3 Estratégias Digitais Que a Sua Empresa Precisa Investir em 2023

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Publicado: 28 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Se você é autônomo, tem uma empresa pequena, média ou grande, você precisa investir em estratégias digitais.

Isso porque, o mundo está cada vez mais conectado, tecnológico, e se o seu negócio não seguir esse ritmo, é bem provável que você fique para trás.

Portanto, se você quer ter mais clientes, fazer mais vendas e ter resultados efetivos com a internet, não deixe de conferir as informações deste artigo, pois separamos para você as três estratégias digitais que você precisa investir “para ontem”. 

Vamos lá?

Principais estratégias digitais para investir em 2023

Estratégia 1: anúncios

Crescer na internet de maneira orgânica, natural, normalmente leva um certo tempo, fora que envolve muito trabalho.

Por isso, se você não vê a hora de conseguir resultados com a internet, comece investindo em anúncios, afinal, essa é a forma mais rápida para a sua empresa atrair clientes e realizar vendas no ambiente online.

Porém, claro, você precisará pagar uma certa quantia para isso.

Hoje, existem diversas plataformas para você anunciar, sendo as principais o Google Ads, o Facebook Ads, o Instagram Ads e o YouTube Ads, e cada uma delas possui certas características e preços por anúncio.

Portanto, vale a pena saber mais sobre cada uma e avaliar qual ou quais tem mais potencial para o seu negócio.

Agora, mesmo que existam algumas opções para escolher, o Google Ads geralmente é a plataforma mais relevante de se anunciar, isso porque, milhões de pessoas fazem pesquisas no Google diariamente.

Logo, se a sua empresa tem anúncios no Google, ela irá aparecer para inúmeras pessoas (clientes em potencial) e terá mais oportunidades de fechar novos negócios todos os dias.

Além disso, vale ressaltar que existem alguns tipos de anúncios para você escolher no Google Ads: rede de pesquisa, rede de display, remarketing, entre outros. 

Ou seja, você pode variar os formatos dos seus anúncios e avaliar qual ou quais geram mais resultados, de modo a direcionar melhor os seus investimentos.

Estratégia 2: SEO

Você já ouviu falar em SEO? 

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization e está relacionada a estratégias e otimizações que são feitas em sites e blogs para eles terem um bom posicionamento no Google, isto é, para que apareçam na primeira página, nos primeiros resultados.

Porém, a diferença em relação aos anúncios, é que esse posicionamento é orgânico, natural. Você não precisa pagar diretamente para estar ali.

E isso é importante, pois, além de atrair mais pessoas para o seu site e/ou blog (e consequentemente, proporcionar mais oportunidades de vendas), gera mais credibilidade para a sua empresa, pois o Google não coloca “qualquer um” na primeira página.

Além disso, se você tiver um bom investimento em SEO, com o passar do tempo, você talvez nem precise mais dos anúncios, afinal, os consumidores estarão chegando naturalmente, organicamente.

Agora, claro, se você quer potencializar o desempenho da sua empresa na internet, utilizar o combo “anúncios + SEO”, só tende a melhorar os seus resultados.

Estratégia 3: redes sociais

Por fim, mas não menos importante, temos as redes sociais.

Hoje, aliás, há pelo menos cinco anos, milhões de usuários acessam o Instagram, o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, entre outras redes.

E, com tantas pessoas nesses canais, é claro que as empresas podem aproveitá-los para impulsionar suas vendas, aumentar o número de clientes, gerar engajamento e muito mais.

No entanto, para isso, não basta apenas criar uma conta em uma rede social e fazer uma ou outra publicação. Não. É preciso ter consistência e se atentar aos seguintes pontos:

  • Criar uma identidade visual para a página ou perfil;
  • Fazer publicações de maneira regular, uma vez por dia ou a cada dois dias, por exemplo;
  • Gerar formas de interação e engajamento;
  • Publicar conteúdos úteis, relevantes e de valor;
  • Responder dúvidas, críticas, elogios, sugestões, etc.;
  • Incentivar a participação e o compartilhamento;
  • E utilizar diferentes formatos em seus posts. Ou seja, não publique apenas imagens. Invista também em vídeos, Gifs, textos, stories, reels, etc., faça lives e assim por diante.

Frequentemente as redes sociais possibilitam novos recursos para seus usuários. Sendo assim, vale a pena saber mais sobre eles e utilizá-los em sua página ou perfil. Esteja sempre atualizado e por dentro das novidades.

Bônus: marketing de conteúdo

Nas três estratégias digitais que apresentamos para você, o conteúdo de qualidade é algo que precisa estar presente.

Isso porque, basicamente tudo na internet envolve conteúdo, quando você lê uma notícia, quando vê um post em uma rede social, quando assiste um vídeo no YouTube…

Portanto, em qualquer estratégia digital que você for adotar em seu negócio, não deixe de investir em marketing de conteúdo!

Tenha em mente o seguinte: você, ou melhor, a sua empresa, precisa gerar conteúdos ricos, úteis, valiosos, que agregam valor e que ajudam as pessoas de alguma forma.

Só assim você conseguirá a atenção delas e claro, conseguirá fazer com que entrem em contato com a sua empresa e fechem um negócio.

E então, pronto para fazer o seu negócio decolar em 2023 com essas estratégias digitais?! Esperamos que o artigo tenha lhe ajudado e, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar abaixo. Até a próxima!