5 Maneiras de se tornar um empreendedor digital
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 8 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Atualmente existem diversas oportunidades de negócio devido a revolução tecnológica e comportamental da nossa sociedade. Novas empresas de base tecnológica surgiram e outras, grandes empresas já conhecidas, se reinventaram com modelos de negócios digitais.
Tudo isso, extremamente impulsionado pela maneira que consumimos, nos comunicamos e trabalhamos. E como consequência natural, o empreendedorismo digital também se transformou e passou a ser uma opção interessante para pessoas que gostariam de abrir o próprio negócio.
Porém, quando nos encontramos em um turbilhão de informações, fica difícil tomar as melhores decisões. Por isso, separamos 5 formas de se tornar um empreendedor digital neste artigo.
Existem outras maneiras, mas selecionamos as mais interessantes e fáceis de executar para que você obtenha resultados incríveis modernizando seu negócio ou criando um novo empreendimento digital.
O empreendedor digital usando Conteúdo.
Este modelo de negócio digital consiste em criar conteúdo e compartilhar na internet. A base desse empreendimento é seu próprio conhecimento adquirido em alguma área específica.
Este conhecimento será entregue de forma gratuita ao seu público alvo e você pode escolher diferentes formatos de conteúdo, como: Artigos em blog; Imagens; Vídeos no Youtube; Podcasts; Gifs; Slides; Arquivos específicos de programas como Excel e Word.
A maneira de monetizar seu negócio digital será através de anúncios de terceiros, links de afiliados ou postagens patrocinadas. Seu foco será em gerar muito tráfego de acesso e engajamento para suas redes, pois assim seu valor de publicidade irá aumentar.
Importante também avaliar em quais canais e redes sociais o seu público-alvo se encontra. Você pode definir apenas uma única rede para compartilhar ou várias. Irá depender da sua própria capacidade de criação. Abaixo você pode conferir alguns exemplos de redes sociais:
- Website próprio;
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- Grupos de mensagens no WhatsApp e Telegram;
- Youtube;
- Tiktok;
- Medium;
- Linkedin;
- Twitch;
- Reddit;
- Pinterest;
- Github;
Opções de canais para você divulgar seu conteúdo não faltam. A dica para criar seu empreendimento digital com conteúdo é escolher as redes sociais onde as pessoas que você quer alcançar estão. Já a parte desafiadora consiste em dominar as técnicas necessárias para a criação de conteúdo, como por exemplo criar uma imagem ou a edição de vídeo.
Usando o Delivery como empreendimento digital.
A falta de tempo no nosso dia a dia é algo em comum entre todas as pessoas. Aquele tempo que você ficava preso no trânsito para comprar seu almoço pode ser economizado usando as novas plataformas de delivery de comida. Um prato cheio para você que quer ser empreendedor digital.
Ao invés de pagar para ter um ponto estratégico na sua cidade e gastar um bom dinheiro na construção de um estabelecimento, hoje podemos produzir nossos produtos em locais mais baratos e acessíveis.
O modelo de negócio usando o delivery, consiste em adquirir os equipamentos necessários para a produção dos produtos que você gostaria de entregar, e aproveitar as oportunidades que grandes empresas como Ifood, Rappi, Uber Eats e Zé Delivery estão oferecendo. Desta forma, você não precisa se preocupar com a divulgação da sua marca. Essas empresas já investem fortunas no marketing, criando uma clientela com demanda constante.
No início as opções eram limitadas apenas para alimentação, mas já podemos visualizar o surgimento de novas oportunidades neste modelo de negócio.
O Zé Delivery mesmo foi uma iniciativa da Ambev, reunindo pessoas que querem adquirir bebidas alcoólicas com pequenas distribuidoras locais. Nem mesmo a entrega será um problema, uma vez que essas plataformas designam o responsável para fazer a retirada do produto na sua porta.
Rompendo barreiras no empreendedorismo digital com o E-commerce.
Acelerado pelo contexto de pandemia, o e-commerce passou a ser muito visado pelas pessoas que querem abrir seus empreendimentos digitais. O aumento da compra online decolou e essa pode ser uma excelente oportunidade.
Ao invés de ter uma loja física, você pode economizar todo esse investimento ao utilizar uma plataforma de e-commerce. E o melhor: não existem mais barreiras físicas entre você e seu cliente. Qualquer pessoa do Brasil pode comprar seus produtos, uma vez que você pode contratar empresas privadas para realizar as entregas ou utilizar o próprio Correios.
O desafio de criar seu próprio e-commerce pode ser algo que impede seu início. Mas, ainda bem que existem algumas soluções que facilitam sua vida, como a oferecida pelo Wix ou Shopify.
Porém, não se esqueça de investir no marketing digital para impulsionar o seu negócio. Sem uma boa estratégia de divulgação, seu e-commerce não irá receber visitantes e, consequentemente, não efetuará vendas.
O Marketplace auxilia o empreendedor digital.
Às vezes temos dificuldades em trabalhar o marketing digital em nossos empreendimentos, tornando o e-commerce uma alternativa desafiadora. Além disso, nossos produtos não podem ser comercializados nos aplicativos de delivery. Como então você pode se tornar um empreendedor digital? A oportunidade neste cenário está na utilização dos Marketplaces!
As grandes empresas, pioneiras no e-commerce brasileiro, fizeram uma mudança radical em seus modelos de negócio. Seguindo uma tendência mundialmente encabeçada pela Amazon, grandes marcas como Magazine Luiza, Ponto Frio, Casas Bahia, MercadoLivre, Shoptime e outras, também passaram a oferecer os ambientes de e-commerce para outros lojistas oferecerem seus produtos.
Nesse caso, você pode se cadastrar em uma dessas plataformas e, de maneira muito ágil, oferecer seus produtos para todo o Brasil. Isso tudo sem ter que programar nenhuma linha de código e sem se preocupar com o marketing digital também, já que o investimento em publicidade é feito por essas empresas.
Empreendendo com o próprio Produto Digital.
Por fim, e não menos interessante, temos o modelo de negócio utilizando um produto digital. Neste caso, o seu empreendimento digital irá girar em torno da venda de um produto não físico criado por você. Esse produto costuma ser a venda de algum conhecimento específico e que interessa o público alvo. Esses produtos podem vim em diferentes formatos, como:
- E-book;
- Curso online por vídeo;
- Curso online por áudio;
- Músicas;
- Planilhas de Excel;
- Pacote de animações;
- Imagens;
- Fotos;
O interessante deste modelo é que seu poder de escalabilidade é muito forte. Então, ao contrário da venda de produto físico, não temos o trabalho de realizar a entrega. O processo do cliente consumir seu produto pode ser totalmente automatizado, economizando tempo em nossa rotina empreendedora.
Porém, não deixe de trabalhar com a criação de um bom funil de vendas para fortalecer seu faturamento.
Considerações finais
No momento de decidir qual será a maneira de se tornar um empreendedor digital, lembre-se que não existe um modelo que irá garantir seu sucesso. O importante está em analisar o seu público alvo e a sua solução para identificar o modelo de negócio mais adequado à sua situação.
Por fim, não deixe de perder essas oportunidades pois pode ser o seu diferencial frente aos concorrentes!