Como definir o orçamento com um cliente: confira 5 passos
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 28 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Saber realizar um orçamento de prestação de serviços e fazer boas propostas é essencial para ampliar seu negócio, captando clientes e contratos de qualidade.
Porém, definir um bom orçamento para oferecer ao seu cliente pode não ser uma tarefa tão simples.
Isso porque você precisa viabilizar o crescimento do seu negócio de forma clara e confiável.
Para ajudar nesse processo de desenvolvimento do orçamento, separamos 5 passos para você conseguir elaborar sua proposta de prestação de serviços.
1 – Junte todas as informações necessárias
É possível que ao surgir uma oportunidade de fechar um bom negócio, a ansiedade de enviar um orçamento o mais rápido possível venha à tona.
No entanto, a fase de elaboração do orçamento é muito importante, e para que você consiga captar esse cliente é necessário que você dedique certo tempo a essa atividade.
Dessa forma, no primeiro passo para definir o orçamento, você deve:
- Levantar todas as informações sobre o seu cliente a aprender sobre o seu negócio;
- Compreender o projeto.
Com essas informações em mãos, você terá uma chance maior de propor um orçamento que será aceito.
Uma dica importante é: cuidado para não perder oportunidades de negócios ao errar o tempo de envio do orçamento.
Orçamentos enviados precocemente podem acarretar em prejuízos futuros caso não seja realizada uma boa análise dos custos, e enviar orçamentos fora do prazo pode fazer com que o seu possível cliente feche o negócio com outra empresa.
Busque alinhar um prazo e cumpri-lo sempre.
2 – Faça uma análise do projeto
O segundo passo também exige certo tempo de dedicação. Nele, você vai pensar no desenvolvimento do projeto, respondendo: “quem, o que, onde, como, quando e por que”.
Quem: quem será o responsável por realizar esse trabalho? Quem vai acompanhá-lo? Quem fará a interação com o cliente?
O que: o que deve ser feito? Qual é a expectativa do cliente? Quais são as etapas para conseguir concluir o que o cliente precisa?
Onde: onde será o local de realização do serviço?
Como: como o serviço será prestado? Como vai ocorrer a implantação e o acompanhamento? Como será medido o índice de satisfação? Como será feita a análise de riscos?
Quando: quando acontecerão as etapas do processo? Nessa parte é bom criar um cronograma que norteará o projeto.
Por que: nessa parte você deve justificar os motivos das suas escolhas, de modo a convencer o cliente que escolheu as melhores estratégias para a execução do serviço.
Esse passo é muito importante, pois para conseguir fazer um orçamento que vá de encontro com as necessidades do cliente, é preciso pensar essas questões a fundo.
E vale ressaltar que o desenvolvimento do projeto será a parte que vai compor significativamente o valor do orçamento final.
3 – Calcular valor da hora trabalhada
Nesse passo você deve calcular o valor da sua hora trabalhada. Para definir este valor você deve considerar o custo do projeto e a sua mão de obra.
Após chegar ao valor da sua hora de trabalho, basta fazer o cálculo. Por exemplo, se a sua hora trabalhada custa R $35,00 e o projeto levará 15 horas para ser concluído, o valor que deve ser cobrado é R $525,00.
Alguns prestadores de serviço adotam o critério de adicionar algumas horas a mais nesse cálculo, de forma que, se houver algum imprevisto que atrase a execução do projeto, não haja prejuízos.
4 – Elabore sua proposta
Agora que você já tem em mãos todas as informações sobre o serviço, e como ele poderá ser prestado, é hora de elaborar sua proposta.
A proposta de negócio é o documento final do orçamento, então é importante que seja um documento fácil de entender, prático e objetivo.
Não existe nenhuma regra sobre a elaboração das propostas, mas elas costumam seguir a seguinte estrutura:
Introdução: um resumo do seu negócio e do projeto proposto;
Desenvolvimento: onde o projeto será apresentado. Nessa deve conter valores, fotos, gráficos, o que for necessário.
Conclusão: uma conclusão simples apontando como o cliente deve proceder para fechar o negócio.
5 – Tenha boas recomendações profissionais
E para finalizar o seu orçamento com chave de ouro, tenha boas referências profissionais.
Afinal, nada melhor do que a recomendação profissional de outros clientes e colegas de trabalho a respeito do seu serviço.
Uma boa opção para apresentar seus outros trabalhos de maneira discreta, é apontar quais foram as empresas ou clientes que já tiveram serviços prestados por você.
Outra alternativa é informar um link ou site onde seu possível cliente possa visualizar seu portfólio.
Você não deve esquecer que o portfólio é uma maneira muito positiva de apresentar os seus serviços para as pessoas, pois é por meio dele que os seus clientes vão perceber se houve ou não identificação com o modo que você trabalha.
Conclusão
O objetivo deste artigo foi apresentar alguns passos simples para a elaboração de um orçamento.
Seguindo essas recomendações você conseguirá apresentar uma proposta adequada e objetiva para o seu cliente.
Lembre-se que é por meio do orçamento que o cliente terá o primeiro contato com a sua empresa, e por isso você deve se dedicar nessa etapa para não somente captar um cliente, mas sim fidelizá-lo.