SEO para ecommerce: além do básico
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 19 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Todos querem estar na primeira página do Google, isso é um fato. E, se você possui um e-commerce, certamente deseja isso. Mas você conhece quais fatores, além do tráfego pago, contribuem para isso?
Uma das formas de conquistar o topo no maior buscador é utilizar técnicas de SEO para ecommerce.
Por isso, neste texto você vai compreender mais sobre SEO e como ir além do básico para atrair mais visitantes ao seu ecommerce.
Entenda o que é SEO para ecommerce
Antes de apresentarmos as melhores técnicas de SEO para ecommerce, é preciso reforçar o conceito.
Quando você quer a resposta para algo você busca onde? Provavelmente no Google, certo?
Este é o local onde as pessoas buscam por respostas. Seja por desejo ou necessidade. Normalmente quem procura por “melhores produtos para cabelo cacheado” ou quer aprender sobre o assunto, ou realmente está avaliando para comprar.
O que as empresas fazem para aparecer primeiro nas buscas? Sim, anunciam no Google Ads e isso é fundamental para quem quer vender.
Mas este é um investimento de resultado rápido, porém de curto prazo. Afinal, já pensou se você fica sem verba?
Pois é, existe uma outra forma de estar na primeira página, que é gratuita e com resultado a longo prazo: o SEO.
Search Engine Optimization se refere a otimização para os mecanismos de busca. São técnicas de conteúdo e programação que farão o Google entender que seu site é relevante para o usuário.
Esta técnica deve ser usada em todos os tipos de site, mas no ecommerce tem uma relevância ainda maior. Já que é o canal direto de vendas.
Que tal aprender desde as técnicas mais básicas a avançadas de SEO?
Técnicas básicas de SEO
Existem técnicas básicas de SEO para quem quer atingir a primeira página do Google. Algumas delas são referentes ao conteúdo do ecommerce, outras são mais técnicas de programação.
Por isso, é importante ressaltar que, ao escolher uma empresa para desenvolver o seu ecommerce, você deve avaliar se o desenvolvimento é compatível com as normas do Google.
Entre as técnicas mais básicas de SEO para ecommerce estão: palavras-chave, título, heading tags, meta-description, URLs e links internos e externos.
Pesquisa de palavras-chave
Tudo começa com a pesquisa das palavras-chave.
Para ter um ecommerce com o SEO bem otimizado, você precisa parar de pensar com a sua cabeça e começar a pensar como o seu cliente.
Então, entenda bem quais são as dores da sua persona e quais seriam as buscas que ela faria.
Por exemplo, se você possui um e-commerce de roupas de festas para mulheres jovens, elas podem buscar “vestido longo para festa”. Logo, você precisa ter conteúdos que sejam a resposta para esta busca.
Para ajudar a entender quais são os termos mais buscados, você pode usar ferramentas como:
- Ubersuggest
- Google Trends
- SemRush
- Keywords everywhere
- Google Keyword
Título
O título das páginas também influencia no SEO.
Primeiramente, as pessoas tendem a clicar em títulos que chamam a atenção. Mas tome cuidado, a promessa feita no título precisa ser respondida ao longo do texto.
Além disso, não esqueça de colocar a palavra-chave no título e, se possível, no início dele.
Vamos dar um exemplo: ao utilizar o termo “Loja de arte online”, o ecommerce da Galeria Estranho está ensinando ao Google qual o seu nicho de atuação. Dessa forma, o buscador entenderá e poderá direcionar tráfego de pessoas que buscam por peças artísticas.
Heading tags
A divisão das Heading Tags não são apenas uma forma de manter o texto bom esteticamente. Elas mantêm a leitura fluida e agradável, fazendo o usuário permanecer na página por mais tempo. Ou seja, proporcionando uma boa experiência ao usuário.
A dica aqui é usar a palavra-chave escolhida nas principais headings tags (H1, H2 e H3). Mas é claro, não pode abusar demais e tornar a leitura chata.
Meta-Description
Sabe aquela frase que aparece abaixo do título quando realizamos uma busca no Google? Esta é a Meta-Description. Alguns estudos afirmam que ela não influencia diretamente no SEO para ecommerce, mas é fato que ela ajuda a convencer o usuário a clicar em determinado link. E, se tem link e tempo de permanência na página, o Google pontua melhor aquele conteúdo.
Não esqueça de fazer uma meta-descrição direta e persuasiva, assim como, de incluir a palavra-chave escolhida.
Estrutura das URLs
Antigamente era muito comum ver a estrutura das URL’s cheias de letras e números. E hoje, parece que tem ecommerces que continuam usando a metodologia de antigamente,
Brincadeiras à parte, a estrutura das URLs é muito importante na hora de otimizar o SEO para ecommerce. Isso porque, os domínios precisam ser fáceis de encontrar e do Google computar.
Por isso, evite URL’s com datas, com muitas letras, códigos ou muito longas. Ainda, priorize a sua palavra-chave na URL.
Backlins e Links Internos
A autoridade de um domínio também é muito importante para o SEO. Então, quando o Google identifica outros sites que citam o seu, ele entende que o seu domínio é relevante.
Por isso, a construção de links Externos e Internos é tão importante. Só para exemplificar, textos como este, que são de autores convidados, são uma estratégia para expandir o alcance dos domínios.
Além disso, não esqueça de colocar links de textos atuais nos posts antigos. Isso fará com que um usuário que acessa o seu site permaneça nele por mais tempo.
Use o SEO além do básico para ecommerce
Agora que você já compreendeu as principais formas de otimizar o seu e-commerce para aparecer na primeira página do Google, é hora de ir além do básico. Sendo assim, separamos outras dicas de SEO para ecommerce que ajudarão a alavancar o seu canal de vendas.
Marketing de conteúdo
Falamos muito por aqui da importância do conteúdo para ranquear o site na primeira página do Google. Por isso, é primordial que você invista em Marketing de Conteúdo para ecommerce.
Isto é, produzir conteúdo em texto, imagem, vídeo ou áudio. Ou seja, nos mais diversos formatos.
Por isso, crie um blog e gere tráfego para o seu ecommerce oferecendo benefícios aos usuário. Por exemplo, voltando a hipótese de você possuir uma loja virtual de roupas femininas.
Neste caso, pode criar conteúdo relacionado às tendências da moda para o ano, ou ainda, sobre qual tecido é melhor para cada modelo de roupa, etc.
Mas não se detenha a apenas textos, ofereça materiais gratuitos e se possível crie ferramentas que possam ser úteis aos possíveis compradores.
Lembre-se que marketing de conteúdo é sobre entregar um benefício ao usuário.
Descrição dos produtos
A descrição dos produtos é o grande diferencial dos e-commerces que vendem.
Mas você sabe porquê?
Ao analisar um produto em uma loja virtual, as pessoas querem entendê-lo. Por isso, você precisa proporcionar uma experiência semelhante ao de uma loja física. Ou seja, precisa estimular os sentidos dos usuários.
Sendo assim, uma excelente técnica de SEO para ecommerce é ter a descrição dos produtos criativa e completa.
Por isso, não deixe de incluir itens como:
- O que compõe o produto
- Quais são as características do produto físico (tamanho, dimensões, tipo de material, etc)
- Por que as pessoas devem comprá-lo (quais são os benefícios e diferenciais)
- Quais são as vantagens e desvantagens
- Para quem é e para quem não é o seu produto
Estimule as avaliações
De acordo com a nova atualização do Google, o buscador vai priorizar produtos que mostrem a avaliação dos usuários.
Dessa forma, se você quer que o seu ecommerce seja encontrado pelos usuários, precisa estimular as avaliações. Estas, reforçam os benefícios dos seus produtos e as recomendações. Sendo assim, ajudam a convencer o consumidor na hora da dúvida.
Fortaleça a sua marca
Você já parou para pensar como no marketing todas ações geram uma reação? Seja ela imediata ou não.
E como estamos falando, neste caso, de SEO para ecommerce que é uma estratégia de médio a longo prazo, precisamos também falar sobre branding.
Muito se fala em construir conexões entre sites e em escolher as melhores palavras-chave para ser encontrado. Mas há outra estratégia que também contribuem para aumentar o tráfego do ecommerce.
Isso porque, o Google determina a relevância de um site, de acordo com a relevância da sua marca. Ou seja, se você tiver uma marca conhecida e procurada pelos usuários, o tráfego da sua loja virtual também crescerá.
Velocidade de carregamento do ecommerce
Outro fator que você deve levar em consideração para ter um site na primeira página do Google é a velocidade de carregamento.
Não deixe alguém esperando a sua loja virtual carregar e ficar interativa, caso contrário:
- O google vai penalizar você
- E as próprias pessoas também, pois não ficarão em um ecommerce lento.
É fato que as pessoas não têm muito tempo para ficarem esperando uma página na web carregar. Todos têm pressa. Por isso, se o seu ecommerce demora para carregar, certamente, você está perdendo vendas.
Ainda mais depois da última atualização do Google, que visa priorizar a experiência do usuário e penalizará sites lentos.
Conclusão
Depois de ler este texto, certamente, você já está preparado para trabalhar as principais técnicas de SEO no seu ecommerce. Mas lembre-se que apenas o SEO não fará você estourar as vendas. É necessário ter um planejamento e fomentar o Marketing de Perfomance, com outras estratégias como mídia paga, redes sociais, email marketing, etc.