Criação de texto para site: 4 dicas para aumentar a conversão

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Publicado: 26 de abril de 2021 | Atualizado: 26 de abril de 2021.

Vivemos na era em que para conseguir alguns segundos de atenção é preciso se esforçar muito, por isso a criação de texto para site precisa de muita dedicação e estratégia. 

O motivo? Os estímulos são muitos, as opções incontáveis e as propagandas geram desconfiança.

Hoje mais do que nunca, é importante pensar em cada detalhe ao se comunicar com seu cliente em potencial. Cada imagem, vírgula ou cor poderá captar a atenção ou perdê-la para sempre.

Se acha que estou exagerando, pense em quantas opções você descartou na última busca que realizou na internet.

Aquele site que demorou mais do que 5 segundos para carregar pode ter sido descartado sem pensar duas vezes. 

Ou aquela navegação que te deixou desconfortável e você não percebeu, pode ter sido o fruto de uma má escolha de cores ou um erro de programação que simplesmente te repeliu.

A criação de textos para sites é tão importante quanto qualquer aspecto visual.

O ideal é que a comunicação visual e escrita sejam complementares e crie um entendimento não apenas racional no usuário, mas também simbólico e emocional.

O que é conversão

Conversão é induzir o usuário a praticar uma ação para poder medir e criar análises depois.

Preencher um formulário, clicar no ícone do WhatsApp ou em outro botão são exemplos práticos de conversão.

Para ter um site ou uma campanha que converte, primeiro é importante estabelecer quais são as ações de conversão que você deseja provocar.

As conversões para um site de psicologia são diferentes das de uma loja virtual, por exemplo.

Por isso, antes de mais nada, defina seus objetivos e crie diferentes estratégias para alcançá-lo.

É importante que os objetivos sejam baseados em ações que irão levar o usuário até o resultado final – vendas, por exemplo.

Vender não é mais como antigamente. Agora é preciso pensar em como aproximar seu cliente em potencial para fechar a venda, sabendo que quanto mais perto menor a taxa de conversão.

Não entendeu? Eu explico!

Conseguir com que um usuário clique no seu site é muito mais fácil do que fazer com que ele entre em contato, certo?

Este conceito chama-se funil de vendas e significa que a cada etapa o cliente em potencial está mais qualificado para realizar o fechamento, o que o torna cada vez mais singular.

Por que cada detalhe importa na criação de um site?

A taxa de conversão varia muito de segmento para segmento, mas especialistas do Google consideram entre 3 – 15% uma boa taxa de conversão.

Isso significa que se 3 dos 100 usuários que visualizaram seu site no Google praticaram a ação desejada sua estratégia está no caminho certo.

Mas clicar no site é só o começo.  Agora chega o momento de convencer que a sua empresa oferece o que ele está buscando e que é a melhor opção do mercado.

1) Saiba com quem você está falando

Esse é um dos principais erros na criação de sites. Empresários e empreendedores podem utilizar abordagens escritas e visuais de acordo com seus gostos pessoais, porém, é super importante lembrar que não é você que irá comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

Quando não vemos a pessoa que irá receber o conteúdo fica mais difícil, mas eu aposto que se você fosse um palestrante ficaria ligado nas reações para adaptar sua fala, certo?

Existem ferramentas como o mapa de calor que mostram como o usuário está interagindo com o site. Porém, ao definir sua persona e criar textos direcionados fica muito mais fácil acertar.

Algumas características do leitor são fundamentais pensar antes de criar os textos. Por exemplo:

  • Leigo ou técnico
  • Formal ou despojado
  • Sério ou divertido

2) Crie o texto perfeito para botões

Para não frustrar o usuário é importante que ele saiba exatamente o que irá acontecer ao clicar em um botão.

Por isso, nada de botão com a frase “simulador de valores” ou “preço” se o usuário precisar pedir cotação.

3) Utilize ícones ou imagens que simbolizam o texto

Essa também é uma recomendação de UX Design, ou seja, uma navegação focada na experiência do usuário.

Uma dica super simples e efetiva é utilizar símbolos que indiquem o que irá acontecer ou que apresentem de forma intuitiva o que será abordado.

Exemplo

4) Gere uma conversa e conte uma história

Pense nos textos do site como uma conversa. Se você não jogaria todas as informações de uma vez em cima do seu cliente, por que faria na internet?

Segura a ansiedade e pense na cronologia, no que é mais importante e quais informações devem preceder às outras para um entendimento completo.

No geral, os usuários querem saber primeiro sobre os serviços e depois sobre a empresa, pois confirmar que a empresa de fato oferece o que está buscando precede a escolha da empresa.

Agora que você descobriu que não é só com a criação de conteúdo para blog que precisa se preocupar, está na hora de colocar a mão na massa com as 4 dicas práticas que ensinamos.