Empréstimo Empresarial para investir em marketing: estratégias empreendedoras
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 1 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
É imprescindível que o empreendedor trace planos focados no crescimento do negócio e a divulgação da empresa deve estar entre eles.
Diante disso, muitos empreendedores avaliam o empréstimo empresarial, principalmente quando feito de forma 100% online, como aliado para tornar o planejamento das estratégias de marketing ainda mais possível e seguro.
Não é novidade a importância do marketing para que a empresa esteja cada vez mais presente nos meios digitais, atraindo novos clientes, os mantendo satisfeitos e aumentando a notoriedade e impacto da marca.
Portanto, estruturar e acompanhar os resultados da estratégia de investimento em marketing, tendo como aliado o crédito ideal para que esse momento não prejudique outros fatores e saia do planejado, é uma atitude empreendedora indispensável.
Você sabia que existem alguns tipos de Marketing?
Antes de nos aprofundarmos nas possíveis estratégias e planos a serem desenvolvidos, é importante entender os diferentes tipos de marketing e como eles se aplicam ao seu negócio. Aqui vamos explorar dois deles:
Marketing Comercial
O Marketing Comercial tem o objetivo de aumentar as vendas a partir de campanhas com datas pontuais e especiais ou promoções com tempo determinado, por exemplo. É importante que essas ações estejam alinhadas com o perfil do produto e da personalidade de sua empresa.
Marketing Institucional
O Marketing Institucional se baseia em ações que têm como objetivo impulsionar o conhecimento e relevância da empresa. Isso pode ser feito com um website bem estruturado, redes sociais ativas, folders e catálogos, por exemplo.
E quais são os canais para aplicar as estratégias de marketing?
Existe mais de um canal possível em que seus potenciais clientes podem encontrar sua marca e serviços. Nesse momento, é importante, antes de iniciar os investimentos, identificar os canais que conversam com sua marca: quais são os mais utilizados pelo meu público-alvo? quais fazem mais sentido para o perfil do meu negócio?
Redes Sociais:
É inquestionável o crescimento do mundo digital e a presença das redes sociais no cotidiano das pessoas. Como consequência disso, os usuários passaram a modificar seu comportamento de consumo, fazendo das redes uma das vitrines principais para vendas.
O Facebook e Instagram, por exemplo, disponibilizam funcionalidades potentes de propaganda, permitindo que você filtre o público que faz sentido para o seu negócio e os impacte com um valor definido de anúncios do seu produto.
Buscas no Google:
O Google é a principal fonte de pesquisas dos usuários e seu cliente, certamente, chegará mais fácil até sua marca por esse canal.
Por isso, é importante que seus conteúdos e site estejam otimizados para mecanismos de busca com o SEO (Otimização para Motores de Busca) e, se necessário, tenham anúncios pagos ativos para ainda mais impulsionamento.
Canais offline:
Além do mundo digital, existem também as propagandas em TV, rádio e propagandas impressas. Esses são considerados investimentos mais caros e vale ter a certeza de que realmente faz sentido para o seu negócio.
Como o empréstimo empresarial pode ajudar e quais as opções?
O empréstimo empresarial pode servir como estratégia para investir em campanhas de marketing para a sua empresa quando não se tem o capital necessário.
De maneira mais segura e com mais respiro para as obrigações econômicas, o financiamento te possibilita estar mais próximo dos seus clientes e não deixar prioridades para depois, além de criar uma vantagem competitiva em relação aos demais players do setor.
Avalie as opções no mercado e escolha a que mais faz sentido para o momento e perfil da sua empresa:
- Empréstimo empresarial sem garantia: nessa modalidade, você não precisa oferecer seu carro ou imóvel como garantia.
Apresentar avalistas (garantidor da dívida) para a operação é uma das opções apresentadas por fintechs.
- Empréstimo empresarial com garantia: para esse tipo de empréstimo, é preciso apresentar algum bem como garantia para a obtenção do crédito, como carros e imóveis, por exemplo.
- Antecipação de recebíveis: Caso você trabalhe com recebíveis de cartão de crédito, pode escolher antecipar os seus recebíveis e usá-los para colocar seus investimentos em marketing em prática.
- Crédito fumaça: modalidade nova no mercado em que os donos de empresas que aceitam pagamentos por cartão de crédito disponibilizam o histórico de recebíveis do empreendimento para análise. Com a finalidade de obter uma proposta de crédito empresarial atrelada a um valor de recebíveis futuros.
Peer to Peer lending: empréstimo empresarial inovador no Brasil
O Peer to Peer Lending, também conhecido como P2P, é o tipo de empréstimo que une duas pontas com interesses distintos: empresas que buscam empréstimo empresarial e investidores (pessoas físicas) que buscam rentabilidade acima da média do mercado.
O modelo tem ganhado destaque no Brasil nos últimos anos, por ser um processo menos burocrático e com juros mais acessíveis.
Elabore um bom plano de marketing e comece!
Não deixe de analisar e fazer a manutenção do seu plano após ter se planejado. Se pergunte se o seu faturamento aumentou ou diminuiu depois do investimento em marketing e se o canal atraiu mais clientes e mais vendas.
Se aproxime dos seus clientes elaborando estratégias inteligentes pensadas no crescimento da sua empresa, usando o empréstimo empresarial ao seu favor.