Como o SEO local pode alavancar pequenos negócios

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Publicado: 14 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Graças a acessibilidade à internet, o meio digital ganhou muita popularidade nos últimos anos, principalmente no Brasil.

Segundo especialistas em SEO local e estratégias digitais locais, as empresas e prestadores de serviços regionais precisam estar na internet, afinal, grande parte dos concorrentes estão presentes quando um consumidor busca por serviços e produtos.

Mas, o que é SEO local?

O SEO local consiste em colocar uma empresa nas primeiras posições do Google sem ter que pagar por publicidade.

Para isto, é necessário ter um website responsivo, rápido e otimizado, pois, o trabalho de otimização é feito no site.

O SEO é uma das estratégias de marketing que possibilita o maior retorno sobre investimento, sendo capaz de alavancar empresas de diferentes portes e segmentos.

5 dicas de como fazer SEO local

Confira estas dicas de como fazer SEO local para o site da sua empresa.

1 – Tenha um site

Caso sua empresa não tenha um site, você pode criar um site de graça em ferramentas como o WIX.

Este tipo de site não é o ideal, mas, cumpre com o propósito de ter um site caso sua empresa não possa realizar este investimento.

2 – Crie e configure uma conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta fantástica para SEO local, possibilitando que a empresa apareça na serp com um destaque ao lado direito.

Além disso, estando cadastrado no Google Meu Negócio com uma ficha otimizada, é possível aparecer no Google Maps, o que aumenta a descoberta da empresa para potenciais consumidores do seu serviço.

3 – Otimize seu site com SEO

O SEO local exige menos esforço para posicionar um site, afinal, o website terá sua competitividade apenas na região onde a empresa atua.

Assim sendo, o esforço para chegar nas primeiras posições do Google é muito menor que comparado ao ranqueamento nacional.

4 – Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste em criar conteúdos relevantes para a sua audiência, mostrando para o seu público-alvo que a sua empresa entende do segmento em que atua.

Esta estratégia permite a descoberta da marca e possibilita a geração de leads qualificados para empresas de qualquer segmento.

5 – Consiga avaliações dos seus clientes

Tanto no Google Meu Negócio quanto nas páginas do Facebook e no Yelp (catálogo de empresas) é possível conseguir avaliações dos seus clientes.

Quanto mais avaliações positivas uma empresa tem, maior tende a ser a visibilidade.

Além disso, uma empresa com muitas avaliações positivas passa mais credibilidade para o público.

6 – Faça linkbuilding em sites, portais e blogs da sua região

O linkbuilding consiste em conseguir links em sites de terceiros apontando para o seu site, com isso, seu site recebe mais autoridade, o que impacta diretamente o posicionamento do seu site, o que é fundamental para o SEO local.

Assim sendo, quando você consegue links em sites, portais e blogs da região onde você atua, melhor tende a ser a confiança que o seu site recebe perante o Google e outros mecanismos de buscas.

Dica bônus: estude a sua persona

De nada adianta pensar em SEO local se a sua empresa ainda não possui uma persona definida.

O que é persona?

A persona é a representação do cliente ideal da sua empresa, uma representação do seu público-alvo, com mais detalhes.

Algumas características de uma persona:

  1. Nome;
  2. Idade;
  3. Profissão;
  4. O que gosta de fazer no tempo livre;
  5. Quais assuntos se interessa.

Quanto mais características e riqueza de detalhes a sua persona for definida, melhor será o impacto do seu SEO local e das outras campanhas de marketing digital que a sua empresa realiza.

Conclusão

O SEO local é uma estratégia de otimização de sites voltada para o posicionamento de sites em nível regional.

Mesmo demandando um investimento menor, o SEO local possibilita um ótimo retorno sobre investimento para pequenas e médias empresas que atuam apenas na região onde estão sediadas.