até você, sem precisar pressioná-lo através de um excesso de anúncios extremamente intrusivos.

Mas quais são os benefícios reais da implementação do inbound marketing? Confira abaixo os principais impactos da captação de alunos com tecnologia.

Leads qualificados

Enquanto o marketing tradicional é feito quase que com tiros no escuro, com o inbound marketing as chances de atrair o público que você quer são muito maiores. 

O conteúdo é centralizado no alvo e assim o lead é mais qualificado, já que você atrai quem realmente está em busca do que você pode oferecer, sem forçar a barra.

Maior controle no funil de vendas

Com certeza você já recebeu mil vezes a ligação de uma empresa tentando vender um produto que não lhe interessa. 

Através do inbound marketing esse acontecimento é minimizado, já que sua equipe de vendas terá em mãos um controle maior sobre as necessidades dos estudantes e ele mesmo estará mais engajado com sua instituição pelo MKT de conteúdo.

Menos gastos com Marketing Educacional

O inbound marketing reduz consideravelmente os investimentos em publicidade e MKT tradicional, que muitas vezes não é eficaz. 

No caso do inbound marketing, o foco do marketing educacional, é na captação daqueles alunos que realmente estão em busca de cursos que tenham a ver com o que a sua instituição pode oferecer.

Maior influência nas redes sociais

Bons conteúdos tendem a gerar mais compartilhamentos e consequentemente podem atrair mais estudantes em torno dos seus perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin. 

Com isso você aumenta sua rede de estudantes e de interesse, podendo impactar mais pessoas diariamente e engajá-las pelo marketing de conteúdo. 

Mas é preciso saber como criar e gerenciar corretamente essas redes. 

Ganhos com matrícula e inscrições

Se o gasto é menor com a conversão de leads qualificados e na captação de alunos com tecnologia, consequentemente sua empresa tende a faturar mais com inscrições nos cursos e matrículas na instituição. 

Que tal utilizar o inbound sales para criar essas estratégias de atração? 

Engajamento e fidelização dos estudantes

Esses são dois pontos cruciais e benéficos na aplicação do inbound marketing. Atrair estudantes pelo conteúdo personalizado e informativo acaba criando maior engajamento e fidelização com a sua instituição. 

Se ele encontrou o que buscava em seu site, ou em suas redes, por exemplo, suas chances são bem elevadas de convencê-lo a optar pela sua instituição futuramente.

A importância de se usar um software para implementação de Inbound

De nada adianta saber como funciona o marketing educacional e o inbound marketing para estudantes se a escolha do software de inbound é equivocada. 

Uma das ferramentas de automação com maior destaque no mercado, inclusive sendo pioneira no inbound marketing, é a oferecida pelo Hubspot.   

Com o Hubspot você consegue uma mensuração de dados e resultados das suas estratégias de inbound marketing. 

É possível saber, por exemplo, quais conteúdos foram acessados por seu lead, palavras-chave que geram mais visitas, quanto tempo ele ficou no site, se ele visitou o financiamento estudantil e etc. 

Assim o contato da sua central de vendas é mais pontual e certeiro com o público-alvo.

E não só isso, a ferramenta Hubspot oferece maior tráfego e leads qualificados, além de aumentar a produtividade e efetividade do seu site para atrair estudantes.

A Mkt4Edu é referência no marketing educacional

Nós da Mkt4edu, temos uma expertise focada especialmente para o marketing educacional. Sendo assim, podemos ajudar sua instituição a alcançar bons resultados com automação de marketing, técnicas de SEO e marketing de conteúdo.

Proporcionando assim, resultados mais satisfatórios para sua instituição, atraindo o seu público-alvo e gerando um aumento em matrículas e inscrições.

Damos todo o suporte para sua instituição através de especialistas em técnicas de SEO, que utilizam as melhores tecnologias do mercado, contribuindo para que a sua instituição esteja sempre à frente da concorrência.