Como criar um perfil de destaque no LinkedIn
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 16 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Com um crescimento vertiginoso no número de usuários no mundo todo, o Linkedin é a principal rede social de networking profissional, com mais de 530 milhões de usuários no mundo, sendo 45 milhões no Brasil.
A expressividade da plataforma é tanta que pesquisas apontam que 92% dos recrutadores usam ou planejam utilizar as redes sociais para encontrar os melhores candidatos. O que reforça a importância do Linkedin seja para quem está buscando emprego ou para quem está buscando o talento ideal.
Por isso, é absolutamente importante que seu perfil se destaque e chame a atenção do recrutador – e ele precisa sentir confiança nas informações que está lendo. Para te ajudar a se destacar nessa rede social e chamar a atenção dos recrutadores, separamos 4 pontos importantes para elaborar um perfil de destaque no LinkedIn. Confira abaixo:
Mostre aos recrutadores que você está disponível
É possível informar aos recrutadores que você está buscando uma oportunidade sem apelar para a mensagem “Em Busca de Recolocação” no título do perfil. Essa tática, inclusive, confunde os mecanismos de busca da plataforma.
Durante uma busca por candidatos na plataforma, o recrutador não pesquisa por profissionais em busca de recolocação e sim por talentos que tenham experiência na área desejada.
Para quem está buscando uma vaga, o LinkedIn possui uma funcionalidade específica para chamar a atenção de recrutadores. Basta Ativar a funcionalidade “Interesses de Carreira” no seu perfil. Em seguida informe a função desejada, região, segmento de atuação e a sua disponibilidade para início.
Cuide da sua apresentação
Quem se lembra da expressão “a primeira impressão é a que fica”? No ambiente virtual, a apresentação do perfil do candidato é um fator importante na avaliação do recrutador. Por isso, aproveite o LinkedIn para causar uma boa primeira impressão.
A foto do perfil é um elemento que precisa ser levado a sério. Nesse sentido, evite as “selfies” e aposte em uma foto profissional, com fundo branco ou neutro, para que você fique em destaque. Atenção especial para as roupas, que devem ser adequadas à posição que você ocupa.
Evite fotos com óculos escuros ou com outras pessoas. Por ser um ambiente profissional, a forma como você se apresenta impacta diretamente na percepção do recrutador.
O título é outro ponto que o profissional deve ter cuidado. Nesse campo você deve incluir as palavras-chave dos temas que você tem conhecimento e deseja ser contratado.
Conte a sua história de forma envolvente
É inegável a força de uma história bem contada, o famoso ‘storytelling’. Essa poderosa ferramenta pode ser sua aliada, desde que você saiba utilizá-la corretamente. Em vez de descrever a sua experiência em uma porção de bullets, você pode contar a sua experiência de forma envolvente e encantadora.
No campo “Resumo”, conte a sua história de forma resumida, falando de como você começou na sua área e como suas experiências passadas contribuíram para a sua evolução e desenvolvimento.
Mesmo que a sua trajetória tenha passagens curtas ou alguns períodos fora do mercado, é importante que você mostre o que você aprendeu nesse momento.
Uma dica importante para os profissionais que buscam uma recolocação no mercado, é apostar na especialização para aprimorar os conhecimentos. Nesse sentido, a Anhanguera EAD tem se destacado no mercado por oferecer centenas de opções de cursos de pós-graduação e MBA.
Além das facilidades da modalidade à distância, que permite conciliar os estudos com o trabalho e a vida pessoal sem grandes sacrifícios.
Descreva as suas experiências
Pode parecer besteira, mas descrever de forma detalhada a sua experiência pode te ajudar a conquistar um emprego! Boa parte dos recrutadores costumam analisar as experiências dos candidatos pelo LinkedIn.
Nesse sentido, quanto mais detalhes fornecer sobre suas atividades, desafios e conquistas, mais informações o recrutador terá para analisar o seu perfil e ver se está dentro das necessidades da vaga.
Por isso, o campo experiência profissional deve mostrar a sua expertise e fornecer uma visão do seu valor, além de explicar por que você é o candidato ideal. E somente você tem propriedade para falar sobre isso.
Também é interessante detalhar sobre como você se especializou e o nível do seu conhecimento.
Busque recomendações com chefes e colegas de trabalho
O depoimento de colegas e chefes podem contar à favor, durante uma disputa por uma vaga. Afinal, a opinião de quem já trabalhou contigo, seja lado a lado ou até mesmo, coordenando o seu trabalho, pode dar uma percepção ampla sobre o seu estilo de trabalho.
Reserve um tempo para pensar quais pessoas que trabalharam com você em momentos estratégicos da sua carreira e entre em contato para solicitar uma recomendação.
Para que você consiga recomendações, é importante você estar disposto a fazer o mesmo com colegas, chefes e até mesmo clientes. É uma forma interessante de enriquecer o perfil, ao mesmo tempo em que evidencia as suas habilidades na perspectiva de outros profissionais.
O perfil ideal não é aquele repleto de informações e links, e sim transmite de forma clara a sua atuação profissional e o tamanho do seu potencial. Com essas dicas em mente, repense a estrutura do seu perfil no LinkedIn e leve o tempo que for necessário para atualizar a sua apresentação.
Certamente esse esforço será recompensado com o aumento da sua visibilidade e novas oportunidades profissionais.