Passo a passo para produzir conteúdos para SEO
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 16 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
O SEO se tornou uma das técnicas mais importantes quando se trata de marketing digital. Por esse motivo ensinaremos o passo a passo para produzir conteúdos de qualidade e melhorar o rankeamento do blog da sua empresa.
Antes de mais nada, vamos pelo princípio e entender o significado do termo SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é o trabalho de otimização de páginas quando buscadas em sites de busca como o Google e o Bing.
De uma maneira mais simplificada, é quando fazemos uma pesquisa os resultados que aparecem nas primeiras indicações, são os que possuem mais autoridade e popularidade a respeito daquele assunto.
Existem certas técnicas que ajudam um profissional ou o site de uma empresa a se destacar como referência em um determinado assunto de maneira orgânica.
Aqui vão algumas dicas e estratégias fáceis para você começar a aplicar no seu blog, e começar a produzir conteúdo para SEO de maneira correta.
Conteúdo originais e de qualidade
Fale sobre temas que você domina e que tenha relação com o que a sua empresa trabalha e representa.
O valor de um conteúdo de qualidade é algo inestimável. Em hipótese alguma copie conteúdos de outros sites, além de ser plágio o Google reconhece quem tem esse tipo de atitude na internet.
Para conquistar a qualidade, o conteúdo deve ser original.
Configurações técnicas da página
Algumas regras e técnicas de publicação são muito importantes e você deve seguir à risca ao publicar textos para o seu blog.
Se você utiliza o WordPress em seu domínio, saiba que está um passo à frente, pois a plataforma já vem com todos os passos descritos do que deve ser feito de maneira bem intuitiva.
Alguns deles como, adicionar title tags, meta descrições, headlines, entre outras análises de SEO e legibilidades às suas páginas, tudo isso usando plugins gratuitos.
Velocidade do site
Hoje em dia, o tempo ideal que a sua página demora para carregar é de 0,5 a 2 segundos para aparecer ao usuário de acordo com o próprio Google.
A velocidade do seu site é um fator essencial para esse ranqueamento e também para que o usuário permaneça no seu site.
Redes Sociais X SEO
Especialistas chegaram à conclusão de que as redes sociais já influenciam decisivamente na relevância das páginas de busca na internet. Sim, essa já é uma realidade que encontramos no mundo SEO.
Não só a popularidade, o número de seguidores, mas se o seu perfil é engajado e possui conteúdo de diversos temas fazem a diferença no rankeamento dos motores de busca. Mantenha-se ativo nas redes sociais!
Link Building
Os backlinks são links de direcionamento de um site que direciona para outro, às vezes direcionando um assunto ou propaganda, varia muito do objetivo, se é natural ou espontâneo.
Os link building aumentam o grau de importância para o Google, quanto mais você é “citado” por outros sites, maior o seu grau de autoridade e relevância.
Guest Post
Realizar o guest post consiste em um acordo entre dois blogs da mesma área de conteúdo, que possuem publicações e estratégias em comum, quando entram em acordo para escreverem ou trocarem conteúdos para aumentarem a frequência de visitas e posts.
Palavras-chave
Saber utilizar as palavras-chave em um texto é essencial para se fazer um conteúdo de qualidade e com técnicas efetivas, que resolvam um problema, respondam perguntas do leitor e não apareçam em excesso.
Se você tem dúvidas de quais palavras usar, existem ferramentas para ajudar na escolha e validação das palavras-chave, como o Google Keyword Planner, SEMrush, Keywordtool.io, Google Trends, Ubersuggest,etc.
Headings
A elaboração dos títulos e subtítulos de um conteúdo são indicados pelas tags <h1>, <h2>, <h3> e assim por diante. Elas são categorias e ajudam o leitor a se organizar em uma divisão e ordenação.
Além de deixar o texto mais organizado, ajudam no rankeamento e escaneabilidade do Google.
Utilize o SEO a seu favor e lembre-se que se trata de uma estratégia de longo prazo! Portanto deve saber que a sua empresa não vai atrair tráfego orgânico no dia seguinte.
Tenha paciência, cuide do seu blog, plante seu conteúdo para depois colher seus leads qualificados futuramente.