Como aumentar as vendas com Marketing Digital
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 5 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Nos últimos anos, o comportamento do consumidor mudou e grande parte das relações de compra e venda migraram para o ambiente virtual.
Com isso, as empresas também mudaram a forma de divulgar seus serviços e prospectar clientes, adotando o Marketing Digital como uma estratégia para aumentar as vendas.
Com a mudança no perfil do consumidor, os profissionais do setor comercial assumem uma função mais estratégica ao lidar com os leads qualificados e aumentar as vendas.
A construção de um relacionamento próximo com o cliente, tanto antes quanto após a venda, é uma das vantagens do Marketing Digital, que também permite o acesso a uma audiência mais ampla.
Os times de marketing e de vendas precisam estar alinhados na execução das estratégias para aumentar a visibilidade da marca e atingir a persona em todos os estágios do funil de vendas.
Defina a persona ideal para o seu negócio
Persona é um conceito utilizado no marketing que consiste na definição de um tipo de cliente ideal dentro do público-alvo.
A melhor forma de entender quem é a sua persona é observar seus clientes, tanto antes quanto após a venda, e identificar suas principais características, hábitos e interesses. As informações que ajudam a traçar esse perfil são:
- Gênero;
- Idade;
- Profissão;
- Onde mora;
- Renda média mensal;
- Informações sobre a vida pessoal e profissional.
- Dores e problemas que podem ser solucionados pelo seu negócio.
A definição da persona é a base da estratégia de marketing e irá guiar as próximas ações, pois, conhecendo melhor o público, você consegue resolver suas dores e problemas de uma forma mais completa.
Tenha um site responsivo e atualizado
Muitas vezes, o site é o primeiro contato do consumidor com a sua empresa e manter o conteúdo sempre atualizado é essencial para captar sua atenção e fazer com que ele continue navegando pelas páginas.
Lembre-se que os consumidores passam cada vez mais tempo no celular e podem fazer suas compras por meio dele, por isso é preciso oferecer uma experiência agradável em todos os dispositivos.
Isso envolve o desenvolvimento de site com carregamento rápido, fácil de navegar, funcionamento correto em diferentes tamanhos de tela, entre outros fatores.
Mantenha o alinhamento entre as equipes de marketing e de vendas
Para garantir a efetividade das estratégias, as equipes de marketing e de vendas devem trabalhar com foco em atingir os mesmos objetivos e melhorar os resultados da organização.
Se a equipe de marketing não qualificar adequadamente os leads, por exemplo, o time comercial não conseguirá atingir as metas de vendas.
O contrário também pode acontecer, por isso é importante que as equipes compartilhem dados, conteúdos relevantes e outras informações que irão ajudar a conquistar os clientes.
Invista em e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das formas mais efetivas de manter um relacionamento com os clientes, pois demonstra engajamento com a marca e tem um impacto direto sobre os números de vendas.
Os e-mails enviados devem oferecer conteúdos relevantes para os leads e possuir uma periodicidade definida, seja semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo.
Com isso, é possível reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) e construir uma base sólida de pessoas interessadas na sua empresa para que os vendedores entrem em contato.
Seja ativo nas redes sociais
Hoje em dia, a maioria das pessoas usa as redes sociais, por isso é importante que as marcas também estejam presentes nesses espaços de uma forma estratégica.
A criação de páginas em vários canais e com conteúdo de qualidade para a sua audiência ajuda a aumentar o engajamento e alcançar novos públicos, que talvez não conheceriam sua empresa de outras formas.
Uma prática importante para aumentar a divulgação da marca e aumentar as vendas é combinar a produção de conteúdo para tráfego orgânico e o investimento em anúncios para públicos determinados.
Assim, as curtidas e compartilhamentos ajudam a criar uma relação de confiança entre a empresa e a audiência, estimulando também a transformação do consumidor em um divulgador da marca.
Invista em Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital que consiste na criação de conteúdo relevante e valioso com o objetivo de engajar o público-alvo e aumentar sua carteira de clientes.
Ao desenvolver materiais de qualidade para o site e blog da sua empresa, é possível conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google, e atrair novos leads de forma orgânica.
O conteúdo deve ser pensado com base nas necessidades da persona para levar informações relevantes que ajudem o potencial cliente a conquistar seus objetivos.
Além disso, também deve ensinar aos leads as características, funções e vantagens dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, o que torna os prospects mais preparados e facilita a venda.
Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados para treinar os vendedores e ajudá-los a conhecer melhor os desejos e necessidades dos leads.
Com isso, a venda se torna mais personalizada e tem mais chances de ser bem-sucedida.
O Marketing Digital oferece diversas estratégias que podem ser adaptadas de acordo com o tamanho da empresa, o segmento em que atua e as necessidades do público-alvo.
Ao contar com uma equipe especializada e dedicada a entender as particularidades de cada empresa, é possível aumentar as vendas e fazer o seu negócio crescer cada vez mais.