O que é employee experience e quais são seus benefícios?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 24 de março de 2021 | Atualizado: 21 de junho de 2022.
As organizações mundiais investem bilhões para aprimorar o employee experience (experiência do colaborador).
A prova disso é apresentada no estudo “Repense a experiência do funcionário”, produzido pela Accenture Strategy.
Segundo essa pesquisa, um dos motivos que levam as empresas a melhorarem o employee experience são os resultados.
As que fazem isso superam em 122% o desempenho das que estão no ranking “Standard & Poor’s (S&P) 500” – maiores empresas americanas de capital aberto.
Essa marca expressiva talvez nos leve a pensar: porque a experiência do colaborador impulsiona tanto o negócio? Quais são os benefícios desse conceito? Como implantá-lo na empresa? Confira as respostas no próximo tópico!
Afinal, o que é employee experience?
O employee experience significa colocar o colaborador no centro das decisões do RH. Dessa forma, o setor promove estratégias e ações que potencializam o crescimento profissional e o bem-estar da equipe interna.
De acordo com o livro “The Employee Experience Advantage”, escrito por Jacob Morgan, a experiência do colaborador ajuda a empresa a olhar para os processos através dos olhos do time interno, tentando entender suas necessidades, desejos e pontos em comum.
Diante dessa definição, percebemos que o employee experience é uma importante ferramenta para a gestão de pessoas. Isso fica ainda mais claro quando analisamos as três dimensões desse conceito:
- Experiências físicas – engloba as vivências relacionadas ao ambiente de trabalho;
- Experiências humanas – envolve as interações entre os colaboradores;
- Experiências digitais – significa a maneira como os profissionais desempenham suas funções.
Em cada uma dessas esferas, existem dois lados interligados que direcionam a aplicação da experiência do colaborador:
- Momentos pessoais que importam;
- Momentos profissionais que importam.
Sendo assim, o RH constrói um ambiente interno que equilibra o bem-estar pessoal e profissional dos colaboradores.
Quando essa cultura existe em um negócio, de acordo com o estudo já citado da Accenture Strategy, o engajamento do time aumenta – e uma equipe engajada é 21% mais rentável para a empresa.
Qual é o papel do RH nesse processo?
Nenhum setor na empresa tem mais proximidade com os colaboradores do que o RH. Por isso, essa área é a mais indicada para tomar a liderança na implantação da employee experience.
Por meio de reuniões com os líderes da organização, pesquisas internas de satisfação com as equipes e a adoção das estratégias certas, o RH conseguirá inserir a experiência do colaborador na cultura da organização.
Por que ligamos o employee experience à cultura interna? Precisamos lembrar que esse conceito toca nas vivências dos colaboradores.
Para que o ambiente da empresa torne essas vivências agradáveis e significativas, a cultura do negócio precisa ser adaptada para favorecer as técnicas da experiência do colaborador.
Para ficar mais claro, daremos um exemplo. Imagine que a organização deseje atrair e reter profissionais talentosos da geração millennials – que têm uma média de 35 anos de idade.
Segundo o estudo “Millennials at work – Reshaping the workplace”, feito pela consultoria PWC, esse grupo de profissionais deseja, em primeiro lugar, que seja oferecido boas oportunidades de crescimento na carreira, pelas empresas.
Para atender a esse apelo, se necessário, o RH tirará o foco da empresa em apenas pagar bons salários, para incluir também um eficiente programa de carreira, que trabalha o desenvolvimento de profissionais atrelados a um plano de cargos e salários.
Essa transformação mexerá com a cultura do negócio, promovendo uma excelente experiência de trabalho para os millennials.
Quais são os benefícios dessa prática?
Sem dúvidas, é enorme a lista de vantagens que o employer experience fornece ao ser empregado nas empresas. A seguir, separamos os principais benefícios.
Retenção de talentos
O novo perfil de profissionais espera que a empresa ofereça mais do que um “pacote de compensação” pelos serviços prestados internamente.
Na verdade, o que leva um colaborador moderno a permanecer na equipe de uma organização é o sentimento de pertencimento e a perspectiva de uma carreira cheia de possibilidades. Esses desejos são realizados por meio da employee experience.
Engajamento e produtividade
Com boas vivências profissionais, os colaboradores ficam mais felizes e satisfeitos com o trabalho. Em vista disso, eles tendem a produzir mais e melhor nas suas demandas.
Outro efeito positivo é a elevação do engajamento com as metas e estratégias estabelecidas pelo setor, pela liderança ou empresa.
Cultura da inovação
O employee experience está muito ligado à cultura da inovação. Afinal, esse conceito leva o RH a encontrar formas inovadoras de agradar e se compatibilizar com o perfil do time interno.
Por exemplo, a implantação da jornada de trabalho flexível, uma política de benefícios personalizados e a adoção do home office.
Como implementar ações de employee experience na sua empresa?
Para que o employee experience seja implantado de maneira eficiente nas empresas, é preciso que o RH adote algumas ações estratégicas. São elas:
- Conhecimento do perfil dos colaboradores: por meio de feedbacks reversos, os gestores podem ouvir opiniões, reclamações, ideias e sugestões que podem revelar o que o time deseja da empresa;
- Construção de um ambiente flexível: a flexibilidade na gestão de pessoas é essencial para o sucesso da experiência do colaborador. A empresa pode mostrar essa flexibilidade remodelando processos internos para que fiquem mais agradáveis ao time;
- Mapeamento da jornada do colaborador: o RH precisa analisar as etapas do ciclo de vida dos profissionais na empresa, como: admissão, onboarding, promoção, desenvolvimento e desligamento. Dessa forma, é possível identificar aspectos que precisam ser melhorados ou implantados para promover o employee experience;
- Criação de um plano de carreira: quando o colaborador entra na empresa, é importante entender qual é o tipo de carreira profissional que pode percorrer (Y, W ou V). Outro fator importante, é apresentar o que a empresa faz para potencializar a carreira (programas de coaching, mentoring etc.).
De acordo com o estudo “Global Employment Trends for Youth 2020 – Technology and the future of jobs”, produzido pela Internacional Labour Organization (ILO), os profissionais jovens desejam empregos que façam valer a pena o seu esforço acadêmico, profissional e pessoal.
Com certeza, o employee experience fornecerá isso e muito mais para esses talentosos profissionais.
Conteúdo produzido por Convenia.